Entre algumas das estratégias de marketing digital mais relevantes, podemos destacar a newsletter. E, caso você já possua essa prática inserida em sua rotina, perfeito!
Caso contrário, é fato concreto que você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio, sabia? A começar pelo fato de que 70% dos visitantes de seu site podem nunca mais voltar, o que torna a newsletter uma maneira de fazê-los retornar até você.
Vamos entender, então, como adotar uma eficaz estratégia para que os seus clientes — e clientes em potencial — percebam a relevância em assinar a sua newsletter? Confira!
Trata-se de um boletim informativo com periodicidade fixa, em sua maioria, e que tem o principal objetivo de despertar — e manter — o interesse do público-alvo em seus conteúdos.
Quer dizer: diferentemente do e-mail marketing, mais focado em vendas, a newsletter trabalha a construção e manutenção do relacionamento com o seu consumidor e clientes em potencial. Nela, você reforça a sua marca como autoridade em seu ramo de atuação.
Só que o uso da newsletter também pode obedecer algumas orientações para converter novos assinantes e mantê-los em sua base de e-mails. E, a seguir, vamos avaliar algumas delas.
Valorize o uso do CTA em e-mails
O Call-to-Action é um botão de grande relevância e impacto, que busca converter o visitante ao objetivo desejado. Pode ser, por exemplo, o download de um material gratuito ou mesmo fazer com que o usuário assine a sua newsletter.
E, como a sua interação diária pode abrir diversas oportunidades, o CTA pode fazer parte de sua assinatura de e-mails. Assim, a sua frase chamativa pode fazer com que um parceiro, fornecedor ou cliente em potencial se torne um assinante de sua newsletter.
Trabalhe diferentes mensagens de CTA
Como o CTA é focado no incentivo a uma ação específica, é comum observarmos as seguintes mensagens presentes no botão:
- Assine;
- Cadastre-se;
- Inscreva-se.
Acontece que, ao trabalhar a mensagem com criatividade, você pode melhorar os resultados. Para isso, é importante trazer valor ao conteúdo, bastando modificar algumas palavras e manter a objetividade para tornar o CTA da newsletter mais atrativo.
Dois exemplos disso:
- Receba novidades sobre (o seu ramo de atuação) diretamente em seu e-mail;
- Tenha em sua caixa de entrada as melhores dicas sobre (o seu ramo de atuação).
Existem inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas e testadas para aumentar o número de conversão. Experimente!
Use as redes sociais para cadastrar novos assinantes
Além do uso de publicações que reforçam a solicitação de assinatura, as redes sociais também podem ser a porta de entrada para aumentar o número de assinantes de sua newsletter.
O Facebook, por exemplo, possui uma funcionalidade que dá mais visibilidade a um botão de cadastro. Assim, fica mais fácil promover a ação para que os usuários se cadastrem.
Faça uso do pop-up de saída
Lembra da estatística que mencionamos sobre os visitantes que abandonam o seu site e não voltam mais? Pois uma maneira de reduzir o índice é por meio do pop-up de saída (exit intent).
Trata-se de um CTA que surge na tela assim que o sistema detecta a intenção do usuário em fechar a janela e sair de seu site. Dessa maneira, você ganha um argumento sutil e eficaz para converter novos assinantes.
Use os seus artigos para aumentar a conversão
Sejam artigos extensos ou curtos, um CTA ao longo dele, ou após a conclusão, podem ajudar a aumentar a conversão, uma vez que esse é o momento em que eles estão mais engajados com o que você tem a dizer.
Assim, caso o usuário demonstre interesse na leitura, a solicitação para que ele se cadastre em sua newsletter pode ser o argumento certo, feito na hora certa.
E, para obter um auxílio especializado no assunto para a elaboração e desenvolvimento de suas estratégias, entre em contato conosco, e confira como podemos personalizar a sua newsletter para converter mais assinantes e, consequentemente, clientes para o seu negócio!
0 comentários