Descubra as vantagens de ter uma comunicação padronizada

por | ago 15, 2018 | 0 Comentários

Uma marca com identidade forte tem mais chances de crescer no mercado. Uma das razões para isso é que padrões de comunicação bem definidos são essenciais para que a empresa transmita uma imagem mais profissional para os seus clientes e parceiros.

Além disso, uma boa identidade visual, parte importante de uma comunicação padronizada, é essencial para que os consumidores consigam reconhecer de longe os produtos da marca. Saiba mais:

Por que é essencial padronizar a comunicação da empresa?

Você sabe qual é o segredo do sucesso de empresas como a Coca-Cola e a Apple? Um excelente planejamento de marketing e uma comunicação padronizada. É fácil reconhecer a fonte utilizada na logo da marca de refrigerante, por exemplo, assim como o tom de vermelho usado nos rótulos dos seus produtos. O mesmo vale para a marca fundada por Steve Jobs: quem não reconhece os produtos da marca da maça?

Todas as ações de marketing das grandes empresas – desde os rótulos dos produtos até os e-mails enviados aos clientes – seguem um planejamento muito bem estruturado, que tem como base uma comunicação pré-estabelecida.

Porque isso contribui para o sucesso das empresas? Porque quando alguém compra um aparelho da Apple sabe qual é a qualidade do produto que está comprando. Também sabe que tem uma grande empresa por trás do aparelho, que se responsabiliza por problemas de fabricação, por exemplo, e que está pronta para dar o suporte necessário para a satisfação dos seus consumidores.

O mesmo vale para a Coca-Cola. Independente da parte do mundo em que você esteja, ao ver uma lata da empresa à venda, você sabe que sabor esperar quando compra o produto. Isso é resultado de um trabalho muito bem desenvolvido para garantir a padronização da comunicação da marca. Os padrões fortalecem a identidade da empresa, ajudam a aumentar a confiança dos consumidores e fazem com que o negócio seja mais forte e competitivo no mercado.

Os benefícios da comunicação padronizada

Como um complemento do que foi apresentado no último tópico podemos nos estender aos benefícios — palpáveis ou intangíveis — de investir em uma comunicação padronizada, como:

Sua marca se apresenta para o mercado

Por meio da sua identidade visual e o alinhamento da comunicação de sua marca, o público passa a reconhecer de imediato o seu negócio. Como exemplo, releia o trecho acima sobre a Apple ou a Coca-Cola.

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Muitas propagandas ou mesmo novidades dessas empresas são rapidamente absorvidas pelo consumidor — e também de quem não faz uso das soluções dessa empresas — porque elas têm uma comunicação padronizada e que já faz parte do inconsciente das pessoas.

Sem falar que essas mensagens já falam muito a respeito da história e os valores institucionais das empresas. É só uma questão, em seguida, de enraizar essas qualidades nas suas abordagens, que o tempo vai disseminá-las no ideário dos seus clientes e consumidores em potencial.

Mais referência e autoridade à empresa

Empresas sem um DNA criam um apelo genérico ao consumidor. Afinal de contas, por que optar pelo seu negócio em detrimento de tantas outras empresas similares?

Ao cuidar dessa etapa determinante para o crescimento e individualismo da sua empresa, a questão desse cliente em potencial é respondida prontamente. Porque a sua marca é única, agrega valor à decisão de compra da pessoa e gera identificação com ela.

Mais canais de comunicação para se expor

Por meio do marketing digital, as empresas podem fazer uso da comunicação padronizada e, assim, estar sempre ao alcance do consumidor. E mais: mostrar sempre que existe uma identidade por trás desses canais.

Pense nas possibilidades de marcar o seu território e mostrar a relevância de sua empresa quando a abordagem e interação com os consumidores são iguais nos diversos materiais e plataformas de comunicação, como:

  • materiais impressos;
  • site institucional;
  • blog;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • anúncios pagos.

E é inegável, também, o apelo desse tipo de estratégia internamente. Para os seus colaboradores, a comunicação padronizada é mais um passo certo para gerar vínculos sólidos e duradouros, que agreguem identificação e façam as pessoas vestirem a camisa da empresa.

Como padronizar a comunicação do seu negócio

O primeiro passo é definir a identidade da empresa. Quais serão as cores, a logo e a linguagem que caracterizarão a sua marca? Conhecer o perfil do público-alvo da empresa é algo essencial nessa hora.

Depois, é preciso definir estratégias para fortalecer a identidade visual. Alguns materiais são eficientes para isso:

  • placa de sinalização na frente da empresa e outras peças de divulgação, como o outdoor;
  • materiais de papelaria personalizados, como pastas, blocos, agendas, cadernos e assim por diante;
  • brindes com a logo e as cores da empresa, para distribuir entre os seus clientes e parceiros;
  • cartões de visitas padronizados para os colaboradores – principalmente para aqueles que lidam diretamente com o cliente;
  • assinaturas padronizadas de e-mail;
  • catálogos de produtos padronizados;
  • embalagens de produtos;
  • elementos visuais incluídos no site;
  • móveis e decoração – os itens que compõem a loja física também devem seguir a linha de comunicação escolhida pela empresa;
  • veículos utilizados pelo negócio – os carros usados para fazer entregas, por exemplo, devem ter adesivos personalizados que ajudem a reforçar a identidade.

Todos esses materiais devem apresentar os elementos definidos na identidade da empresa. A ideia é criar um material unificado, que mostre que a sua empresa apresenta padrões de qualidade – que vão desde a comunicação até os produtos e serviços oferecidos.

O resultado é o aumento da credibilidade da empresa, mais segurança – uma vez que os e-mails enviados pelos seus colaboradores, por exemplo, podem ser facilmente identificados pelos elementos visuais – e melhores materiais para distribuir entre seus clientes e parceiros de negócio.

Cuidado com a padronização da sua identidade

Por fim, convém tomar cuidado com algumas características que podem, em vez de gerar um efeito positivo, causar a sensação contrária na sua audiência. Um bom exemplo disso é a falta de sintonia na comunicação. Quando não há perfeito alinhamento entre o tom de voz da sua marca, as suas intenções dispersam rapidamente no imaginário do consumidor.

Além disso, um erro comum que os empreendedores cometem, em seus objetivos de compor uma comunicação padronizada, é deixá-la por último na estruturação da empresa.Isso porque os valores implícitos e evidentes, na sua mensagem, fazem parte das qualidades institucionais da empresa. Eles já estão lá desde o princípio, e ao reunir essas condições para se relacionar com o consumidor, você está dando o tom do DNA da sua marca.

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Só que, ao deixar isso entre as tarefas de menor prioridade, você já se comunicou, se relacionou e já divulgou uma série de materiais — on-line e off-line. E isso marca, porque a personalidade do seu negócio vai ficar em segundo plano, posteriormente, descaracterizando-a e tornando a associação do consumidor muito mais desafiadora.

Só que a comunicação padronizada não é a única coisa que a sua empresa deve se ocupar — ao mesmo tempo — para atrair clientes e fidelizá-los. Para investir também em tecnologia, convidamos você a entender porque sua empresa deve ter um site mais responsivo!

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