Tendências de mercado para a indústria alimentícia para 2021

por | mar 22, 2021 | 0 Comentários

Nos últimos anos, a mudança nos hábitos alimentares dos consumidores causou alterações na indústria de alimentos. Além de consumirem mais produtos orgânicos e saudáveis, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, as pessoas passaram a comprar mais itens online. 

 

Consumidores virtuais

Uma das tendências de mercado para a indústria alimentícia são mais consumidores virtuais. Desde 2019, essa tendência se confirmou com a pandemia da Covid. 

Quem investiu em delivery e se preocupou com o marketing digital saiu na frente e está conseguindo superar a crise. Assim, a jornada do cliente passou a ser cada vez mais virtual. 

Portanto, a demanda por compras virtuais deve permanecer com o fim do coronavírus. Isso quer dizer que as indústrias devem pensar em construir uma presença digital para serem sempre lembradas pelo consumidor.

 

Alimentos saudáveis 

A busca por alimentos saudáveis é mais uma das tendências de mercado para a indústria alimentícia. Com a pandemia, o consumidor ficou mais atento à saúde. 

Portanto, a expectativa é que pelo menos uma parte da população mantenha o hábito de consumir alimentos saudáveis. 

 

Embalagens inovadoras 

As embalagens inovadoras também fazem parte das tendências de mercado para a indústria alimentícia. É cada vez mais nítida a preocupação com a proteção dos produtos. 

As embalagens do varejo alimentício terão novos formatos com dispositivos que ajudam a diferenciar das embalagens falsificadas e que garantem a proteção dos alimentos. 

As empresas poderão optar por um novo design e reduzir custos com essa mudança. Com isso, as embalagens mais flexíveis serão uma boa opção. 

 

Preocupação com a sustentabilidade 

A preocupação com a sustentabilidade fará ainda mais parte das tendências de mercado para a indústria alimentícia. Desta forma, quem não se preocupar em ser mais “verde”, estará na contramão da modernidade e as chances de continuar no mercado diminuíram. 

Afinal, as novas gerações têm ganhado poder de compra e consideram consumir produtos de indústrias que sejam sustentáveis. Portanto, a empresa deverá incorporar o conceito de sustentabilidade desde a embalagem ao produto final.

 

Processos automatizados 

Garantir um processo automatizado, também garante a higiene, a qual é uma grande preocupação desde 2019. Portanto, é mais que pensar na agilidade, é avaliar a menor margem de erros e padronização da produção.

A adoção dos processos produtivos automatizados reduz a possibilidade de contaminação. Outra vantagem, é que se organiza melhor o chão de fábrica.

Além disso, no rol dos benefícios, você conquista a projeção da imagem da indústria moderna e ganha vantagem competitiva em relação aos concorrentes. 

 

Coquetéis em lata 

Em 2020, mais bebidas chegaram às latas e se tornaram mais portáteis, recicláveis e práticas. Um exemplo disso foi o gin. Sem contar que também há mais café e chá enlatados. 

No entanto, há uma expectativa de aumento de coquetéis em lata, como alternativa de substituir os bares fechados na pandemia. 

 

Comida para dormir 

Isso mesmo. O isolamento social provocou um impacto emocional nas famílias. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia desde o ano passado.

Portanto, investir em comida para dormir, ou seja, que auxilia no sono, fará com que as pessoas procurem por novos insumos naturais nutritivos. 

Os consumidores esperam alimentos que promovam o relaxamento e colaboram para um sono mais tranquilo.

 

Facilidade para pagar as contas

Uma empresa mais digital. Essa é outra das principais tendências de mercado para a indústria alimentícia. 

Hoje, os consumidores não querem sair para pagar as contas. No próprio site da empresa ou com a facilidade de pagar um boleto no cartão de crédito, ou pelo código de barras, o cliente resolve todos os problemas de casa. 

Como você pode ver, há várias tendências de mercado para a indústria alimentícia para 2021. Agora que você já sabe, que tal adotar algumas delas em sua empresa? 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post sobre os principais canais de marketing digital para a indústria!

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