O significado das cores para logotipo e como escolhê-las!

por | mar 8, 2021 | 0 Comentários

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Você que trabalha na área de marketing, sabe o quanto é importante o significado das cores para logotipo, não é verdade? Marcas como Adidas, Volkswagen, Coca-Cola tiveram bons motivos para escolher as cores. 

coca colaNo entanto, para você criar um logo impactante como os das marcas citadas, é preciso conhecer o significado das cores para logotipo. Ou seja, é necessário compreender a psicologia das cores e saber o que cada cor desperta nos consumidores. No caso da Adidas, o preto é elegante. Já a Volkswagen traz o azul que significa confiança para o consumidor.

Já o vermelho da Coca-Cola tem, entre as suas intenções, o desejo de despertar o apetite do seu público-alvo. Leia o nosso post e veja quais sensações cada cor é capaz de provocar.

 

Como usar as cores de forma estratégica?

O significado das cores para logotipo tem relevância em nossas decisões. Por isso, é importante trabalhar a identidade visual da sua organização. E não falamos apenas de um logotipo, mas de nossas questões particulares.

Por exemplo, um veículo, um brinquedo, uma roupa ou a parede de uma sala. Questões influenciadas por uma mensagem que queremos transmitir através do significado das cores para logotipo e que as pessoas captem. Por isso, no mercado, a psicologia das cores tem também um grande impacto. De acordo com Neil Patel, do Quiclk Sprout, a sua decisão por uma cor, em detrimento de outra, pode representar até 85% da tomada de decisão do seu público-alvo.

 

Como escolher as cores certas para o logotipo da sua empresa?

volkwagenEm primeiro lugar é preciso perguntar qual é a imagem que você espera passar para o consumidor e qual é o público alvo que a empresa deseja atingir. Depois disso é possível escolher as cores certas para a marca. 

O logotipo representa visualmente e é utilizado nas embalagens dos produtos, nas placas de sinalização, no site e em vários materiais distribuídos para clientes e parceiros. Um bom logotipo transmite a imagem da empresa no mercado e faz com que os consumidores-alvo se identifiquem com a marca. Portanto, o significado das cores para logotipo tem um grande papel em seu negócio.

 

Qual é o significado das cores para logotipo?

As cores mais fáceis de serem identificadas têm um melhor impacto em audiências das classes C, D e E. Por isso, se a empresa é voltada para este tipo de público, prefira tons como azul, laranja e verde. Evite o uso de cores elaboradas como turquesa ou caramelo.

Também é importante na hora de ver o significado das cores para logotipo não se deixar influenciar pela “moda”. Afinal, a cor vai estar em alta por um curto período de tempo e a ideia é que o seu logo perdure por muitos anos. Em vez disso, use como base as reações, que segundo a psicologia, cada cor provoca. Veja alguns exemplos:

 

Verde

O verde é o frescor e a tranquilidade. Ele também remete à ecologia. Muito usado por indústrias que têm em seu DNA as causas ambientais.

Logotipo - starbucks

 

Preto

O preto remete ao clássico e conservador. Também é elegante e transmite um pouco de mistério. Neste caso, o significado das cores para logotipo remete a empresas, como as que trabalham com público da classe A, por exemplo.

Logotipo - Adidas

 

Amarelo

O amarelo é o otimismo que a empresa deseja transmitir às pessoas. Ele também lembra a curiosidade. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar no uso desta cor, pois ela em excesso provoca ansiedade.

 

Roxo

A cor está ligada à realeza e pode dar mais sofisticação à marca. O roxo também remete à espiritualidade, à fantasia e à imaginação. É boa para indústrias que fabricam acessórios ou móveis para festas de aniversário de crianças, por exemplo. 

Logotipo - NuBank

 

Rosa

Proporciona calma e está ligada ao romantismo e à feminilidade. Pode ser usada por indústrias que fabricam roupas íntimas femininas. Traz essas características como o significado das cores para logotipo.

 

Azul

O azul é a tranquilidade, transmite confiança e lembra também a calmaria. A cor estimula a criatividade e determina um foco de ação. Ela está associada à água e ao ar. Indústrias que fabricam elevadores automotivos e diversos equipamentos que desejam passar confiança para o cliente podem investir nesta cor. 

Logotipo - Samsung

 

Branco

O branco é a expressão da sinceridade. Ele também lembra a espiritualidade e a paz. Você pode combinar cores branca e azul se a empresa for uma fabricante de travesseiros. 

 

Vermelho

É baseada nas emoções. Também lembra as ações rápidas e pode aumentar as batidas do coração e a pressão sanguínea. Uma indústria voltada para esportes radicais pode utilizar a cor vermelha no logotipo.

Logotipo - Lojas Americanas

 

Essas são algumas das cores mais usadas pelas empresas. No entanto, há outras que também podem revelar o significado das cores para logotipo e alinhar ao perfil do público. No entanto, para acertar o significado das cores para logotipo é preciso estudar as sensações provocadas por cada uma.

Também é bom conhecer os logos dos concorrentes para evitar criar algo muito parecido com os que já existem no mercado. Portanto, escolher a combinação de cores certas é importante para se destacar no mercado e conquistar clientes.

 

O que o significado das cores para logotipo tem a ver com os valores da empresa?

Para que o logotipo se destaque dos demais e agregue mais valor à marca, é preciso tomar cuidado em não esquecer dos valores da empresa. Por exemplo, há tonalidades que podem ser uma tendência em determinada estação. Se você segue a “moda”, como ficará o logotipo nos próximos anos? Será que ele realmente terá sentido para a marca?

Outra dica importante é testar as combinações de cores. Para isso, imprima-as em preto e branco. O motivo é que diante do uso do logotipo em materiais publicitários, pode ser que você tenha que usá-lo sem cores. Portanto, é importante que o logotipo funcione colorido ou não. Ele também deve ser legível.

Por fim, fuja das preferências pessoais. O uso estratégico das cores gera associações do logotipo com a marca que ele representa e com o perfil do público alvo.

 

Cores Pantone: como podem influenciar?

A Pantone surgiu em 1963, nos Estados Unidos. O primeiro Guia PMS com 10 cores foi lançado para reduzir o número de variáveis durante o processo de impressão. Em dezembro do ano passado, a empresa divulgou as cores escolhidas para 2021.

De acordo com a empresa, as cores deste ano são cinza “ultimate grey” e amarelo “illuminating”. Essa combinação é que dita as tendências para a publicidade e o design. Portanto, mais do que escolher uma tonalidade, essas cores são um reflexo do que vivemos.

Assim, a combinação deste ano, salienta como elementos diferentes combinam uns com os outros e expressa positividade e força. Em relação ao uso da cor na publicidade, mais do que uma estratégia para a própria marca, as cores Pantone influenciam desde a moda até as artes criadas nas redes sociais dos negócios. 

Após escolher a combinação perfeita, as empresas lançam produtos e serviços relacionados a cor. No entanto, isso não significa que tudo será nessa tonalidade, mas algumas paletas com base nessas cores serão criadas para que a organização desenvolva materiais digitais.

Portanto, é certo que em 2021, algumas marcas vão utilizar tons cinza e/ou amarelo em embalagens. Além disso, a união firme cinza com um amarelo vibrante expressa uma mensagem de positividade apoiada na força. A combinação também é prática e ao mesmo tempo sólida. Essa combinação é otimista e acolhedora, e nos traz esperança e resiliência. 

Já no ano passado, a Pantone escolheu o Classic Blue como cor para 2020. Uma tonalidade densa azul que sugere elegância e conforto. Curiosamente, porém, o azul também é uma cor que remete à tristeza, tornando-se realmente apropriada para o ano de 2020 marcado pela pandemia e mortes.

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Como as cores Pantone são escolhidas?

Os especialistas da Pantone são minuciosos e buscam as novas influências de cores ao redor do mundo, olhando vários campos. Portanto, seja na indústria do entretenimento, essas influências também resultam de novas tecnologias, texturas e materiais que são aplicadas em vários tipos de organizações.

 

Onde aplicar as cores Pantone?

Você pode aplicar as cores Pantone nos cartões de visita da empresa, na página do Facebook ou no perfil do Instagram. Pode, por exemplo, fazer um post sobre alguma data comemorativa e usar a cor em alguns detalhes da arte.

No site, dá para pensar em uma landing page nessa cor.  Não precisa mudar a identidade visual da empresa para aplicar as cores Pantone, mas com criatividade você pode aplicá-las em peças publicitárias e fazer uma excelente estratégia de marketing.

Como você pode ver, o significado das cores para logotipo faz toda a diferença na sua estratégia de marketing. Portanto, antes de escolher a cor do logo da sua empresa, analise a mensagem que você deseja passar e qual público atingir. Escolha a cor que identifica a sua organização e deixe a marca na mente das pessoas.

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