Setor industrial: vendas em Santa Catarina crescem 3,6%

por | Maio 6, 2019 | 0 Comentários

Os dados otimistas vêm da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC): o Estado de Santa Catarina obteve um avanço exponencial em oito dos 14 segmentos do setor industrial da região.

Mais da metade, portanto, cujo total chegou a um aumento de 3,6% no faturamento desse primeiro bimestre de 2019. Quer saber o quanto isso significa para o setor industrial, como um todo, e quais são as perspectivas para o mercado? É só seguir com a leitura deste post!

[e-book] Indústria 4.0 e os desafios do setor | Baixar Gratuitamente | Agência Labra

Os resultados no setor industrial catarinense

No início de abril, a FIESC compartilhou os dados do setor industrial local, cujo avanço se estendeu ao longo de oito setores produtivos. São eles:

  • Veículos, reboques e carroceria (20,9%);
  • Informática e eletrônicos (18%);
  • Produtos de metal (16,1%).

Vale observar que a mesma pesquisa apontou quais setores estão em alerta, nesse mesmo período, tendo registrado acentuada queda nos resultados. É o caso, por exemplo, do setor industrial de celulose e papel (7,1% a menos), de 2,9% percentual a menos para o setor de vestuário e acessórios e de 1,5% em produtos têxteis.

Outros dados da pesquisa sobre o setor industrial

Além dos valores positivos, há outros que podem ser celebrados no levantamento da FIESC, como o desempenho positivo em horas trabalhadas no meio produtivo (0,7%), além da massa salarial real (aumento de 0,7%) e também de mão de obra empregada (1,8%).

Isso significa, portanto, que há um aumento real a demanda e na questão trabalhista. Mais lucratividade e produtividade demanda novas contratações e, com isso, o setor industrial se fortalece para os meses seguintes.

A recuperação da atividade industrial

Como mostra a pesquisa, os valores positivos identificados foram mensurados no mês de fevereiro de 2019. Isso significa que é a hora de concentrar-se em melhorar os índices do setor industrial.

Afinal de contas, desde que a crise se instaurou no país — econômica e politicamente —, a indústria tem acumulado revezes que prejudicam o crescimento, como um todo, e da participação de novos players no mercado.

No geral, portanto, temos que comemorar os dados revelados pela FIESC:

  • Faturamento real do setor industrial — aumento de 1,6%;
  • Horas trabalhadas na produção — aumento de 1,6%;
  • Utilização da capacidade instalada — aumento de 0,1%;
  • Emprego — queda de 0,1%;
  • Massa salarial real — queda de 0,7%;
  • Rendimento médio real — queda de 0,7%.

Que tal vermos como você pode se aproximar desses resultados e, assim, contribuir com o desenvolvimento do setor industrial?

As ações efetivas para desenvolver a sua indústria

Além de participar dos eventos do mercado, é fundamental conhecer as melhores estratégias alinhadas ao perfil do seu público-alvo. É assim que o marketing industrial tem se destacado no ramo, oferecendo um meio de aproximação, relacionamento e vendas para conquistar o consumidor e retê-lo para novas vendas.

O marketing digital, no geral, já tem despertado o interesse de empreendedores, e por uma série de fatores, como:

  • Acessibilidade no investimento;
  • Resultados reais em médio prazo;
  • Aplicabilidade imediata quando o serviço é terceirizado com agências especializadas;
  • Integração entre os setores da sua empresa, facilitando o fluxo de trabalho;
  • Excelente poderio de aproximação e relacionamento com os clientes e prospectos.

Inclusive, muitos nomes importantes do mercado já estão qualificando esta geração de profissionais, como é o caso do acordo que foi assinado entre o SESI e SENAI, com a Microsoft para capacitar jovens em inteligência artificial.

E a sua empresa pode participar dessa revolução pautada por meio da transformação digital, agregando mais valor ao setor industrial e potencializando os índices registrados pela FIESC e outros órgãos.

Quer saber por onde começar, então? Recomendamos a leitura de outro artigo sobre o assunto, que explica detalhadamente os motivos pelos quais você deveria investir em marketing digital para indústrias!

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Estratégias-de-conteúdo-aprenda-algumas-técnicas

Estratégias de conteúdo: aprenda técnicas importantes

O planejamento é fundamenta para estabelecer suas estratégias de conteúdo. Aprenda, conosco, como identificar as melhores para impactar o seu público!

Indústria-40-saiba-como-o-SENAI-está-introduzindo-o-Brasil-neste-cenário

Indústria 4.0: saiba como o SENAI está introduzindo o Brasil neste cenário

A indústria 4.0 já se mostrou revolucionária o suficiente para que os empreendedores considerem a sua gradual implementação nos seus respectivos negócios. Afinal de contas, a transformação digital e a sua relação cada vez mais profunda com o mundo físico não se...
A-importância-de-evoluir-o-logotipo-da-sua-empresa

A importância de evoluir o logotipo da sua empresa

O logotipo é um dos elementos mais importantes da identidade visual de uma empresa. É por meio das cores, dos traços e das formas utilizadas no logo que a marca se apresenta ao mercado. Também é por meio desta “assinatura” que os consumidores, muitas vezes, reconhecem...
dicas-para-medir-melhor-suas-acoes-de-marketing-digital

4 dicas para medir melhor suas ações de marketing digital

Quer saber como suas ações de marketing digital podem melhorar continuamente? Neste post, trouxemos algumas dicas fundamentais para isso. Confira!

Uso de compressores e outros equipamentos na indústria

Apesar de passar despercebido, o setor industrial é responsável pela maioria dos produtos que usamos e consumimos no dia a dia.   Especialmente para as grandes empresas, que sempre fabricaram quantidades imensuráveis de matérias-primas e produtos de muitos...
6-benefícios-do-Marketing-Digital

6 benefícios do Marketing Digital para sua empresa

Vale a pena investir em uma boa estratégia de marketing digital no ramo industrial? Pois se você ainda tem dúvidas, este conteúdo foi feito especialmente para você! A seguir, nós reunimos alguns dos principais benefícios trazidos pelas ações realizadas on-line....
7-benefícios-do-Inbound-Marketing-para-e-commerce

7 benefícios do Inbound Marketing para e-commerce

O inbound marketing tem um grande trunfo: ele se adapta às suas estratégias e objetivos. Confira, então, quais são os benefícios em aplicá-lo no seu e-commerce!

Saiba como otimizar seu site com SEO

Quer melhorar o ranqueamento de suas páginas on-line? Neste post nós explicamos por onde começar e as melhores estratégias de otimização!

Otimização-de-site-dicas-valiosas-de-como-torná-lo-mais-responsivo

Otimização de site: dicas valiosas de como torná-lo mais responsivo

A otimização de site permite que o público encontre sua empresa, interaja com a sua marca e se converta em cliente. Quer saber como? Confira nossas dicas!

funil-de-marketing-entenda-como-funciona-a-primeira-etapa

Funil de Marketing: entenda como funciona a primeira etapa

Para saber como suas campanhas de marketing digital vão impactar o seu consumidor, é fundamental aprender sobre o funil do marketing. Veja aqui, tudo a respeito!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *