SEO & Adwords: diferenças e semelhanças

por | jan 15, 2018 | 0 Comentários

Em busca de criar ações estratégicas que criem mais valor para os clientes, empreendedores saem em busca de tendências consolidadas no mercado. E duas delas têm gerado boa dose de entusiastas nas ações de marketing digital: o SEO (Search Engine Optimization) e o AdWords.

Acontece que, além dos benefícios que esses conceitos têm para agregar ao seu negócio existem particularidades entre eles. E é justamente sobre essas diferenças que vamos tratar, neste post, para que você saiba quando — e como — utilizar cada uma delas.

Confira, e entenda como o SEO e o Google AdWords podem contribuir com o desenvolvimento digital de sua marca!

Quem é SEO e Google AdWords

Como dissemos, ambos os termos possuem suas peculiaridades, mas compartilham similaridades. Por exemplo: são ferramentas do SEM (Search Engine Marketing), cujo objetivo principal é a geração de tráfego em suas páginas, possibilitando as conversões em vendas.

Assim, convém explicar como cada um deles tem ajudado os empreendedores industriais a impulsionarem suas empresas:

Google Adwords

Ferramenta de publicidade criada pela gigante tecnológica. É uma ferramenta paga, mas ajuda a ampliar o alcance de seus anúncios on-line. Eles podem aparecer tanto na rede de pesquisas do buscador — aparecendo como resultados de uma pesquisa — quanto na rede de displays, que são os banners e outros formatos de anúncio que aparem em sites parceiros do Google.

SEO

A sigla para Search Engine Optimization, por sua vez, é um conjunto de técnicas que visam melhorar o ranqueamento de suas páginas quando um usuário faz pesquisas on-line — em qualquer mecanismo de busca — relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Para isso, ambas as ações fazem uso de palavras-chave específicas que estão associadas aos termos mais pesquisados pelo seu público-alvo. Assim, você se aproxima mais das “dores” e necessidades do seu consumidor, apresentando-se como uma autoridade para solucionar todas as dúvidas deles.

Semelhanças e diferenças entre Google Adwords e SEO

Acima já destacamos um ponto em comum: ambas as estratégias se apoiam na escolha e no uso de palavras-chave. Vamos, agora, explorar em detalhes essas populares ferramentas usadas no marketing digital e nos seus “braços”, com o marketing de conteúdo!

Abrangência

Como vimos, o Google Adwords possui duas maneiras de exibição: nos resultados orgânicos de busca ou em anúncios dispostos em sites parceiros do Google. Enquanto isso, o SEO abrange todos os mecanismos de busca, embora não funcione em sites parceiros diretamente.

Uma maneira indireta para isso, seria fazendo uso de um guest post — estratégia em que sua empresa hospeda uma postagem sua em blogs de sucesso de parceiros comerciais.

Durabilidade das estratégias

No Adwords, as estratégias possuem curto prazo, finalizando assim que você decidir interromper o pagamento. O SEO, por sua vez, deve ser continuamente trabalhado para usar novas palavras-chave, mas aquelas já utilizadas permanecem o tempo que você quiser, já que elas ficam nas páginas do seu site e blog.

Orçamento

O SEO é, em tese, mais acessível, já que você não teria custos para desenvolver uma estratégia e hospedar suas postagens nas páginas digitais de sua empresa. Acontece que, indiretamente, você arca com as despesas para manter o site no ar, contratar uma equipe interna ou agência especializada e a manutenção de suas ações de marketing.

No Google Adwords, o custo ocorre a cada leilão que você empreende para colocar uma campanha de anúncios na ferramenta.

Resultados

O SEO leva mais tempo para resultar em frutos palpáveis, enquanto o Google Adwords possui um efeito mais imediato — embora não seja tão duradouro quanto o SEO, como já mencionado.

Com isso, percebemos que ambas são conceitos fundamentais na construção de uma ação de marketing digital. O ideal é criar uma harmonia estratégica e usar ambos, de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Quer saber como usar o SEO e o Google AdWords em suas estratégias de marketing digital? Entre em contato conosco!

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