Segundo a CNI as grandes indústrias não conseguiram realizar seus investimentos como o planejado em 2018

por | set 9, 2019 | 0 Comentários

O setor industrial brasileiro é muito forte. Mas, um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o ano de 2018 não foi muito animador, principalmente quanto aos investimentos.

Segundo o estudo, cerca de 75% das grandes indústrias fizeram investimentos. Porém, esse número é menor do que os 81% das empresas que tiveram a pretensão de investir.

Entre as empresas que realizaram investimentos, o estudo da CNI indica que metade (51%) não conseguiu realizar os projetos como planejado, mostrando que, mesmo com a leve recuperação econômica, as dificuldades frustraram os planos de investimentos das grandes indústrias.

Vários fatores que explicam essa frustração no volume de investimentos do setor, desde a decepção com a retomada da economia, até as incertezas internas e externas. Veja então porque esses fatos influenciaram negativamente o investimento do setor industrial e quais são as expectativas para o futuro.

O que diz o estudo da CNI sobre os investimentos na indústria?

O estudo sobre os investimentos no setor industrial é anualmente apresentado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e está disponível no Portal da Indústria.

Quando comparado com outros anos, o ano de 2018 apresentou resultados menos expressivos, como indica o histórico de empresas que investiram ano após ano.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O estudo da CNI indica que especialmente para o ano de 2018, o número de empresas que fizeram algum tipo de investimento em 2018 chegou a 75%. Este número representa seis pontos percentuais abaixo dos 81% das empresas que planejavam investir. Esse resultado só é maior que os anos de 2015 e 2016, ápice da crise econômica.

Além disso, entre as empresas que investiram, metade delas (51%) não realizou os projetos previamente planejados. Dessas empresas, 38% realizam os investimentos de forma apenas parcial. E 9% delas foram ainda mais conservadoras e adiaram seus projetos para 2019. Já 4% definitivamente cancelaram ou adiaram seus investimentos para somente depois de 2019.

Destino dos investimentos em 2018: A inovação esteve em pauta

Ainda segundo o estudo apresentado pela CNI, a grande maioria (56%) das indústrias que investiram em 2018 destinaram seus recursos para a continuação de projetos anteriores. Já 44% aplicaram em novos projetos.

Além desses dados, o estudo da CNI — apresentado no Portal da Indústria — apresenta ainda outras conclusões bastante interessantes. Segundo o estudo, o principal objetivo dos investimentos em 2018 foi a inovação, onde 53% das empresas investiram na melhoria ou na modernização de seus processos produtivos e na criação de novos produtos.

Dessas, 36% investiram na melhoria dos processos produtivos, 13% buscaram a introdução de novos produtos e 4% aplicaram em novos processos de produção.

A CNI indica também que a participação privada no investimento industrial cresceu, ao mesmo tempo que o aporte de bancos públicos diminuiu. A participação dos bancos privados no aporte financeiros das indústrias de grande porte aumentou de 8% para 13% em 2018. No mesmo período, a fatia dos bancos públicos de desenvolvimento recuou de 10% para 7%.

Por que grandes indústrias tiveram baixo desempenho nos investimentos?

Observa-se que o ano de 2018 foi frustrante do ponto de vista dos investimentos em grandes indústrias. Para a CNI, essa frustração se deve a variados fatores, tendo como principal fator a decepção com a retomada da economia.

Em 2018, o crescimento da demanda por produtos ficou abaixo do esperado, tendo como motivo central o elevado desemprego que ainda assola o país. Além dessa questão, o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, afirma que as incertezas no mercado interno e externo contaminaram boa parte do ano de 2018, elevando os riscos do investimento.

O economista da CNI explica também que é preciso considerar que a maior parte dos investimentos em grandes indústrias é financiada com capital próprio. “Como elas estão com situação financeira mais debilitada do que em anos anteriores, o investimento naturalmente ficou prejudicado”, acrescenta Castelo Branco.

O economista da CNI destaca ainda que a recuperação do investimento é parte central da retomada do crescimento sustentado das indústrias brasileiras:

O investimento em uma nova fábrica, ou nova linha de produção, gera muito mais emprego do que a reativação de uma máquina parada. A geração mais robusta de empregos será capaz de aumentar a renda e o consumo. Isso estimula novos investimentos e realimenta o ciclo virtuoso do crescimento”, afirma Castelo Branco.

O que as grandes indústrias podem esperar para 2019?

Ainda não há resultados sobre o volume de investimentos realizados por grandes indústrias no Brasil para o ano de 2019, mas tudo indica que as expectativas são bastante positivas, com o setor podendo esperar boas notícias.

e-Book Indústria 4.0 e os desafios do setor

Segundo a pesquisa da CNI, oito em cada dez indústrias de grande porte tinham o planejamento de investir em 2019, número semelhante aos 81% registrados 2018, mas muito acima dos 67% de 2017 e dos 64% de 2016.

Os empresários do setor dizem que a expectativa de crescimento do consumo, aliadas aos avanços tecnológicos são importantes estimulantes para a intenção de realizar investimentos em 2019.

Entre as indústrias que pretendem investir, 57% afirmaram que a perspectiva de aumento da demanda vem motivando o andamento de projetos. Fatores técnicos, tais como a tecnologia, mão de obra e matéria-prima disponíveis, foram estímulos para 41% das empresas que pretendem investir, especialmente para conquistar o mercado interno.

Por outro lado, a pesquisa da CNI mostra ainda que a regulação e a burocracia em excesso, além da falta de recursos financeiros são fatores que ainda interferem nas decisões de investimentos para este ano.

Dessa forma, tais perspectivas mostram que, mesmo diante dos problemas do Brasil, há grande otimismo para os investimentos de grandes industrias no Brasil, indicando avanço na recuperação econômica do setor industrial brasileiro.

Quer saber mais? Então conheça as possibilidades da adoção da realidade aumentada aplicada na manutenção industrial neste conteúdo exclusivo.

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

9-dicas-para-não-errar-na-criação-do-email-marketing

9 dicas para não errar na criação do email marketing

O email marketing é uma ação eficaz do marketing digital. Os resultados, no entanto, só vêm ao custo de um bom planejamento. Aprenda, aqui, com as nossas dicas!

Estratégias-de-marketing-industrial-o-que-faltava-para-sua-empresa-alavancar-as-oportunidades

Estratégias de marketing industrial: o que faltava para sua empresa alavancar as oportunidades

Discutimos, em outros posts, o valor do marketing industrial como alternativa para gerar presença digital e, assim, relacionar-se eficientemente com o seu público-alvo. A diferença de outras ações com o marketing digital, contudo, está nessa relação: o empresário é um...
Novidades-para-setores-da-indústria-Brasil-pode-crescer-até-3%-em-2019

Novidades para setores da indústria: Brasil pode crescer até 3% em 2019

Os setores da indústria, que já vinham em crescente empolgação após ter registrado um crescimento de 2,5% após os últimos 3 anos, agora têm mais motivos para comemorar: é que o país pode obter um desenvolvimento de até 3% no ano de 2019. Para isso, no entanto, um...
Site-institucional-tenha-o-melhor-para-sua-empresa-e-saiba-como-cuidar

Site institucional: tenha o melhor para sua empresa e saiba como cuidar

Entenda os motivos pelos quais você deveria investir em um site institucional de respeito — e como cuidar de sua manutenção para atrair mais visitantes!

Indústria: expectativas para 2021

Expectativas para indústria em 2021

Muitos empreendedores brasileiros tiveram que se reinventar em 2020. A pandemia, provocada pelo novo coronavírus, assustou milhares de pessoas e abalou a economia do país. Em alguns segmentos como o de calçados, a produção caiu cerca de 34%. Mas, o ano de 2021 promete...
Buyer-persona-o-que-são-e-como-criá-las

Buyer persona: o que são e como criá-las

Você sabe qual é a importância da buyer persona? Confira conosco, o poder de segmentação dela para as suas campanhas — e algumas dicas para criá-la!

Copywriting: a importância na produção de conteúdos no blog

Copywriting e produção de conteúdo são conceitos diferentes, mas ambos de grande impacto em suas ações digitais. Conheça, aqui, como usá-los com sucesso!

Lições-que-Game-Of-Thrones-ensina-sobre-marketing-e-liderança-para-sua-empresa

Lições que Game Of Thrones ensina sobre marketing e liderança para sua empresa

O inverno está chegando e, neste post, vamos dar algumas dicas de como você pode combatê-lo com as melhores dicas de de marketing aprendidas em Game of Thrones!

Labra-Insights-saiba-tudo-que-rolou-no-evento-de-Marketing-Digital-e-Vendas-2018

Labra Insights: saiba tudo que rolou no evento de Marketing Digital e Vendas 2018

O Evento da Labra Insights 2018 teve como objetivo focar em Marketing Digital e Vendas, para agregar ainda mais conhecimento para os interessados da área. Ficou curioso para saber o que rolou? Confira!

Benefícios-do-marketing-terceirizado-para-facilitar-e-otimizar--sua-empresa

Benefícios do marketing terceirizado para facilitar sua empresa

O marketing terceirizado é uma maneira prática, rápida e acessível de impulsionar o seu negócio e gerar presença digital de qualidade. Confira!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *