ROI: Saiba o que é e sua importância!

por | jul 12, 2017 | 0 Comentários

ROI (Return on Investment) não é uma criação exclusiva para mensurar os resultados de suas ações de marketing digital: apenas se tornou uma importante ferramenta para tornar as estratégias mais assertivas e apontar se as ações estão surtindo — ou não — o efeito desejado.

Até por isso, as estratégias de marketing estão mais populares. Afinal, ao saber como calcular seu retorno — sem falar na possibilidade de ajustes em tempo real —, o ROI é uma das provas mais cabais de que o marketing industrial é um caminho eficaz para os empreendedores.

Quer saber um pouco mais a respeito do ROI, e em como calcular esse importante indicador? Acompanhe-nos na leitura deste post!

A definição de ROI

Qual empreendedor não gosta de saber se o seu investimento rendeu o esperado? Com o ROI é possível fazer isso em tempo real e, assim, avaliar periodicamente o quanto as suas estratégias têm se desenvolvido.

E, ainda que o ROI possa ser usado para analisar campanhas de todos os tipos, sua aplicação nas campanhas de marketing está em alta. Pois, como mencionamos, mais que um indicador de desempenho, o ROI é imprescindível na resposta rápida para os ajustes necessários.

Como calcular o ROI

Calcular o ROI não é difícil, podendo ser acompanhado por você, desde que possua os dados necessários ao seu alcance.

Sua formula, inclusive, é bastante simples, veja só:

ROI = lucro do investimento – custo do investimento / custo do investimento

Isso significa que você deve usar o lucro obtido por meio do investimento, subtraí-lo pelo custo do investimento e, então, dividir pelo custo do investimento.

Para facilitar: digamos que você tenha lucrado R$ 20 mil em determinado período e que os custos foram de R$ 5 mil. Assim, subtraímos esse valor e, em seguida, dividimos o resultado pelos mesmos R$ 5 mil, o que nos dá o resultado final de 3.

Isso quer dizer que você arrecadou o triplo do que gastou. Simples, não?

Vantagens em aplicar o ROI em suas campanhas

Agora que você já tem uma base de como calcular o ROI, e teve um panorama geral de sua relevância, que tal conferirmos as reais vantagens em contar com ele próximo às suas campanhas?

Ajuda no direcionamento de investimentos

Com os dados em mãos a respeito do ROI, sua empresa evita gastos desnecessários, já que fica mais prático avaliar quais investimentos vale a pena, quais devem ser ajustados e quais podem ser abandonados.

Mais lucros para a sua empresa

Não é apenas a economia em custos desnecessários que rende frutos à empresa, ao usar o ROI em suas estratégias. Afinal, quando ocorre um direcionamento assertivo dos investimentos, em algo que renda resultados, de fato, a matemática recai sobre um aumento nos lucros.

Possibilidade de analisar os resultados

Já falamos a respeito dessa vantagem imediata, que é a observação em tempo real sobre como cada campanha tem sido recebida pelo público. Mas vale apontar, também, que esse processo é contínuo e pode ajudar a identificar as melhores oportunidades e estratégias.

Com isso, a sua empresa passa a apostar menos, e a direcionar suas ações em campanhas altamente positivas, o que faz do ROI um auxílio constante para o seu negócio.

Ou seja: é possível se cercar de cuidados, seguranças e dados analíticos funcionais para direcionar as suas estratégias e, assim, fazer com que cada centavo investido tenha um destinos certo.

Sem falar que o grande trunfo do marketing digital está na assertividade de suas campanhas, que são inteiramente pensadas para suprir a demanda do seu público-alvo. Não à toa, a contratação de uma agência especializada é determinante para conferir resultados em menos tempo — e com ampla otimização dos seus recursos.

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