RD Summit 2018: alguns dos ensinamentos que precisamos levar para 2019

por | nov 14, 2018 | 0 Comentários

Wow!!! É assim que podemos começar falando sobre o RD Summit 2018, um evento que contou com mais de 12000 pessoas do Brasil e América Latina, trouxe muita coisa boa para quem está antenado no Marketing Digital.

Há uma série de trilhas que foram seguidas nestes três dias de evento, com muita intensidade e uma grande bagagem de aprendizado e para explicar vamos subdividir em algumas trilhas que poderão ajudar você.

Inteligência Artificial – AI, Robôs

Começamos pela palestra da Martha Gabriel, que é considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil. Autora de best sellers, como “Marketing na Era Digital” e “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”, finalista do Prêmio Jabuti, seu mais recente livro, “Você, Eu e os Robôs: Pequeno Manual do Mundo Digital” bateu recorde de vendas no lançamento.

Ela é uma figura carimbada do RD Summit e traz excelentes novidades e tendências do que vem por aí, como a AI – Inteligência Artificial. E sabemos que não é mais já uma novidade e não é atoa que vem ganhando escala junto com a evolução dos robôs. Um questionamento gerado na cabeça de muitos é: “Meus Deus vamos ser substituído por robôs?”  e a resposta novamente é, NÃO.

Mas para explicar isso, é fácil de se compreender. Com a população envelhecendo e a escassez de mão de obra, será necessário otimizar processos e aumentar as escalas de produção, caso contrário, entraremos no colapso, um detalhe sobre os robôs é que eles estão aprendendo e entendendo muitas informações, porém, o ponto mais delicado disso tudo está nos sentimentos.

O tema está com tanta evidência que foram muitos os palestrantes que tocaram nesse assunto.

SEO para 2019

Percebemos em várias palestras um sintonia muito interessante com o tema de SEO e, muitos que não entendem insistem em dizer que vai acabar. E mais uma vez entendemos o que está acontecendo, as informações estão sendo cruzadas, a analista especialista em algoritmo e algoritmo do Google, Marie Haynes, mostrou que você terá que construir sua autoridade e conhecimento,  mostrar que você é realmente bom naquilo que faz e naquilo que escreve.

Por que disso? Porque as últimas atualizações dos algoritmos do Google já estão cruzando com as informações para reconhecer a sua autoridade.

Uma palestra que veio com bons insights foi a do Felipe Bazon, que é especialista em SEO na empresa Hedgehog Digital, mostrando quando empresas e setores continuam negligenciando o SEO, e muito menos nem se preocupando com seus clientes, o que pode ser um erro fatal para elas, vários exemplos citados provaram isso ao longo do evento.

Seguindo a tendências a, SEMrush, alertou para o que está em nossa volta, no nosso cotidiano mas, esquecemos de tornar cada vez mais relevante, é a MOBILE, estratégias de SEO Básico ajudam muito para o posicionamento da sua empresa, mas não basta apenas isso. Precisamos nos preocupar com as “maquininhas” que estão cada vez mais em nossas mãos.

Para Maryna Hradovich

Eu não estou dizendo que SEO básico não importa, mas precisamos pensar no futuro, e os dispositivos móveis já estão aqui. Se você não estiver pensando no mobile antes do desktop, você já perdeu.

Em seus pilares sustentados durante sua palestra, Maryna, o foco foram nos dispositivo móveis, inteligência artificial e pesquisa por voz. Novamente olha que legal a ligação do SEO com AI -Inteligência Artificial, ou seja, deem a devida atenção.

Pedro Dias

Para o português que atualmente trabalha na empresa Apis3 e que trabalhou no Google, tem a sua contribuição para o mercado e seu posicionamento mostrou que as tarefas mais básicas devem acontecer preocupações básicas como:

Pedro Dias

  • Uma estrutura de um site deve seguir a uma pirâmide onde a base está relacionado a arquitetura e usabilidade. Fator primordial para experiência do usuário, no centro da pirâmide o conteúdo, responsável pela relevância e possibilidade de que os motores encontrem-no, e o topo os links que serão encarregados de gerar a reputação;
  • SEO não cria valor sozinho;
  • Conteúdo não é só texto;
  • Link building.

Link building não é sinônimo de contar links, mas de colocar os links que as pessoas querem, diz.

Marketing

No meu curriculum estou acumulando já três RD Summits, mas este teve sua parcela maior, que me deixou muito feliz. Percebi que nesses últimos dez anos no marketing, hoje é perceptível entender o porque que professor universitário estadunidense, Philip Kotler colocava o marketing no pedestal, e agora fica muito evidente esse posicionamento.

O Marketing está diretamente relacionado com todas as etapas do processo, empresas que não estiverem se preparando sentirão em um futuro próximo consequências irreparáveis.

Mas vamos explorar o que vimos no RD Summit para falar dessa ciência, onde percebemos muitas coisas em comum e, que devemos dar  uma atenção necessária sobre o assunto.

Eric Santos

Além de novidades na Resultados Digitais com sua máquina de crescimento, Eric Santos também trouxe nesse RD Summit um ponto de vista muito interessante, ilustrando cada vez mais a ligação do Marketing com todas as áreas da empresa.

Impossível não apresentar esse material sem fazer analogia ao Philip Kotler, que já fazia essa referências ao 4P´s, outra coisa que chamou a atenção nessa ligação entre Marketing e vendas, é o resultado que ambos devem criar juntos. Percebemos diretamente essa interação nas empresas que atuamos, de nada adianta trabalhar e entregar-se na hora de finalizar com no gol a empresa não está preparada.

Acompanhando a linha de construção dos módulos, definidos na primeira etapa com Automação de Marketing e agora com seu lançamento do RD CRM, venho a crer que a Resultados Digitais deve avançar ainda mais no processo e desenhar nos próximos anos a linha de Customer Success e Suporte, deixe isso com o tempo.

Rafael Rez

Podemos tratar como um dos nossos gurus dos tempos modernos aqui no Brasil, o respeito a ele dado é por mérito e conhecimento, a  abordagem  de Rafael no contexto “Neurostorytelling“, nos mostrou como nosso cérebro continua sendo iludido pelas histórias, consideramos esse processo como a zona de conforto do se humano.

“O cérebro aprende com narrativas, histórias são a zona de conforto do cérebro”, conta Rafael Rez.

Adivinhou o motivo dos sucessos dos principais livros e filmes que emplacam, uma resposta clara para nossos super heróis. Com essa descoberta, brincamos que até Stan Lee morreu pois desvendaram sua magia.

Para ele, a força da história está em criar um contexto para que o cliente entenda onde aquele produto ou serviço se encaixa na história dele. Rafael Rez cita o exemplo da Nestlé, que tentou introduzir o consumo de café no Japão e falhou. Isso porque o país oriental “não tem a ligação emocional com o café que o Brasil tem, não havia cultura nem contexto, e foi preciso criar uma história”.

Rafael Rez

Aqui fica um bom enredo para seguir nas próximas etapas na construção de conteúdo, seja em e-mails, blogs, ou páginas de conteúdo em sites.

Poderíamos listar muitas palestras e pessoas importantes, mas entendemos que a magnitude de um evento como esse exige levar seus clientes para que eles possam entender onde estamos e para onde devemos ir.

Vendas não é mais a mesma

Hoje não é mais o amanhã, e o reflexo pelos menos dos próximos anos, em uma das reuniões que participei, escutei algumas verdades que fazem parte das rotinas das empresas que estamos trabalhando, e o RD Summit fortaleceu essas afirmações, enxergue comportamentos similares em suas tomadas de decisão.

A verdade não será desmentida até que os números falem por elas, nosso espelho está lá nas “gringas”, porque o que dá certo lá, demora em torno de cinco anos para virar realidade aqui no Brasil.

Então  continuando no embalo das palestras apresentadas no RD Summit, não podia ser mais importante do que falar dele, Jacco VanderKooij.

Jacco VanderKooij

Esse cara vai virar Brasileiro, é nítido o sangue que corre pelas suas veias, sua motivação nos ensina muito e faz refletir que vender não é mais a mesma coisa e faz tempo, as pessoas não querem que vendemos para ela.

As pessoas odeiam que vendam para elas, mas amam comprar.

Temos que agir como inteligência, no seu momento, os dispositivos móveis estão e não podem ser negligenciados pelas empresas, muitas pessoas ficam mais com ele do que qualquer coisa.

Jacco VanderKooij

As pessoas querem trabalhar em ambientes que as identifiquem e que façam sentido em suas vidas. Daí vem uma pergunta, o que isso quer dizer? Todos da sua empresa ajudam a vender a sua própria empresa.

Um contexto levantado é da importância das mulheres nos cargos importantes, elas possuem inúmeras qualidades que colocam os homens no bolso. Valorize as iniciativas e oportunize crescimento das pessoas na sua organização, inclusive das mulheres.

Precisamos usar as práticas que funcionam dentro das empresas de SaaS e, aplicar em nossas empresas pois essa é a mudança que irá acontecer.

Tim Ash

Precisamos simplificar processos, facilitar as compras, as dificuldades impedem diretamente a forma que nós vamos comprar, o especialista em CRO, mostrou vários exemplos e o quanto isso pode facilitar uma venda.

As pessoas são preguiçosas, impacientes e gostam de escolhas simples.

Nosso cérebro além de ser um órgão complexo e o mais importante, ele possui 2% do volume do nosso corpo, mas consome 20% da energia, onde ele nos informa que possuímos 4F s (inglês)

  1. Fighting: ele está sempre preparado para brigar e derrotar possíveis inimigos ou predadores;
  2. Flying: se concluir que não pode derrotar o inimigo, vai fazer com que fujamos o mais rápido possível;
  3. Feeding: nosso cérebro quer comida para se manter funcional;
  4. Fornication: a transmissão de um legado geracional ocupa bastante o nosso cérebro.

O exemplo prático ficou o case da Apple, que hoje, possui os melhores resultados com venda de relógios do que a tradicional empresa Suíça.

Robert Cialdini

Aqui, encontramos um exemplo de conhecimento científico com a realidade prática. Seus princípios afetam diretamente a decisão na compra por parte de nossos clientes, os princípios da influência social estão relacionados:

  1. Reciprocidade
  2. Escassez
  3. Autoridade
  4. Consistência
  5. Afinidade
  6. Consenso

Essas coisas que são raras, escassas, que estão diminuindo em disponibilidade, as pessoas enlouquecem em busca delas.

Pré-suasão

A pré-suasão funciona ao alterar temporariamente o que as pessoas consideram importante dentro da situação em que encontram.

Economia

O contexto dessa palestra foi incrível, nos RD Summits anteriores a escolha pelo Ricardo Amorim foram sempre bem assertivas. Aqui, até quem não entende de economia aprende, sabe aquele jargão de se não entender desenhe, foi isso o que ele fez novamente.

Os números apresentados no RD Summit, dão um ar de boas expectativas para o próximo ano para esse país maravilhoso, claro que, dependemos dos sinais positivos por parte de quem dirige esse país, mas tudo se encaminha para uma posição favorável para o próximo ano.

Ricardo Amorim

Indicadores e as estatísticas nos dão conta de que as coisas vão melhorar, o cenário se prova otimista e vemos isso acontecendo com o clientes, investindo e novos mercados sendo desbravados também.

Nos últimos 15 anos geramos mais riqueza do que nos 2 mil anos anteriores, afirmou.

Algumas características nos preocupam nessa evolução, precisaremos dar atenção as futuras fontes de crescimento deste país, e as startups vieram para ficar e faturar, nosso ensino precisa ser repensado e melhorado.

E precisamos acreditar neste país, pois ele possuem um potencial tremendo e composta de pessoas magnificas para crescer.

Motivação combustível para a criatividade

Aqui foi o que não faltou palestras, lágrimas de alegria e motivação. Esse RD Summit teve um tempero muito importante para as emoções.

Yvonne Cagle

Não é só de conquistas que o homem é movido, mas de desafios, precisamos acreditar em nossos potenciais e precisamos valorizar ao invés de apenas criticar.

“eu sonhei que iria à Marte, e agora estou buscando pessoas que também ousem sonhar.”

Gloria Maria

Um dos momentos mais marcantes do evento só podia estar relacionado com MEMES, mas o que podemos tirar de lição da Glória Maria nesse RD Summit, é aproveitar as oportunidades e experimentar o que podemos, ela teve autoridade em mostrar que com os erros podemos ter várias oportunidades e experiência.

Foram tantos os palestrantes que deixaram suas experiências e suas expectativas de vida e conquista. Exemplo como Marcio Ballas.

Guga Kuerten

Esse manesinho da ilha esteve muito a vontade para dar seu depoimento com as melhores propriedades do mundo. Aqui, foi um dos momentos em que o planejamento pareceu que não funcionou, o improviso foi o destaque.

A sua autoridade em falar de conquista foi fundamentada em princípios que todos nós profissionais passamos constantemente, exercícios praticados diariamente. Mas para falar de celebrações e conquistas nada adianta se não conhecermos as dores desse caminho, foram inúmeras as que Guga passou, parece coincidência mas descobrimos que não.

Guga Kuerten

Pessoas dão motivos para suas conquistas, mas seu interior não acredita nem em si mesmo justamente na hora que mais precisamos  de nós mesmos.

Sentimos várias quedas ao longo desses caminhos, sofremos com perdas e conquistas, mas o suor e as glórias alcançadas nos dão o sustendo de seguir a diante e fazer parte desse seleto grupo.

Concluímos que este RD Summit para toda a equipe da Agência LABRA foi um combustível que nos alimentou para inovar, criar e extrair muito mais das oportunidades que foram geradas, o networking realizado com outras agências e parceiros nos mostram o quanto estamos no caminho certo, e que verdades nem sempre são ditas, mas vivenciadas.

Queremos desafiar nossos clientes que no próximo RD Summit de irem para entender essa vibe que tanto nos motiva e dar o combustível  para suas empresas crescerem cada vez mais.

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