Processo de vendas: etapas importantes para orientar sua equipe

por | ago 27, 2018 | 0 Comentários

O processo de vendas é um planejamento que toda empresa deveria elaborar e segui-lo à risca. Afinal, trata-se do mapeamento que vai orientar toda a equipe ao longo da jornada de compra do seu público-alvo.

Imagine-o como um mapa do tesouro. Que explorador abriria mão de um item tão valioso para alcançar os seus objetivos? Pois então, com o processo de vendas não é diferente.

A questão é: como fazê-lo e explorar as melhores técnicas e ferramenta para impulsionar os resultados na sua empresa? É isso o que falaremos ao longo deste artigo. Confira!

O que é o processo de vendas?

Como já destacado, o processo de vendas é uma maneira de guiar os vendedores por todo o fluxo de suas atividades, proporcionando um atendimento melhor.

Dessa maneira, há como obter um planejamento em constante crescimento, com metas mais ambiciosas (e reais) e, com a otimização do tempo de sua mão de obra.

E, embora pareça óbvia a necessidade de um processo de vendas, o que se percebe é que muitos profissionais — e empreendedores — confiam mais nas suas habilidades do que na padronização de um modelo de negócios.

Isso quebra a harmonia de um atendimento exclusivo e personalizado. Algo elementar, atualmente, para a boa percepção do seu público-alvo.

Quais são as vantagens de um processo de vendas?

Quando o modelo é colocado em prática, com base em profundas pesquisas sobre os hábitos, e demandas do seu consumidor, o processo de vendas se mostra valioso porque:

  • contribui com a redução de erros em toda a operação;
  • otimiza o tempo da sua força de vendas;
  • gera mais produtividade aos profissionais;
  • potencializa o nível de qualidade dos serviços prestados;
  • trabalha ativamente na capacitação dos seus colaboradores.

Ou seja: qualidades que todo empreendedor buscam continuamente no aperfeiçoamento de suas respectivas equipes de vendas. Que tal vermos, então, como isso funciona na prática?

Como implementar o processo de vendas?

Abaixo, nós preparamos um rápido guia para você identificar o caminho mais conveniente para inserir o processo de vendas na rotina do seu negocio:

  • reconheça as necessidades, os objetivos e os desafios enfrentados pelo seu público-alvo;
  • associe os seus produtos ou serviços a essa demanda gerada por ele;
  • mapeie todo o processo que leva a consideração do consumidor, a respeito de um problema, até a decisão de compra pelo produto ou serviço que a sua empresa comercializa;
  • mapeie, agora, todo o seu fluxo de trabalho e avalie a possibilidade de simplificá-lo — menos etapas, menos tarefas burocráticas sob a responsabilidade dos vendedores (aqui, o uso de ferramentas tecnologias que automatizem algumas etapas pode ser uma alternativa);
  • vale, ainda, padronizar os processos e incluí-los em uma cartilha que vai ser elaborada, estudada e aperfeiçoada pelos seus vendedores a partir de cada atendimento. Assim, eles não serão pegos desprevenidos em nenhum momento do atendimento;
  • mensure os últimos resultados e passe a acompanhar os mais recentes. Aqui, aprende-se onde você deve ajustar, ainda, e quais foram os acertos na sua estratégia.

Convém adicionar que nenhum processo é insubstituível. Especialmente, nos dias atuais, onde novas tecnologias permanecem agregando mais valor ao processo de vendas e de outras atividades relacionadas ao seu negócio.

O que isso significa? Que é importante manter-se de olho no mercado em busca de novas soluções. Assim, você consegue antecipar tendências e distanciar-se da concorrência.

Deu para perceber o quanto isso se aproxima, e muito, da construção de uma jornada de compra e outros processos relativos ao marketing digital?

Conhecer a fundo o seu público-alvo é, portanto, um diferencial que serve não apenas para atrair clientes em potencial, mas para retê-los também e proporcionar uma experiência memorável para eles — e de alto retorno para o seu negócio.

Quer saber, agora, como você pode aplicar o processo de vendas nessa etapa de divulgação da sua marca? Então, não deixe de conferir as nossas dicas sobre como você pode utilizar o marketing de conteúdo para valorizar ainda mais o seu empreendimento!

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