Principais canais de marketing digital para indústria

Principais canais de marketing digital para indústria

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Como você sabe, o marketing digital para indústria mudou drasticamente nos últimos anos. Antes eficazes, os métodos tradicionais deixaram de ser os únicos capazes de impulsionar vendas, principalmente agora que o mundo está cada vez mais conectado. Essa nova ordem exige que as indústrias de todos os setores estabeleçam presença digital para que se mantenham competitivas e alcancem mais e mais consumidores, muitas vezes acessíveis apenas por meio dos canais de marketing digital.  Mas quais são os canais de marketing digital para indústria? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!

6 canais populares de marketing digital para indústria

Antes de escolher a estratégia de marketing digital para indústria mais efetiva para o seu negócio, você deve se familiarizar com os vários canais que podem ser usados para atrair e cativar clientes:

1. E-mail Marketing

Ao implementar uma estratégia de geração de leads, as empresas coletam informações de contato dos clientes em potencial, incluindo a permissão para enviar notícias e informações sobre produtos e serviços por e-mail.  O e-mail marketing é um dos canais de marketing digital para indústria mais eficazes, com ROI de até 4.300%. Por isso, uma estratégia de marketing bem sucedida deve direcionar recursos para esse canal de comunicação com os clientes, o que inclui a construção da marca, boletins e informações sobre lançamento de produtos. 

2. Publicidade Pay-Per-Click (PPC)

Canais de publicidade pagos, como o PPC, garantem um alto tráfego de clientes para a página da sua empresa em pouco tempo. No entanto, o sucesso dessa estratégia está diretamente ligado a quanto você deseja investir nos anúncios e a quanto deseja pagar para adquirir um cliente.  Vale observar que a eficácia dos anúncios PPC depende da escolha adequada das palavras-chave e da otimização das informações visuais e contextuais dos anúncios. 

3. Search Engine Optimization (SEO)

A maioria das pessoas que usam a internet, utilizam os motores de busca para encontrar as informações e os produtos que desejam.  Na verdade, 93% dos usuários entram em uma página de busca para pesquisar sobre uma marca, serviço ou empresa capaz de solucionar um problema específico.  Sendo assim, o SEO envolve diversas atividades como pesquisa de palavras-chave, otimização on-page e off-page e a criação de links orgânicos, entre outras atividades relacionadas a geração de leads.

4. Publicidade em sites de terceiros

Muitos clientes em potencial visitam fóruns e sites para buscar informações úteis sobre os produtos que desejam adquirir. O departamento de marketing de uma indústria pode alcançar esses consumidores, colocando anúncios em sites de terceiros, o que inclui vídeos, banners e conteúdos interativos. Além de criar maior reconhecimento da marca, essa publicidade direciona tráfego para a página da empresa, o que pode converter em leads ou vendas. O valor é baseado no custo por visualização (CPM), que geralmente é mais em conta que o custo por clique (CPC), típico da publicidade PPC.

5. Marketing de mídia social

As mídias sociais criam consciência de marca para os produtos da empresa. Essa ferramenta também pode atrair clientes em potencial, direcionados por meio do envolvimento direto pessoa a pessoa.  O número de usuários das redes sociais cresceu exponencialmente nos últimos anos. São 3,5 bilhões de usuários ativos, o que representa 46% da população de todo o planeta. A indústria pode aproveitar essa onda e aumentar o orçamento de marketing, investido nesses canais de mídia.  No entanto, o ideal é selecionar a rede social mais apropriada para promover a indústria de acordo com o perfil dos usuários:

  • LinkedIn – alcança empreendedores, profissionais liberais e outros leads Business-to-Business (B2B);
  • Google+ – Outra boa rede social para os novos negócios alcançarem os primeiros seguidores e se conectar com outros empreendedores;
  • Twitter – indicado para indústrias recém criadas e que querem  alcançar os primeiros usuários. Ajuda no reconhecimento da marca;
  • Instagram –  rede social usada por indústrias que querem anunciar novos produtos, conhecer melhor os seguidores e medir o engajamento das publicações;
  • Facebook – permite alcançar um público bastante diversificado. Nesse caso, basta saber quais páginas e grupos os clientes mais acessam nessa plataforma;
  • Pinterest – ideal para promover novos produtos. A maioria dos usuários é do sexo feminino, por isso a rede ajuda a atrair a atenção desse público para o negócio.

Mas deixamos claro, que, é importante estar investindo além das mídias de forma orgânica. Para que os resultados sejam eficazes, o investimento em mídias pagas como Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, entre outros canais é essencial.

6. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta que ocupa um lugar de destaque em uma estratégia de marketing digital para indústria.  Assuntos relevantes e de qualidade direcionam tráfego para o site da empresa – muitos desses leads podem ser potenciais clientes. Entre os formatos incluídos nessa estratégia estão vídeos, textos, infográficos e outros materiais que ajudam a educar e a informar os leads sobre os produtos vendidos pela indústria. Ao estabelecer uma campanha de marketing digital, não direcione seus recursos para um único canal.  Embora cada um deles tenha pontos fortes, eles também têm pontos fracos – alguns são inadequados para determinados públicos e nichos de negócios. O ideal é combinar todos em uma estratégia digital e aproveitar o potencial de cada um para atingir os objetivos do negócio. Agora que você já sabe quais são os principais canais de marketing digital para indústria, aproveite para descobrir a importância dessa estratégia!

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