Plano de Marketing B2B: como ter o melhor?

Aumentar os resultados é um desafio constante para qualquer gestor de business e não basta apenas ter um plano de marketing B2B, é preciso ter o melhor! 

Agora, quando pensamos em estratégias de marketing, quanto mais formos específicos mais seremos eficazes. Mirar o alvo e acertar, pode não ser o suficiente, se você não estiver mirando no alvo certo, entende? 

É por isso que, se por exemplo, você está no mercado industrial, é preciso pensar em marketing industrial. É nesse ponto que vamos trabalhar neste post, ok? Entenda! 

O que é o Marketing Industrial? 

Antes de qualquer estratégia, é importante que você conheça o mercado de atuação. Uma das vantagens do marketing digital é o seu potencial de segmentação e quando você aponta na direção certa, amplia exponencialmente os seus resultados.  

Então o primeiro passo é sair do geral para o específico. Enquanto o plano de marketing B2B (Business to Business) traça ações estratégicas para alcançar empresas, o marketing industrial é implementado para alcançar indústrias.  

O marketing tradicional tende a ser mais raso e generalizado, já o marketing industrial é uma estratégia exclusiva do setor produtivo, com ações específicas da relação B2B. 

Inbound Marketing 

Dentro dessa estratégia o chamado Inbound Marketing (marketing de atração) se encaixa como um dos principais trunfos para aprimorar a relação B2B e ampliar resultados com menos custos. Os três pilares dessa estratégia são: 

É nessa perspectiva que a tecnologia assume a função principal já que o mundo está cada vez mais conectado, não sendo diferente com as indústrias, daí a importância do marketing digital.

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Como elaborar um plano de marketing B2B industrial? 

Com esses dois conhecimentos primordiais vamos focar no que interessa? A partir de agora, vamos fazer um bate-pronto com as melhores ações estratégicas para um plano de Marketing B2B industrial. Veja. 

Análise de mercado 

Uma das virtudes do marketing digital é a possibilidade de segmentação cada vez maior das estratégias. Nesse ponto, a análise de mercado é fundamental já que você inicia o conhecimento do público que deseja alcançar. 

Definição de persona 

É importante reconhecer que esse público é muito mais complexo de conversar do que um consumidor comum. Nesse sentido, a definição de uma persona (perfil semi fictício ideal do seu cliente) é essencial para nortear suas estratégias. 

Essa identificação é feita por meio de pesquisas e estudos sobre o perfil do cliente, suas dores (necessidades e desejos) e até o perfil do seu consumidor final para uma perspectiva mais completa. 

Jornada de compra 

Seguindo o raciocínio, é natural que o seu cliente siga um caminho até a decisão de compra. Esse conceito é chamado de jornada de compra e hoje essencialmente se baseia em presença digital. 

Definida a persona e analisada a jornada de compra, você deverá identificar as melhores práticas de relacionamento com o cliente desde o início da interação e transformação em lead (potencial comprador) até o convencimento sobre a decisão de compra (quando se torna cliente). 

Diagnóstico das palavras chaves 

É dentro desse cenário que você começa a traçar as palavras-chave ideais para alcançar o seu lead. O potencial comprador seguirá um interesse claro no universo digital que tem palavras centrais que representam o seu tipo de negócio. 

Interessante que em cada etapa da jornada, o cliente deve fazer uma pesquisa diferente. Então, é importante que o estrategista use a palavra-chave correta para cada etapa.

Criação de conteúdo 

Veja que até chegar a etapa de criação de conteúdo propriamente dita é fundamental que o estrategista tenha em mãos o máximo de informação possível para oferecer textos, vídeos, imagens, ou seja, conteúdo em geral bastante rico e direcionado aos anseios da persona. 

É nessa etapa que você deverá otimizar o seu site, enriquecer o blog com artigos úteis, compartilhar vídeos instrutivos, dentre outras ações de criação de conteúdo. 

Implementação de campanhas pagas 

Uma forma de acelerar essa atração é criar campanhas pagas para que a persona chegue mais rápido ao conteúdo da marca. Porém, essa estratégia deve ser muito bem pensada para que a empresa não prejudique a relação custo-benefício. 

Objetivos de marketing 

Passada toda essa construção de elementos essenciais na sua estratégia, você deverá pensar nos objetivos do plano de marketing B2B. Estabelecer KPIs (Keys Indicator Performance) ou indicadores chave de performance é a melhor forma de nortear o seu plano de ação. Você deve ser específico nesses objetivos como: 

  • aumentar em 40% as visitas ao site; 
  • reduzir em 20% os custos de atração de clientes; 
  • aumentar em 30% o número de vendas em 2 meses. 

Dentro dos objetivos, é preciso especificar quais indicadores devo acompanhar e quais os produtos da minha empresa devo priorizar para oferecer ao cliente. 

Também é importante construir um cronograma para implementação do seu plano de ação para que você organize as etapas e tenha um controle mais preciso do andamento das estratégias. 

Monitoramento dos resultados 

A fase final de um plano de marketing B2B perfeito é o controle dos objetivos. Você está alcançando 100% de todas as metas traçadas? Há algo que precisa ser reformulado? Quais estratégias foram mais eficazes e quais foram menos? 

Responder todas essas perguntas durante essa fase é ideal para que o seu plano seja bem-sucedido. Um dos segredos do marketing digital é o uso de testes para cada caso e monitorar isso é fundamental na conclusão do plano. 

Por que a Labra é a escolha certa para o seu plano de marketing industrial? 

Vamos relembrar sobre dois pilares fundamentais iniciados neste post: marketing industrial e inbound marketing. Além disso, ressaltamos sobre o valor de ser específico em suas estratégias. 

Pois é, a Labra é especialista em marketing industrial e inbound marketing. Por isso, é a melhor parceira para construir um plano de ação perfeito de alcance de novos clientes e retenção dos existentes. 

E então, deu para organizar o raciocínio, não é? Mas lembre que cada plano deve ter suas especificidades e particularidades do negócio. Essa expertise é alcançada ao longo do tempo ou é encontrada em organizações especialistas como a Labra. 

Ainda ficaram dúvidas sobre um Plano de Marketing B2B? Calma, é só conversar com um de nossos especialistas que teremos um panorama completo do segmento industrial!

 

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