Partir de um ponto A para o B — como, digamos, da teoria à prática — nunca é tão fácil e imediato quanto parece. Quer um exemplo? Imagine a diferença entre o planejamento e implementação de ações de marketing da sua empresa.
O primeiro é puramente teórico, demanda tempo e uma série de projeções, análises e discussões até chegar em denominadores comuns que vão se traduzir, gradualmente, na implementação: a prática.
E é justamente esse processo intermediário e evolutivo que nos leva à pergunta que dá título ao post: como está o planejamento e implementação de ações de marketing da sua empresa?
Caso a sua resposta mental tenha sido menos positiva do que esperamos que seja, não se preocupe. Ao longo deste post, nós vamos desatar esses nós que impedem o seu negócio de fluir livremente entre o ponto A e B, alcançando o desejado sucesso de ações de marketing digital para a sua empresa. Confira!
O que é um plano de marketing?
Sem o plano de marketing, as empresas não colocam em prática e, tampouco, em teoria, tudo aquilo que pretende realizar com o marketing digital.
Pois, assim como você fez um planejamento extenso para construir a sua marca, o mesmo vale para o planejamento e implementação de ações de marketing. E é isso que essa ferramenta oferece aos empresários: controle, orientação e segurança.
Por que usá-lo no planejamento e implementação de ações de marketing?
O primeiro ponto relativo a isso é a precipitação que muitos empreendedores embarcam, agindo a esmo quando um planejamento poderia ter sido feito.
Como resultado disso, os números não aparecem ou, pior, se traduzem em prejuízos fazendo com que o ROI seja muito mal aproveitado.
E, aí, acontece o que alguns empresários relatam como o trauma da frustração: consideram que o marketing é um embuste ou que só funciona para os outros.
Mas não é bem assim. Muito pelo contrário, na verdade. E no tópico abaixo vamos apontar para você como fazer o planejamento e implementação de ações de marketing para que você também faça parte das estatísticas positivas de quem usa e abusa do marketing digital para indústria ou comércio!
Comece ajustando as suas expectativas
Imediatismo não é uma palavra-chave que combina com o planejamento e implementação de ações de marketing. E sabe por quê? Porque, no geral, são estratégias que rendem frutos em médio prazo — com a diferença que esses resultados permanecem indefinidamente, posteriormente.
Aí, entra também a expectativa elevada e imediatista de empreendedores, que querem ver a sua empresa faturando alto, com marketing digital, da noite para o dia. E, convenhamos: isso não acontece com ninguém.
Em média, especialistas do mercado apontam que o retorno das ações de marketing levam de 6 a 12 meses para aparecerem de maneira perceptível. Ou seja: a princípio, você está apenas consolidando a sua base para que os resultados comecem a surgir em médio prazo.
Tenha uma equipe de especialistas
Há quem afirme ser guru de marketing, outros que podem concentrar todo o trabalho para si próprios… Mas, idealmente, queira você montar uma equipe interna ou contratar uma agência especializada, o marketing não é uma tarefa individual.
Pelo contrário: suas ações devem ser planejadas em equipe, com pessoas de especialidades plurais e multifuncionais, ao mesmo tempo, para que o diálogo flua de maneira ampla e diversificada.
Daí, entender o planejamento e implementação de ações de marketing esbarra, diretamente, na elaboração de uma equipe que entenda os seus objetivos, desafios e necessidades, e que conheça as tendências e ferramentas para colocar no papel — e em ações reais — as suas ideias.
Portanto, esse trabalho consiste em:
- Entender os seus objetivos, características e desafios;
- Identificar, no mercado, profissionais capacitados a transformarem os dados acima em oportunidades;
- Tecnologias e recursos necessários para auxiliar os profissionais.
Com essa tríade de elementos, você consegue trabalhar, com mais eficiência, a transição do planejamento e implementação de ações de marketing.
Esteja sempre por perto
Você tem que ser um líder dessa transformação gradativa. Ou seja: saber para onde você deseja guiar a empresa, dentro desse trabalho específico, bem como aprender a delegar e a comunicar-se efetivamente.
Isso porque você tem que ser a figura central do projeto, ter mais familiaridade com a sua execução — e o planejamento — do que qualquer outra pessoa (mesmo que você contrate uma agência de marketing digital) e explicar claramente tudo aquilo que você tem em mente.
Dessa maneira, obstrui-se menos a comunicação da empresa, os objetivos são focados na mesma direção e os imprevistos tendem a ser muito menores.
Só que tenha em mente o seguinte: liderança não é centralização de poder. Para que o planejamento e implementação de ações de marketing ocorram com mais precisão e assertividade, você deve manter o canal de comunicação aberto.
Essa é uma das maneiras mais eficientes, inclusive, de valorizar o trabalho da sua equipe. Sem falar que eles têm ideias e conhecimentos capazes de garantir muito mais eficácia a esse projeto.
Tenha um cronograma e programas de monitoramento
É bom ter em mente, por fim, que o marketing digital tem o grande diferencial de ser uma estratégia plenamente monitorável. Isso significa que, se você tem métricas definidas, fica mais fácil acompanhar o desempenho de cada ação de marketing.
Sem falar que, complementarmente, o cronograma é fundamental para que a sua empresa possa evoluir em suas estratégias. Isso porque, para os usuários e consumidores em potencial, a frequência e permanente relevância de conteúdos produzidos são determinantes para criar a sua presença digital.
Por isso, as métricas só têm o efeito esperado se, a princípio, a sua empresa está seguindo um mapeamento preciso de conteúdos. Do contrário, como o seu marketing de conteúdo vai gerar resultados?
Inclusive, vale observar que esse é o motivo principal para que o marketing digital seja uma estratégia de médio prazo: constância. Sem isso, o monitoramento é falho, bem como os resultados acumulados.
Atenção às tendências
Por fim, lembre-se que o planejamento e implementação de ações de marketing são ações incessantes. Para tanto, sua empresa — e os seus colaboradores ou profissionais terceirizados — devem manter um olhar atento ao mercado.
Isso significa que a concorrência deve ser monitorada continuamente, bem como as novidades do setor, permitindo que você gere mais assertividade nas suas ações.
Sem falar no principal: nunca aceite uma ação como definitiva. Ajustar, modificar e inovar são palavras essenciais para o planejamento e implementação de ações de marketing. Com isso muito bem definido no dia a dia da sua empresa, fica mais fácil alcançar os resultados desejados e, quem sabe, ultrapassá-los.
Quer saber, agora, quais outras estratégias você pode envolver no dia a dia da sua marca? Então, aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book que explica como o Marketing industrial pode ajudar a gerar novas vendas.
0 comentários