Planejamento digital: 5 dicas do que não pode faltar na sua empresa

por | abr 4, 2018 | 0 Comentários

Muito se diz a respeito do sucesso do marketing digital e outras ações estratégicas que contemplem o uso de ferramentas online e tendências do marketing digital. Acontece que, sem o devido planejamento digital, os resultados tardam em surgir ou sequer aparecem.

Daí a relevância em compreender o que você busca com tais campanhas, com quem vai dialogar e, qual será o percurso trilhado até alcançar os tão desejados resultados. Algo que, ao longo deste post, nós vamos conferir passo a passo.

Acompanhe-nos nesta breve leitura e confira as dicas de planejamento digital que não podem faltar na sua empresa.

1. Identifique quem são os seus Leads Qualificados

Seja por meio de ações de marketing integrado ou apenas na primeira etapa do seu planejamento digital, você saberia dizer com quem a sua empresa está interagindo? Pois esses são os leads qualificados que podem se transformar, de fato, em clientes de sua marca.

 Faça um bom planejamento digital com o inbound marketing - Agência Labra

Definir o público-alvo de suas estratégias, portanto, é uma etapa essencial para compor o planejamento digital de sua empresa. Em seguida, fica mais fácil compreender como impactá-lo — algo que pode ser desenvolvido por meio de diferentes ações, como:

  • Produção de conteúdo focado em soluções para as principais questões de sua audiência;
  • Concursos que ajudem a conhecer melhor o perfil do público e a interagir com ele;
  • Demonstrações dos seus produtos ou serviços, que permitam a eles essa aproximação do que você tem a oferecer;
  • Consultoria gratuita, como um primeiro contato do público com a autoridade que você tem desenvolvido no mercado.

2. Um planejamento digital que contemple a migração para o mobile

Não adianta só imaginar um planejamento digital e respectivas ações que sejam consumidas apenas no computador. O público mais acessa a internet via dispositivos mobile, hoje em dia, e é de suma relevância que você perceba isso e, trabalhe suas ações para que essa experiência seja potencializada.

E isso vale para todas as frentes: desde o seu site, que deve ser responsivo, à produção de conteúdo mencionada no tópico anterior. Se o público usa o smartphone ou tablet para se conectar, por que não privilegiar essa experiência ao máximo?

3. O foco em ser referência no seu ramo de atuação

Seja por meio do impacto das mídias sociais ou mesmo com a produção de conteúdo em outras plataformas, você deve pensar em uma coisa: sua presença digital deve ser relevante.

E isso se traduz em ser uma referência no seu ramo — uma autoridade no assunto —, para que o público-alvo procure primeiro por você, diante de novas necessidades que você já supriu.

Para se tornar referência no ramo em que atua, é preciso produzir conteúdos ricos e relevantes, levando em conta a persona traçada e, distribuída ao longo do funil de vendas.

4. Otimize o funil de vendas

Segmentar mais para alcançar um público cada vez mais qualificado. O marketing digital trabalha com esse conceito e, por meio dele, você se relaciona melhor com a sua audiência. Para isso, é importante otimizar cada etapa do funil de vendas, sendo:

  • Topo de funil: oportunidade de aumentar o número de visitantes e transformá-los em Leads;
  • Meio de funil: trabalhar com a conversão de Leads por meio de novas oportunidades;
  • Fundo de funil: guiar o consumidor para a etapa de venda.

5. Tenha metas e métricas

No planejamento digital de sua empresa, não podem faltar metas, como mencionamos no início do artigo, mas as métricas são igualmente importantes. Afinal de contas, são elas que ajudam na análise e, avaliação do que tem trazido resultados e do que pode ser replanejado.

É por meio delas que você descobre quais postagens nas redes sociais rendem mais interações, quais páginas do seu site recebem mais visitas e quais campanhas garantiram mais Leads, entre outras possibilidades.

Com essas dicas, você já tem um bom norteamento sobre como iniciar e, colocar em prática o planejamento digital de sua empresa. Mas isso não é tudo: é fundamental saber também como montar um bom plano de marketing — e para saber como fazê-lo, é só conferir o nosso artigo sobre o assunto!

 

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