Planejamento de Marketing: como elaborar e acompanhar

por | dez 16, 2019

Um bom planejamento de marketing é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Esse planejamento tem como principal função controlar os custos dos investimentos e garantir que cada tarefa seja cumprida e metrificada.

Por isso, é importante que cada ação do seu planejamento de marketing seja mensurável e esteja dentro do orçamento estipulado para marketing em sua empresa.

O planejamento ou plano de marketing, ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser extenso. Porém, é importante acompanhar e seguir a estratégia para que o operador do projeto ou empreendedor de negócios, consiga entender e registrar se as ações de marketing deram ou não certo.

O plano de marketing consiste em 3 grandes etapas, que são: planejamento, implementação e avaliação. Vamos lá?

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

1ª Etapa: Planejamento:

É nesta etapa que se inicia o planejamento de marketing. Aqui, você irá definir o seu negócio. Como por exemplo, onde está a sua empresa e onde pretende chegar? Para poder responder esta pergunta você precisa primeiro:

1.1 Sumário executivo: Fazer um Sumário Executivo, que nada mais é do que um resumo do seu plano de marketing. Neste resumo deve constar quais são as principais características do seu negócio.

Exemplo: a situação presente da sua empresa, os objetivos e estratégias que você pretende alcançar e, quais serão os esforços necessários. Este sumário deve estar no início do plano de marketing, mas por se tratar de um resumo, deverá ser escrito depois que o plano estiver pronto.

1.2 Análise de ambiente: Este é definitivamente o primeiro passo do seu plano de marketing. A análise de ambientes consiste em você identificar as principais consequências, as positivas ou negativas do seu negócio. Nesta etapa você avalia:

Ambientes externos (oportunidades e ameaças): Neste momento você relaciona alguns fatores externos que podem impactar nos objetivos e metas da sua empresa, tais como:

  • Fatores econômicos;
  • Sócio-culturais;
  • Fatores políticos/legais.

Os ambientes internos: nesta etapa você avalia os fatores internos (forças e fraquezas), ou seja, o que a sua empresa tem de força ou fraqueza perante as oportunidades e ameaças de mercado.

Para fazer essa análise, os fatores a serem considerados são: 

  • Fatores tecnológicos;
  • Concorrência;
  • Fatores internos.

Para finalizar esta etapa do Planejamento de Marketing, é necessário você juntar os dados e entender como está o cenário da sua empresa no mercado em que está inserida. 

1.3 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO:  Definir o seu público-alvo nada mais é, do que segmentar o seu público. Ou seja, entender para quem você vende/ou presta serviço.

O mercado é composto por um público amplo com diferentes necessidades, hábitos e desejos. E, para entender o seu público-alvo, você deve dividir e agrupar os consumidores nos seguintes fatores:

Geográficos: Qual é a região, cidade ou país que você vai atender? Aqui você compreende o tamanho do seu potencial de mercado.

Demográficos: Separa seu público da seguinte forma: 

  • Pessoa Física: por faixa etária, sexo, profissão, renda, idade e educação; 
  • Pessoa Jurídica: ramos de atividade, serviços e produtos oferecidos, número de empregados, entre outros.

Psicográficos: Que estilo de vida seus clientes costumam ter? e suas atitudes? aqui você responde a essas perguntas.

Comportamentais: Os fatores comportamentais são por exemplo, hábitos de consumo, o que costumam comprar, qual a frequência, onde busca informação, quais são os principais estímulos de compras e, entre outros.

1.4 POSICIONAMENTO DE MERCADO:

Aqui você define como quer ser visto pelo seu público. O que você quer transmitir ao seu cliente, quando o cliente vê o seu negócio? Isso deve estar claro e muito bem definido para que seus clientes e concorrentes consigam enxergar e entender a principal vantagem de ir até a sua empresa e não até o concorrente.

1.5 DEFINIÇÃO DA MARCA:

A marca é o rosto da sua empresa, a identidade que ela passa e a imagem que ela transmite. Dentro do Planejamento de Marketing ela é muito importante, pois é através dela fundamentais antes de você definir a sua marca.

Com elas é possível você entender onde você está, e com o conhecimento do público-alvo e mercado, você consegue definir como você quer ser visto.

A marca deve transmitir o que é o seu negócio e que mensagem você quer passar para seus clientes. Aconselhamos também a ficar atento ao criar a sua logomarca, para que ela seja atemporal e que fique de acordo com o posicionamento de mercado que você definiu anteriormente.

1.6 DEFINA SEUS OBJETIVOS E METAS:

O que é um Planejamento de Marketing sem objetivos e metas? Aqui você define quais os resultados que você quer alcançar nos próximos meses ou ano.

É importante definir objetivos claros e metas mensuráveis para seu negócio. Lembre-se de se basear sempre na missão e valores da sua empresa.

1.7 DEFININDO AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING:

Para que o planejamento de marketing aconteça, é essencial você definir estratégias de marketing. Com a estratégia de marketing, você define como a sua empresa alcançará seus objetivos e, as metas citadas anteriormente.

Para que isso seja compreendido, é interessante que alguns compostos de marketing — produto, preço, praça, promoção e pessoas — estejam alinhados. Vamos falar um pouco sobre eles para que você possa entender:

Produto: O produto pode ser um bem tangível (produto) ou intangível (serviço). É o que você oferece ao seu cliente, seu diferencial de mercado, suas principais característica e, entre outros. 

Preço: O preço é o que define quanto que vale o seu produto ou serviço perante ao seu consumidor. O seu preço deve pagar os custos do seu produto ou serviço e você necessita entender se seu público-alvo está disposto a pagar por isso.

Praça: Aqui, significa como e onde você colocará o produto ou serviço a disposição do seu cliente. Deve ser definido a localização, estrutura adequada, e canais de distribuição do seu produto. Caso seja serviço, você faz essa análise perante ao seus fornecedores.

Promoção: A promoção é como você vai ofertar seu produto ou serviço. Tem como principal objetivo informar os clientes sobre sua existência, bem como suas principais vantagens. Na promoção você também deve informar onde o cliente pode encontrar seus produtos ou serviços.

Pessoas: Os colaboradores e pessoas que auxiliam no seu negócio são essenciais para o sucesso da sua empresa. Elas serão responsáveis por um atendimento de qualidade ou não. Bem como encarregadas pela qualidade do serviço prestado. Portanto, são peças fundamentais a serem avaliadas nesta etapa do planejamento de marketing.

2ª Etapa: Implementação do Plano de Marketing

Agora que você já entendeu o que precisa estruturar no planejamento de marketing da sua empresa, é hora de colocar a mão na massa, vamos lá?

A implementação do plano de marketing é etapa que define como você irá executar as ações e estratégias definidas no seu planejamento de marketing, para daí sim, poder alcançar seus objetivos.

Para isso, é necessário montar um Plano de Ação composto por:

2.1 Ações (o que)

Liste as atividades específicas que você deseja desempenhar.

2.2 Período (quando)

Defina um prazo para cada tarefa/atividade.

2.3  Como

Defina como você executa cada atividade. De preferência em sequência e em ordem de prioridade.

2.4 Responsável (Quem)

Liste aqui quem será responsável por cada tarefa. É importante avaliar quem é o mais indicado para esta atividade.

2.5 Custo (Quanto)

Defina quais serão os custos para realizar cada ação. É importante que a sua empresa defina uma % a partir do faturamento total para os investimentos em marketing. A partir deste valor você consegue distribuir melhor a verba dentro das suas ações e não extrapolar a quantidade.

3ª Etapa- Hora de avaliar e controlar

Agora é hora de avaliar o seu plano e controlar. O planejamento de marketing é importante para você entender se o que você planejou está sendo executado de forma correta e atingindo os seus objetivos.

Nesta etapa, você consegue entender se conseguiu realizar o que planejou e, o que falta para chegar até lá. Com esta avaliação você pode tomar ações corretivas e de melhorias durante o período, gerindo sua empresa com passos firmes.

Finalizamos as principais etapas de um Plano de Marketing. Com essa estrutura é possível você direcionar a sua empresa de forma sustentável e consciente das consequências mercadológicas.

Podendo assim, minimizar riscos e definir ações que são de extrema importância para a sua empresa se destacar no mercado. Além disso, é importante que você revise seu plano de marketing para acompanhar as mudanças de mercado e tomar novas ações.

[e-Book] Buyer Persona Guia completo para jornada de compra | Baixar grátis | Agência Labra

Nós da Agência LABRA, dispomos de profissionais capacitados para auxiliar a sua equipe de marketing a realizar de forma efetiva o Planejamento de Marketing que a sua empresa definiu. Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar você a alavancar o seu negócio.

 

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Indústria 4.0: como a realidade aumentada e a inteligência artificial podem transformar a sua indústria em 4.0

A indústria 4.0 está aí e, neste post, vamos apresentar para você os grandes diferenciais da realidade aumentada e da inteligência artificial nesse processo!

O-impacto-da-transformação-digital-para-o-setor-automotivo

O impacto da transformação digital para o setor automotivo

Quer melhorar os resultados da sua empresa, do setor automotivo? Confira, aqui, o quanto a transformação digital pode impactar no seu desenvolvimento!

Copywriting: a importância na produção de conteúdos no blog

Copywriting e produção de conteúdo são conceitos diferentes, mas ambos de grande impacto em suas ações digitais. Conheça, aqui, como usá-los com sucesso!

Saiba porque investir em Marketing de Conteúdo em pequenas empresas

O marketing de conteúdo é uma realidade consolidada com resultados para empresas de todos os segmentos e portes. Descubra, aqui, porquê!

O-novo-marketing-4.0-para-melhorar-a-prospecção-e-vendas

O novo marketing 4.0: para melhorar a prospecção e vendas

Muito se fala a respeito do marketing 4.0, mas poucos falam sobre suas aplicações na prospecção e vendas. Descubra como usá-lo em benefício de sua marca!

Marketing-de-conteúdo-Saiba-como-utilizar-o-conteúdo-para-alavancar-suas-vendas

Marketing de conteúdo: Saiba como utilizar o conteúdo para alavancar suas vendas

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para gerar presença digital e aproximar a sua marca do seu público-alvo. Confira aqui como usá-lo!

Como-criar-valor-para-o-seu-cliente

Como criar valor para o seu cliente

Tem se tornado popular a relevância em criar valor para o seu cliente. Afinal, é uma necessidade misturada à preocupação em se diferenciar no mercado, já que o consumidor está cada vez mais no centro das atenções dos empreendedores. Podemos perceber isso no cuidado em...
Home office: dicas para ser mais produtivo

Home Office: dicas importantes para você otimizar o seu tempo e ser produtivo

Em tempos de coronavírus, o trabalho home office tem sido uma boa alternativa para empresas e profissionais liberais evitarem o convívio social direto e, consequentemente, reduzirem a velocidade de contágio da pandemia. Por outro lado, essa prática de trabalhar em...
Estratégias-de-Marketing-Industrial-que-dão-resultados

Estratégias de Marketing Industrial que dão resultados

O marketing industrial é uma realidade consolidada, mas muitos ainda se perguntam quais são as ações mais eficazes. Algo que veremos neste post. Confira!

Facebook-possibilita-que-os-usuários-identifiquem-as-FAKE-NEWS

Facebook possibilita que os usuários identifiquem as FAKE NEWS

Em um mundo onde as fake news competem com a relevância dos seus conteúdos, o Facebook trouxe uma importante novidade. Confira aqui!

0 comentários