Indústrias têxteis no Brasil: perspectivas para 2020

por | maio 11, 2020

Por conta das incertezas econômicas e de toda a crise humanitária causada pela recente pandemia, as perspectivas para 2020 das indústrias têxteis no Brasil ainda são incalculáveis.

No entanto, o que temos mensurado até o momento, são alguns desses impactos diretos da crise no setor e também bons exemplos de estratégias adotadas por algumas empresas nacionais, com o intuito de “driblarem” esse período de dificuldades.

Quer entender melhor até onde as indústrias têxteis foram impactadas pela pandemia e como o setor prevê uma possível retomada no futuro? Então, continue a leitura até o final e não se esqueça de tomar nota das dicas. Vamos lá!

Como foi o mercado para as indústrias têxteis nos últimos anos?

Até meados do ano passado, as perspectivas para 2020 nas indústrias têxteis do Brasil eram as mais otimistas, como bem destaca um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção — Abit. De acordo com o estudo, as previsões apontavam para uma retomada da produção nacional, assim como para o aumento da geração de empregos.

No mesmo ano, Fernando Pimentel, presidente da Abit, chegou a orientar os empreendedores a respeito das projeções otimistas para o setor:

“Os projetos para impulsionar o setor previstos para o ano que vem e a possibilidade de aprovação de reformas no campo tributário apontam para um ano de retomada da confiança e de emprego e equilíbrio das contas públicas”. 

Esse cenário realmente se consolidou! Segundo uma nova pesquisa da associação, as produções do setor cresceram 51% em novembro de 2019, em relação ao mesmo período em 2018.

Gráfico indústrias têxteis

Tudo apontava para uma excelente perspectiva para 2020 nas indústrias têxteis, até que o mundo inteiro foi pego de surpresa com a maior pandemia da história recente e as previsões mudaram de uma hora para outra.

Quais são os impactos da pandemia nas indústrias têxteis?

Talvez ainda seja cedo para mensurar, de fato, todos os impactos da pandemia nas indústrias têxteis no Brasil. No entanto, estimativas apontam que, pelo menos, 97% de todo o setor nacional já tenham sentido as consequências da crise.

Além disso, uma das principais perspectivas para 2020 nas indústrias têxteis era a de surgir novos estímulos para a obtenção de crédito. Porém, com o avanço da pandemia e com a reformulação emergencial dos planos econômicos do governo, especialistas do setor não acreditam mais nessa possibilidade, pelo menos em curto prazo.

Há previsões positivas para a indústria têxtil em 2020?

As perspectivas para 2020 nas indústrias têxteis podem não ser exatamente as mesmas previstas antes da pandemia, mas apesar de toda a crise, há sim uma luz no final do túnel.

A consultadora no Senai Cetiqt, Michelle de Souza, acredita que os impactos da pandemia no setor podem proporcionar uma nova revolução das tecnologias 4.0 nas indústrias têxteis, o que ajudaria a enxugar diversos custos e reduzir os riscos de paralisação por conta da doença.

Ela ainda reforça: “A ideia é ter tecnologia suficiente no parque produtivo, para que a direção não precise estar lá ‘full time’ (o tempo todo)”.

Além disso, as estratégias para enfrentar, ou até mesmo, reverter os impactos da pandemia nas indústrias têxteis não param por aí. Com a necessidade do isolamento social, muitos hábitos de consumo também têm se transformado durante este período e a participação online das empresas tem aumentado consideravelmente por conta disso.

Uma excelente oportunidade de adaptação ou reinvenção na abordagem e venda pela internet, como têm aproveitado diversos empreendimentos de diferentes setores.

Quais são os desafios para cumprir as perspectivas para 2020 nas indústrias têxteis?

Além de todos os desafios que já eram previstos para 2020, como a mudança de crédito, aumento das produções de algodão nas lavouras, otimização do comércio exterior e da geração de novos empregos, as indústrias têxteis têm mais uma etapa a vencer no ano: a de se reinventarem durante o período de pandemia.

E como isso pode ser feito? Como bem vimos ao longo do artigo, apesar da crise, oportunidades devem surgir e a necessidade de adaptação e inovação se faz mais do que necessária nesse momento de turbulência.

Entre todas as infinitas possibilidades, indiscutivelmente, a que mais se destaca é a de uma “revolução” tecnológica nas indústrias têxteis e isso deve começar agora.

Com isso, é imprescindível que os empreendimentos comecem a rever os seguintes fatores:

  • Investimento em novas tecnologias de gestão;

  • Automatização das linhas de produção;

  • Aumento da participação online não somente no e-commerce, mas em todas as áreas do marketing;

  • Reformulação das estratégias online (comunicação, vendas, inbound marketing etc.).

Em resumo, essas são algumas das novas perspectivas para 2020 nas indústrias têxteis no Brasil, tendo em vista toda a mudança recente nas previsões e expectativas de especialistas, por conta da inesperada pandemia de Coronavírus.

Porém, vale ressaltar que, apesar dos pesares, o setor têxtil tem pela frente algo muito além de um desafio, mas também se vê com uma grande oportunidade de se reinventar e sofrer uma verdadeira revolução 4.0.

Se você quer saber mais como cumprir todas essas perspectivas nas indústrias têxteis e começar essa nova “revolução” na prática, não deixe de ler também nosso próximo post e saiba tudo sobre o Marketing 4.0 aplicado ao setor de produção e como aumentar suas vendas com essas estratégias.

Conheça o case de sucesso da Haco, cliente da Agência Labra | Agência Labra

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Indústrias-têxteis-no-Brasil-perspectivas-para-2019

Indústrias têxteis no Brasil: perspectivas para 2019

O ano de 2018 pode não ter sido o melhor para as indústrias têxteis, mas o panorama está prestes a mudar para 2019. Isso porque a recente queda de 1,6% do setor, registrada no último ano, pode ser agraciada com um crescimento de 3% ao longo dos próximos 12 meses. Ou...
Indústria-40-principais-tendências-e-desafios-no-Brasil

Indústria 4.0: principais tendências e desafios no Brasil

Desde as primeiras revoluções industriais, a sociedade tem se adaptado às transformações de grande impacto que permitiram mais produtividade, com o uso reduzido de recursos, e em gradativo aumento no nível de excelência nos serviços prestados. Agora, com os ecos de...
Landing-Page-Para-que-serve-e-que-resultados-ela-me-traz

Landing Page: Para que serve e que resultados ela traz!

Se você está investindo agora em Marketing Digital, já deve ter ouvido termos que não fazem muito sentido ou aplicação na realidade industrial, não é mesmo? Entre os principais, podemos citar a landing page — também conhecida como página de conversão —, que é uma das...
Método-PDCA-o-que-é-e-como-aplicar-em-sua-empresa

Método PDCA: o que é, e como aplicar em sua empresa

Bastante usado para a resolução de problemas — até mesmo aqueles ainda não identificados — o método PDCA pode ser um marco para você. Aprenda como!

motivos para investir em marketing digital para indústrias

10 motivos para investir em marketing digital para indústrias

As estratégias de marketing mudam o futuro da empresa. Mas se você possui uma indústria, o marketing digital para indústrias é sua melhor opção!

Métrica-de-vaidade-saiba-o-que-são-e-como-observar-nas-estratégias-de-marketing

Métricas de vaidade: saiba o que são e como observar nas estratégias de marketing

A métrica de vaidade é aquela que não impacta verdadeiramente em resultados para a empresa, — embora, fique bonita na foto. Aprenda, aqui, a identificá-las!

Marketing-de-Conteúdo-na-indústria--saiba-quais-são-as-maiores-dificuldades

Marketing de Conteúdo na indústria: saiba quais são as maiores dificuldades

Quer saber como investir no marketing de conteúdo na indústria? Conheça os principais desafios a serem enfrentados, para saber como lidar com cada um deles!

Marketing-digital-nas-indústrias-entenda-por-que-o--envolvimento-com-engenheiros-é-importante

Marketing digital nas indústrias: entenda a importância do envolvimento com engenheiros

Estamos vivendo a era da indústria 4.0: Uma nova revolução do setor, agora amparada pelo advento tecnológico e digital. Acontece que um nicho tão distinto assim, também necessita de uma qualificação à altura. E, quando falamos do marketing digital nas indústrias,...
Evento-de-Inbound-Marketing-promovido-pela-agência-LABRA

Evento de Inbound Marketing promovido pela agência LABRA

Caso você acompanhe o nosso blog, já deve ter percebido que defendemos, com unhas e dentes, os resultados que a sua empresa — do ramo industrial ou não — pode obter por meio de uma estratégia bem planejada de marketing digital, não é mesmo? Caso seja a sua primeira...
Benefícios-do-marketing-terceirizado-para-facilitar-e-otimizar--sua-empresa

Benefícios do marketing terceirizado para facilitar sua empresa

O marketing terceirizado é uma maneira prática, rápida e acessível de impulsionar o seu negócio e gerar presença digital de qualidade. Confira!

0 comentários

Pin It on Pinterest

Share This