Newsletter: comunicação assertiva para indústria

por | jan 22, 2021 | 0 Comentários

Voiced by Amazon Polly

Em estratégias de marketing de conteúdo a newsletter é um dos formatos mais importantes. É usada para divulgar notícias, artigos e lançamentos da indústria para os clientes. 

É usada para divulgar resumos semanais dos conteúdos publicados no blog da empresa — nesse caso, cada artigo listado exibe um resumo, estimulando o leitor a seguir para o conteúdo completo, o que direciona tráfego para o site. 

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir explicaremos por que a newsletter é tão importante para a estratégia de negócios da sua empresa e quais são as características. Acompanhe!

Qual é a importância da newsletter?

Ao produzir newsletters com conteúdo útil e relevante, a indústria se torna autoridade no campo de atuação. Se você produz utensílios para cozinhas, por exemplo, criar posts sobre gastronomia pode tornar o blog popular e referenciar as futuras escolhas dos clientes. 

Além disso, o formato promove a fidelização dos consumidores e cria identificação com a marca, o que conquista a confiança do público. 

A newsletter deve ser enviada com qual periodicidade?

Para que a sua estratégia de marketing de conteúdo tenha sucesso, a periodicidade de envio de uma newsletter deve ser bem definida. Isso cria relacionamento entre a marca e os clientes, que se habituam a receber notícias e conteúdos relevantes. 

Claro, não existe uma regra quando o assunto é periodicidade, no entanto, o ideal é enviar o e-mail uma vez por semana ou a cada quinze dias. Algumas marcas oferecem diferentes opções, nesse caso o cliente pode escolher entre receber o boletim diariamente, semanalmente ou a cada duas semanas.

Quais informações a newsletter deve conter?

A newsletter é o canal de comunicação ideal para divulgar lançamentos de produtos, promoções e notícias institucionais. Além disso, é usada para a nutrição de leads, pois garante que os interessados recebam informações que os permitam avançar na jornada de compras.

Vale observar que os clientes podem acessar a newsletter por outros canais como blog, Instagram e YouTube, ferramentas divulgar as últimas novidades da indústria. 

Como criar uma boa newsletter?

É possível criar diferentes tipos de newsletter, a escolha dependerá da estratégia de marketing de conteúdo de cada empresa. No entanto, para atrair leads e produzir peças eficazes os seguintes pontos devem ser considerados:

1. Produza conteúdo relevante

A newsletter não deve divulgar apenas promoções e lançamentos de produtos, o que pode fazer com que os clientes percam o interesse ou marquem o e-mail como spam.

Newsletter - conteúdo relevante

Para despertar o interesse, o formato deve oferecer conteúdo relevante e de qualidade, esclarecer as dúvidas dos clientes e mostrar que a empresa tem interesse em informar detalhes relevantes sobre lançamentos. Cultivar esse relacionamento de confiança pode garantir que o cliente compre com frequência os produtos. 

2. Aposte em bons templates que chamem a atenção do cliente

A newsletter deve ter um template simples, exibir cores agradáveis e pouco chamativas. Também não se deve exagerar no uso de imagens, pois elas fazem com que o e-mail demore a carregar, comprometendo o engajamento da sua estratégia. Vale observar, ainda, que as imagens devem ilustrar o texto e não protagonizar o conteúdo.

Além de se preocupar com o conteúdo do e-mail é preciso garantir que o seu lead irá abri-lo. Para isso, use chamadas que despertem a curiosidade, seja mostrando algo inesperado, novo ou engraçado. 

3. Crie conteúdos intimistas

O newsletter cria a oportunidade de mostrar a personalidade da marca, ajudando a diferenciá-la dos concorrentes. E assim, como conhecer pessoas no mundo real, quanto mais elas conhecem a empresa, mais confiança e lealdade sentirão em relação a ela.

Para gerar intimidade, a linguagem deve ser simples, informal e tratar o lead como um amigo. Isso fará com que ele se identifique com a empresa e passe a considerá-la como a melhor opção de compra. 

4. Produza um conteúdo escaneável

O ideal é que as informações da newsletter sejam bem organizadas e os pontos mais importantes estejam em destaque. Ao listar os conteúdos mais extensos, vale mostrar um resumo ou uma introdução junto ao link de acesso ao blog. Assim, o e-mail terá um visual mais limpo e atrativo. 

Essa organização permitirá descobrir quais conteúdos despertam o maior interesse dos clientes. 

5. Personalize o remetente

Newsletter - personalize o remetente

É importante inserir o nome da empresa no campo de remetente dos e-mails enviados. Isso fará o destinatário identificar a marca, o que, além de despertar o interesse, tornará a newsletter mais confiável. 

6. Não abuse dos envios

Para que uma estratégia de marketing de conteúdo seja eficiente, não bombardeie os clientes de promoções e informações sobre os produtos que você vende – os conteúdos que convertem devem responder às dúvidas dos leitores ou tratar de assuntos do seu interesse. 

Por isso, é importante conhecer o lead e criar personas, ou seja, perfis de clientes ideais da empresa. Isso é fundamental para o sucesso de toda estratégia de marketing digital. 

7. Fique atento às métricas

Newsletter - fique atento as métricas

Analisar as métricas de disparo da newsletter ajuda a avaliar o sucesso da estratégia de negócios da empresa. Dá para descobrir, por exemplo, quais horários geram mais cliques e quais assuntos despertam maior interesse. 

Observar essas métricas também permite ajustar o horário de envio e o conteúdo para um maior engajamento. Além disso, realizar testes A/B é fundamental para verificar quais templates e copy são os mais acessados pelos público.

Agora que você já sabe como criar newsletters que convertam, que tal aprender como conquistar novos clientes com marketing digital?

[e-book] Indústria 4.0 e os desafios do setor | Baixar Gratuitamente | Agência Labra

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Fique-por-dentro-das-principais-tendências-de-Marketing-Digital-para-2019

Fique por dentro das principais tendências de Marketing Digital para 2019

Tivemos, este ano, o RD Summit 2018, um evento que reuniu boa parte dos especialistas em marketing, bem como um amplo público interessado em conectar-se e entender as principais tendências de Marketing Digital para 2019. E, acredite, o evento foi um sucesso! A tarefa...
Estratégias-de-marketing-digital-para-empresas-automobilísticas

Estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas

Neste post vamos explorar a eficácia das estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas — e apontar ótimas ações para atrair e reter clientes!

A-importância-das-mídias-sociais-bem-estruturadas

A importância das mídias sociais bem estruturadas

Indispensáveis na comunicação e no relacionamento com os clientes, as mídias sociais devem ser usadas de maneira estratégica. Aprenda, com as nossas dicas!

Utilize-o-marketing-de-conteúdo-industrial-para-permitir-e-aumentar-as-vendas-da-sua-indústria

Utilize o marketing de conteúdo industrial para permitir e aumentar as vendas da sua indústria

O marketing de conteúdo já se mostrou uma estratégia consolidada, e não uma simples tendência de mercado. Naturalmente, era hora de avaliar o seu impacto positivo em outras áreas e segmentos. É o caso do uso do marketing digital para indústrias e, assim, aumentar as...
Estratégia de marketing para e-commerce

Saiba como aumentar as vendas no e-commerce com estratégias de marketing digital

Qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande no mercado nacional, precisa de estratégias específicas para alavancar as vendas e se destacar dentre os concorrentes.  Então, quando falamos de e-commerce, é fundamental que tenhamos em mente quais são os melhores...
Google-Meu-Negócio,-por-que-minha-empresa-deve-ter

Google Meu Negócio, por que minha empresa deve ter?

Frequentemente, novos recursos são lançados por grandes empresas da internet, como o Google. Estar atento a estas novidades é algo importante para manter o seu negócio atualizado e relevante na web. O Google Meu Negócio é um excelente exemplo. O recurso já está no ar...
Indústria-4.0-o-combustível-de-desenvolvimento-para-o-Brasil

Indústria 4.0: o combustível de desenvolvimento para o Brasil

Aqui, em nosso blog, já foi discutido amplamente o quanto a indústria 4.0 não se refere a uma tendência passageira para o setor, mas uma verdadeira revolução global. Com o mesmo impacto, inclusive, das últimas revoluções industriais. O ponto de convergência para o...
Descubra-quem-está-baixando-o-seu-catálogo-online

Descubra quem está baixando o seu catálogo online!

Não é segredo que as estratégias de marketing digital são cada vez mais assertivas e direcionadas, exclusivamente, para o perfil do seu público-alvo. Assim, desde a construção do seu site institucional às estratégias planejadas para atrair mais clientes, existem...
5-pontos-fundamentais-em-uma-estratégia-de-Marketing-Industrial

5 pontos fundamentais em uma estratégia de Marketing Industrial

O marketing industrial é um exemplo claro de que, ainda que as técnicas de marketing estejam mais acessíveis e populares, algumas etapas do processo devem ser pensadas exclusivamente nesse setor tão importante. Afinal, a interação do público com os empreendedores...
Marketing-Tradicional-vs-Marketing-Digital-O-que-é-cada-um-e-seus-custos

Marketing Tradicional vs Marketing Digital: O que é cada um e seus custos

Marketing tradicional ou marketing digital? Ou ambos? Saber os diferenciais de cada e o que suas respectivas estratégias podem agregar ao negócio pode até confundir o empreendedor. No entanto, basta uma conceituação rápida e os dois tipos de marketing logo se revelam...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *