Quando metas e objetivos ficam longe de serem alcançados, o desespero pode bater à porta e a estratégia é prontamente abandonada. Mas, assim como o employer branding é uma filosofia aplicada em médio e longo prazo, a implementação do método PDCA pode ajudar a compreender os motivos para isso, permitindo uma análise estratégica mais eficaz.
E, neste post, vamos entender o que é o método PDCA, como aplicá-lo e entender as vantagens desse modelo de negócio que visa a resolução de problemas. Confira!
O que é o método PDCA?
Trata-se de um método de gestão focado na resolução de problemas. No caso do exemplo de metas acima citado, isso significaria a identificação do problema que dificulta o cumprimento da meta atingida. E, embora seja uma tendência no mercado, o PDCA já é aplicado desde a primeira metade do século 17.
Idealizado inicialmente por Descartes, em 1637, o método PDCA ganhou forma algumas décadas depois com William Edwards Deming e, desde então, foi aprimorado até chegar ao modelo atual, dividido em 4 etapas:
- Planejamento;
- Execução (ou “Do”, em inglês);
- Controle;
- Ação.
Ou seja: para o planejamento digital da empresa, você pode aplicá-lo a fim de encontrar resoluções para o conflito enfrentado para almejar o sucesso de suas ações estratégicas. Vamos ver como — e quando — fazer isso?
Quando e como aplicar o método PDCA?
O método PDCA tem sido amplamente considerado para um planejamento da qualidade, definir padrões para atingir metas e melhorar processos. Essa configuração, no entanto, passa por etapas distintas:
Identificação do problema
Tudo tem início com a avaliação do que não tem funcionado, e o quanto esse problema impacta a empresa. Com isso, sua equipe consegue avaliar uma meta para solucionar o obstáculo.
Análise do problema e do processo
Aqui, a meta é segmentada para que o problema seja minuciosamente diagnosticado. Isso facilita o trabalho e permite uma visão compactada para, então, avaliar a situação como um todo. Em seguida, é hora de priorizar as atuações de resolução. Faça um brainstorming, aponte as possíveis causas para o problema e liste as ações a serem realizadas.
Plano de Ação
Agora, você já identificou o problema e tem um planejamento em mãos. falta estabelecer o plano de ação para colocar em prática as ideias reunidas. Atenção ao que seja executável, impactante e de baixo custo. Assim, as medidas são rapidamente implementadas.
Monitoramento
Por fim, o método PDCA deve ser continuamente monitorado para que os resultados obtidos sejam reavaliados. Estando de acordo com as projeções, a implementação pode seguir adiante. Caso esteja aquém ao esperado, é hora de retomar os passos previamente cumpridos para analisar eventuais ajustes na estratégia.
Perceba o quanto isso se aproxima bastante de todo o procedimento percorrido para colocar em ação as estratégias de conteúdo: o planejamento, o plano de ação e o monitoramento. São questões que devem ser avaliadas e cujo passo a passo já faz parte de sua rotina.
Por isso, ainda que o método PDCA não faça parte ainda das estruturas de planejamento do seu negócio, o seu DNA já está presente em outras ações estratégicas aplicadas em sua empresa.
E, para obter um resultado ainda mais satisfatório, inspire-se também em nossas dicas sobre como realizar um plano de marketing para o seu empreendimento!
0 comentários