Método PDCA: o que é, e como aplicar em sua empresa

por | Maio 16, 2018 | 0 Comentários

Quando metas e objetivos ficam longe de serem alcançados, o desespero pode bater à porta e a estratégia é prontamente abandonada. Mas, assim como o employer branding é uma filosofia aplicada em médio e longo prazo, a implementação do método PDCA pode ajudar a compreender os motivos para isso, permitindo uma análise estratégica mais eficaz.

E, neste post, vamos entender o que é o método PDCA, como aplicá-lo e entender as vantagens desse modelo de negócio que visa a resolução de problemas. Confira!

O que é o método PDCA?

Trata-se de um método de gestão focado na resolução de problemas. No caso do exemplo de metas acima citado, isso significaria a identificação do problema que dificulta o cumprimento da meta atingida. E, embora seja uma tendência no mercado, o PDCA já é aplicado desde a primeira metade do século 17.

Idealizado inicialmente por Descartes, em 1637, o método PDCA ganhou forma algumas décadas depois com William Edwards Deming e, desde então, foi aprimorado até chegar ao modelo atual, dividido em 4 etapas:

  • Planejamento;
  • Execução (ou “Do”, em inglês);
  • Controle;
  • Ação.

Ou seja: para o planejamento digital da empresa, você pode aplicá-lo a fim de encontrar resoluções para o conflito enfrentado para almejar o sucesso de suas ações estratégicas. Vamos ver como — e quando — fazer isso?

Quando e como aplicar o método PDCA?

O método PDCA tem sido amplamente considerado para um planejamento da qualidade, definir padrões para atingir metas e melhorar processos. Essa configuração, no entanto, passa por etapas distintas:

Identificação do problema

Tudo tem início com a avaliação do que não tem funcionado, e o quanto esse problema impacta a empresa. Com isso, sua equipe consegue avaliar uma meta para solucionar o obstáculo.

Análise do problema e do processo

Aqui, a meta é segmentada para que o problema seja minuciosamente diagnosticado. Isso facilita o trabalho e permite uma visão compactada para, então, avaliar a situação como um todo. Em seguida, é hora de priorizar as atuações de resolução. Faça um brainstorming, aponte as possíveis causas para o problema e liste as ações a serem realizadas.

Plano de Ação

Agora, você já identificou o problema e tem um planejamento em mãos. falta estabelecer o plano de ação para colocar em prática as ideias reunidas. Atenção ao que seja executável, impactante e de baixo custo. Assim, as medidas são rapidamente implementadas.

Monitoramento

Por fim, o método PDCA deve ser continuamente monitorado para que os resultados obtidos sejam reavaliados. Estando de acordo com as projeções, a implementação pode seguir adiante. Caso esteja aquém ao esperado, é hora de retomar os passos previamente cumpridos para analisar eventuais ajustes na estratégia.

Perceba o quanto isso se aproxima bastante de todo o procedimento percorrido para colocar em ação as estratégias de conteúdo: o planejamento, o plano de ação e o monitoramento. São questões que devem ser avaliadas e cujo passo a passo já faz parte de sua rotina.

Por isso, ainda que o método PDCA não faça parte ainda das estruturas de planejamento do seu negócio, o seu DNA já está presente em outras ações estratégicas aplicadas em sua empresa.

E, para obter um resultado ainda mais satisfatório, inspire-se também em nossas dicas sobre como realizar um plano de marketing para o seu empreendimento!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Saiba-como-vender-mais-otimizando-seu-funil-de-vendas

Saiba como vender mais otimizando seu funil de vendas

Em um plano de marketing não pode faltar a elaboração de um bom funil de vendas. Afinal, é por meio dele que as empresas conseguem apostar na geração de leads de maneira eficaz, alinhando-se precisamente às necessidades e objetivos do seu público-alvo. Por isso,...
indústria alimentícia - na imagem uma mão segura um tablet e outra está posta para escolher algum item para compra on-line de alimentos

Tendências de mercado para a indústria alimentícia para 2021

Nos últimos anos, a mudança nos hábitos alimentares dos consumidores causou alterações na indústria de alimentos. Além de consumirem mais produtos orgânicos e saudáveis, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, as pessoas passaram a comprar mais itens online. ...
cores para logotipo

O significado das cores para logotipo e como escolhê-las!

Você que trabalha na área de marketing, sabe o quanto é importante o significado das cores para logotipo, não é verdade? Marcas como Adidas, Volkswagen, Coca-Cola tiveram bons motivos para escolher as cores.  No entanto, para você criar um logo impactante como os das...
Buyer-persona-o-que-são-e-como-criá-las

Buyer persona: o que são e como criá-las

Você sabe qual é a importância da buyer persona? Confira conosco, o poder de segmentação dela para as suas campanhas — e algumas dicas para criá-la!

Erros-que-provavelmente-voce-esta-cometendo-no-marketing-digital

Marketing digital: erros que provavelmente você está cometendo

Marketing digital é uma estratégia contínua, e que deve ser personalizada de acordo com os seus objetivos. No entanto, existem erros a serem evitados. Confira!

Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...
Qual-o-retorno-que-sua-agência-de-Marketing-traz-para-você

Qual o retorno que sua Agência de Marketing traz para você?

As empresas estão investindo mais em marketing digital, hoje em dia. E o motivo principal disso é facilmente explicado: a internet se tornou uma porta de acesso e interação entre empreendedores e consumidores. Sem falar que são estratégias mais econômicas do que as...
Indústrias-têxteis-no-Brasil-perspectivas-para-2019

Indústrias têxteis no Brasil: perspectivas para 2019

O ano de 2018 pode não ter sido o melhor para as indústrias têxteis, mas o panorama está prestes a mudar para 2019. Isso porque a recente queda de 1,6% do setor, registrada no último ano, pode ser agraciada com um crescimento de 3% ao longo dos próximos 12 meses. Ou...
Marketing no whatsapp: como utilizar para captar clientes

Marketing no WhatsApp: como utilizar o aplicativo para captar clientes

O WhatsApp é um aplicativo poderoso, que aumenta a visibilidade das marcas, automatiza a comunicação e mantém o fluxo de trabalho sempre organizado. Além disso, é uma ferramenta fácil e gratuita, ou seja, não é preciso investimento extra. Mas você já pensou em fazer...
dicas-para-medir-melhor-suas-acoes-de-marketing-digital

4 dicas para medir melhor suas ações de marketing digital

Quer saber como suas ações de marketing digital podem melhorar continuamente? Neste post, trouxemos algumas dicas fundamentais para isso. Confira!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *