Marketing Tradicional vs Marketing Digital: O que é cada um e seus custos

por | out 27, 2017 | 0 Comentários

Marketing tradicional ou marketing digital? Ou ambos? Saber os diferenciais de cada e o que suas respectivas estratégias podem agregar ao negócio pode até confundir o empreendedor.

No entanto, basta uma conceituação rápida e os dois tipos de marketing logo se revelam de fácil compreensão. Sem falar em uma ajudinha nossa: afinal, ao longo deste post vamos estabelecer as características do marketing tradicional e de sua versão digital.

Confira, e entenda as diferença entre os conceitos, as vantagens de cada um e os seus preços!

O que é e os benefícios do marketing tradicional?

Ainda bastante enraizado em nossa sociedade — evidenciando sua relevância —, o marketing tradicional faz parte do dia a dia. Ele está nos anúncios da TV, do rádio, na mídia impressa, revistas e nos catálogos e folders, entre outros materiais.

Sua entrega e alcance são imensos. Além disso, suas estratégias alcançam o consumidor inserido em seu dia a dia, o que também pode despertar ótimas oportunidades de negócio.

Acontece que o modelo, embora atinja um número elevado de pessoas, não possui grande eficácia na segmentação de públicos.

Com isso, das milhões de pessoas que podem assistir a um anúncio na TV, poucas delas vão demonstrar verdadeiro interesse na campanha.

O que é e quais os benefícios do marketing digital?

O marketing digital, por sua vez, tem alcançado um patamar revolucionário nas estratégias de atração e fidelização do consumidor. Isso porque ele é, praticamente, uma campanha de alta personalização e segmentação.

Consequentemente, as campanhas podem alcançar um número menor de pessoas — em comparação ao marketing tradicional. A diferença é que elas possuem mais possibilidades de despertar o interesse do público-alvo de sua marca.

É possível, por exemplo, atingir um público diferenciado por meio de características diversas, como:

  • Gênero;
  • Localização;
  • Idade;
  • Interesses — pessoais ou profissionais.

Vale observar, ainda, na diversidade de conteúdos que pode alcançar o público. As postagens em blogs corporativos são comuns, mas as redes sociais, o próprio site institucional e a produção de conteúdo multimídia se destacam nesse modelo de marketing.

Outro aspecto interessante é o retorno que o marketing digital traz. Com ferramentas tecnológicas, com o Google Analytics, é possível mensurar em tempo real a performance de suas campanhas. Como resultado, ajustes podem ser feitos rapidamente para otimizar ainda mais o investimento.

Qual tipo de marketing é a melhor opção?

Ambos são recomendados. Cada campanha deve ser pensada de maneira que o seu público-alvo seja impactado. Existem casos que o marketing digital pode ser a melhor escolha, enquanto, em outras, a combinação de estratégias pode ser determinante para o sucesso.

Inclusive, um estudo da Universidade de Bangor aponta que o material físico de marketing tem significado “real” para o cérebro. Ou seja: pode envolver melhor emocionalmente.

Já o marketing digital possui uma interessante relação com o seu consumidor: ele atinge os hábitos de consumo dessa pessoa, apontando soluções e antecipando demandas. Possui objetividade e praticidade para criar e nutrir o relacionamento qualitativo com o público.

Qual é o custo de cada um?

É inegável que uma campanha na TV, por exemplo, possui um custo elevadíssimo, se comparado à contratação de uma agência especializada em marketing digital.

Aqui, a versão virtual merece destaque e a sua atenção, pois apresenta um elevado ROI em um investimento mais enxuto.

E, caso você tenha interesse em saber como esse tipo de marketing pode trazer soluções personalizadas para a divulgação e consolidação de sua marca no mercado, confira aqui o nosso raio-x do marketing digital e tire suas conclusões!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Evento-de-Inbound-Marketing-promovido-pela-agência-LABRA

Evento de Inbound Marketing promovido pela agência LABRA

Caso você acompanhe o nosso blog, já deve ter percebido que defendemos, com unhas e dentes, os resultados que a sua empresa — do ramo industrial ou não — pode obter por meio de uma estratégia bem planejada de marketing digital, não é mesmo? Caso seja a sua primeira...
A-importância-das-mídias-sociais-bem-estruturadas

A importância das mídias sociais bem estruturadas

Indispensáveis na comunicação e no relacionamento com os clientes, as mídias sociais devem ser usadas de maneira estratégica. Aprenda, com as nossas dicas!

marketing digital

Saiba a importância do marketing digital em momentos de crise

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) gerou inúmeros impactos negativos na economia do país. Além disso, estima-se que os efeitos no âmbito econômico perdurem, ao menos, por mais alguns meses. Em situações emblemáticas e de recessão, muitos...
a-importancia-marketing-industrial

A importância do Marketing Industrial

A princípio, empreendedores podem achar que o marketing industrial é um investimento opcional, como um luxo do qual muitos podem abrir mão de usar. Acontece que, ainda que o setor seja responsável por muitos dos índices de desenvolvimento do país, o marketing...
Indústria: expectativas para 2021

Expectativas para indústria em 2021

Muitos empreendedores brasileiros tiveram que se reinventar em 2020. A pandemia, provocada pelo novo coronavírus, assustou milhares de pessoas e abalou a economia do país. Em alguns segmentos como o de calçados, a produção caiu cerca de 34%. Mas, o ano de 2021 promete...
Criando-estratégias-de-marketing-B2B-no-Linkedin

Criando estratégias de marketing B2B no Linkedin

Usar os meios digitais para prospectar clientes é uma necessidade para empresas que querem se manter competitivas no mercado. Isso inclui fazer das redes sociais uma das mais poderosas estratégias de marketing B2B — capaz de promover a marca e de aumentar a rede de...
Funil-de-Marketing-entenda-como-funciona-a-conversão

Funil de Marketing: entenda como funciona a conversão

O funil de marketing ajuda a orientar o seu público-alvo por toda a sua jornada de compra. Quer saber como? Confira, aqui, as nossas dicas!

Marketing- B2B-e-B2C-O-que-é-e-qual-a diferença

Marketing B2B e B2C: O que é e qual a diferença

Com a precisão assertiva do marketing digital, novos termos foram idealizados. Só que não se trata apenas de nomes diferentes: no caso do marketing B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), por exemplo, a questão é fundamentalmente distinta. Como o...
indústria alimentícia - na imagem uma mão segura um tablet e outra está posta para escolher algum item para compra on-line de alimentos

Tendências de mercado para a indústria alimentícia para 2021

Nos últimos anos, a mudança nos hábitos alimentares dos consumidores causou alterações na indústria de alimentos. Além de consumirem mais produtos orgânicos e saudáveis, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, as pessoas passaram a comprar mais itens online. ...
Newsletter - na imagem possui uma ilustração de 4 braços segurando celulares

Newsletter: comunicação assertiva para indústria

Em estratégias de marketing de conteúdo a newsletter é um dos formatos mais importantes. É usada para divulgar notícias, artigos e lançamentos da indústria para os clientes.  É usada para divulgar resumos semanais dos conteúdos publicados no blog da empresa — nesse...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *