O Marketing Industrial é um grande desafio para os engenheiros

por | jan 10, 2019 | 0 Comentários

Ao trabalhar com o marketing industrial, as empresas dialogam com um perfil muito característico. Afinal de contas, não estamos despertando um desejo de consumo, como ocorre com o consumidor final, mas apontando soluções para quem já é especialista.

Ou seja: o desejo já está presente nesse perfil, ele sabe o que quer. A questão, por meio do marketing industrial, é o impacto que os seus serviços e produtos podem gerar no trabalho que ele exerce, explorando os benefícios para o empreendimento dele — e não para ele em si.

Quer saber mais a respeito? Então, entenda conosco como você pode usar o marketing industrial — inserido nesse contexto de indústria 4.0 — para abordar, interagir e relacionar-se com o perfil de engenheiros!

Baixe nosso e-book exclusivo sobre Marketing Industrial e como gerar novas vendas - Agência Labra

O desafio proposto pelo marketing industrial

Como havíamos adiantado, não se trata de mostrar como você vai melhorar a rotina do seu público-alvo, mas como você vai agregar mais resultados para o seu negócio.

Mais que isso: você não está nutrindo sensações intangíveis, mas trabalhando com dados, fatos e resultados. Os números falam alto, para quem cuida de uma empresa, e são eles que motivam um interesse dos engenheiros ao se relacionarem com empresas como a sua.

Alguns aspectos a serem considerados para que o marketing industrial praticado por você impulsione os resultados:

  • engenheiros costumam racionalizar o problema. Por isso, a sua argumentação de marketing deve focar na redução de riscos, na facilitação de processos e na promoção de resultados, não em emoções que o seu produto ou serviço possa gerar nele, pessoalmente;
  • lembre-se que você pode não estar lidando com um engenheiro, apenas, mas um conselho, dezenas de acionistas ou uma equipe inteira;
  • a jornada de compra deve ser profundamente mapeada para que você entenda o processo de venda mais alinhado ao perfil do seu consumidor;
  • engenheiros não odeiam marketing, como você pode ter ouvido popularmente: quem disse isso apenas não identificou a estratégia mais eficaz para relacionar-se com eles.

Para que isso fique ainda mais evidente para você, no tópico seguinte vamos destacar alguns dos benefícios em investir no marketing industrial.

Os benefícios de investir em marketing digital

Hoje em dia, é muito difícil projetar o crescimento de uma empresa sem usar a internet como meio de divulgação, comunicação e também de vendas.

Afinal de contas, mais da metade da população global já está conectada — inclusive, os engenheiros que fazem parte do seu público-alvo.

Até por isso, o marketing industrial (uma vertente do marketing digital) tem tudo para ser uma estratégia diferenciada par alcançar e impactar o consumidor ideal da sua empresa. Veja alguns benefícios em tomar essa decisão:

Mensuração de resultados

As tecnologias atuais permitem que a gente acompanhe as performances de suas campanhas. Assim, você pode modificá-las em tempo real para que as metas projetadas permaneçam em constante evolução.

Sem falar que é uma excelente forma de compreender o que o seu público consome de conteúdos, contribuindo para que você modifique as ações até impactar, em cheio, as necessidades e objetivos dos seus clientes em potencial.

Assertividade

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing industrial visa alcançar um número menor de pessoas — com a diferença que todas as pessoas impactadas tenham a possibilidade de adquirir os seus produtos ou serviços.

É o balanceamento, no fim das contas, da quantidade contra a qualidade. Se, na TV, muitas pessoas veem os anúncios, mas poucas têm interesse neles, o marketing industrial é mais assertivo — o que também ajuda a valorizar o seu investimento.

Presença digital

Por fim, lembre-se que os engenheiros também possuem presença digital. Inserir a sua marca nesse meio é um passo fundamental para alinhar a sua empresa às demandas do mercado e, principalmente, às exigências e preferências do seu público-alvo.

Marketing industrial e Presença digital para o engenheiro

Como resultado, você gera diferenciais competitivos e impulsiona a sua marca para que mais pessoas conheçam o seu negócio e vejam você como uma autoridade no assunto.

Para que você entenda, agora, como o marketing industrial tem sido constantemente moldado para atender a esse nicho de mercado tão específico, aproveite para ler também nosso artigo que explora as grandes dificuldades em trabalhar o marketing de conteúdo na indústria!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Marketing-digital-para-indústrias-o-verdadeiro-valor-do-conteúdo-para-empresas-industriais

Marketing digital para indústrias: o verdadeiro valor do conteúdo para empresas industriais

O marketing digital para indústrias conserva algumas características distintas quando associado às técnicas convencionais de marketing. Isso porque, em vez de um amplo consumidor final, o marketing industrial permite que a sua empresa dialogue especificamente com...
vendas na indústria: formas alternativas de vendas

Vendas na indústria: como criar formas alternativas em momentos de crise?

Inúmeros segmentos de mercado, principalmente tecnologia já estão há anos trabalhando a transformação digital e reinventando as formas de vender, mas a maioria das vendas da indústria ainda estão ocorrendo de formas tradicionais. Agora, com a pandemia que estamos...
LGPD, impactos da lei no marketing digital

LGPD: o que a nova lei impacta no marketing digital?

Em 2020, finalmente entra em vigor a tão comentada LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer e que afeta diretamente todo o setor de marketing digital no Brasil. Mas afinal, do que se trata a LGPD na prática, como ela pode...
Inbound-Marketing-Outbound-Marketing

Inbound Marketing x Outbound Marketing: diferenças à parte, junte as forças para otimizar as vendas

Enquanto você visa promover ações estratégicas para otimizar as vendas, surgem questões diversas sobre os melhores caminhos a serem trilhados. E, para atrair um público qualificado que tenha real interesse em suas soluções, muitas perguntas se acumulam a respeito da...
Entenda-como-anda-o-setor-da-industria-alimenticia-no-Brasil

Entenda como anda o setor da indústria alimentícia no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria alimentícia no Brasil terá um crescimento de 2,5% a 3% em 2019, índice bastante positivo para a área. Esse crescimento mostra que, mesmo tendo apresentado perda relativa de importância...

Indústria 4.0: como a realidade aumentada e a inteligência artificial podem transformar a sua indústria em 4.0

A indústria 4.0 está aí e, neste post, vamos apresentar para você os grandes diferenciais da realidade aumentada e da inteligência artificial nesse processo!

Saiba-para-qual-tipo-de-empresa-o-Inbound-Marketing-funciona

Saiba para qual tipo de empresa o Inbound Marketing funciona

O inbound marketing serve para todos? Com certeza! E, neste post, vamos explicar detalhadamente porque também serve para o seu negócio. Confira!

Marketing- B2B-e-B2C-O-que-é-e-qual-a diferença

Marketing B2B e B2C: O que é e qual a diferença

Com a precisão assertiva do marketing digital, novos termos foram idealizados. Só que não se trata apenas de nomes diferentes: no caso do marketing B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), por exemplo, a questão é fundamentalmente distinta. Como o...

Saiba porque investir em Marketing de Conteúdo em pequenas empresas

O marketing de conteúdo é uma realidade consolidada com resultados para empresas de todos os segmentos e portes. Descubra, aqui, porquê!

BOTS-Entenda-o-que-é,-e-como-utilizá-los

BOTS: Entenda o que é, e como utilizá-los

Os bots chegaram ao mercado e podem contribuir ativamente com o desenvolvimento de sua empresa. Quer saber como? Clique aqui e confira nossas dicas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *