Marketing Industrial: como gerar resultados em 2021

por | dez 7, 2020 | 0 Comentários

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Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, as indústrias tiveram que se reinventar em 2020. Neste cenário, as estratégias de Marketing Industrial foram essenciais para ajudar as empresas a se recuperarem. No entanto, 2021 e o principal questionamento é quais estratégias gerarão mais resultados para o setor no próximo ano.

Pensando nisso, preparamos este post. Nele, você entenderá algumas das estratégias do Inbound Marketing para fortalecer a sua marca no mercado. E então, ficou interessado no tema do nosso artigo? Siga com a leitura!

O que é preciso saber antes de investir em uma estratégia de Marketing Industrial?

Para que você tenha melhores resultados em 2021 é preciso analisar quais ações você realizou em 2020. Observe também os investimentos que fez em Marketing Industrial, as mudanças que adotou e que ajudaram nas vendas. Analise as taxas de conversão e avalie a evolução de cada uma delas.

Cheque as métricas de volume, que são as oportunidades trabalhadas em vendas, os novos clientes que a sua empresa conquistou, os Leads gerados e o valor total vendido no ano. Veja se há alguma coisa errada e o que deve ser feito em 2021 para melhorar todo o processo.

Compare os dados de conversão de 2020 com os de 2019. Analise o que manteve a sua indústria estável. Isso cria um bom planejamento de vendas para 2021. E para concluir essa primeira parte, observe o tempo. Divida o ano em alguns períodos. Por exemplo, trabalhe por semestres e veja a evolução dos resultados, o que foi bom e ruim.

Como investir em Marketing Industrial e gerar resultados no próximo ano?

Observe os seguintes pontos:

Objetivos micro

  • Treine o time comercial;
  • Conte com CRM para organizar o processo comercial da sua indústria;
  • Diversifique os canais para conquistar clientes;
  • Invista em novas rotinas de gestão;
  • Melhore a imagem da sua empresa em relação ao público.

Estude, pesquise e teste os canais para executar o seu plano de ação. Você também terá que capacitar pessoas, contratar ou demitir. Defina métricas e prazos para apresentar resultados.

Objetivos macro

Há gargalos no processo de Marketing Industrial? Onde estão?

  • Como você avalia a qualificação?
  • Como foi o volume de Leads?
  • Os vendedores cumpriram as metas?

Mudanças causadas pela pandemia

Durante a pandemia, os empreendimentos se readaptaram. Assim, as vendas pela internet cresceram e a interação entre vendedores e clientes se tornou digital. Para o próximo ano, invista ainda mais em vendas remotas. Desta maneira, você estará preparado para enfrentar qualquer tipo de cenário econômico.

Tendências para 2021

É importante prestar atenção nas tendências do Marketing Industrial para 2021. No próximo ano, muitas indústrias deverão investir em equipes próprias de marketing digital. Também haverá mais avanços em inteligência artificial. Isso deixará as campanhas ainda mais segmentadas.

SEO como estratégia de marketing industrial

Para expor de maneira orgânica as páginas das empresas no Google, o SEO (Otimização de Sites para Ferramentas de Busca) será ainda mais valorizado. Mas não é só isso, o crescimento do Google Meu Negócio também será uma grande aposta para os negócios locais. Portanto, fique atento a essas tendências.

Pesquisas por voz alta

Cada vez mais a pesquisa por voz é usada em buscadores como o Google. Em 2020, a ComScore revelou que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que deixa as indústrias atentas em seu processo de otimização para ferramentas de busca.

Mídias Sociais além do Marketing

Como trabalhar as mídias além do marketing? Não é apenas vender no Instagram ou Facebook. É construir a sua marca na internet, ter bom relacionamento com os seus potenciais clientes. Há uma frase que diz: quem não é visto, não é lembrado. Portanto, as mídias sociais serão as grandes apostas para o Marketing Industrial em 2021. 

Mas, para uma boa estratégia de marketing industrial, investir em mídias pagas é de suma importância para a geração de bons resultados. 

Como você viu neste artigo, o Marketing Industrial será cada vez mais aliado de qualquer empresa que deseja aumentar as vendas em 2021. Agora que você já sabe como ter sucesso em suas estratégias, que tal pensar no que deu certo e errado este ano para que, no futuro, você colher sempre bons resultados. Coloque as suas ideias em prática e prepare-se para um novo tempo!

Gostou das nossas dicas? Leia o nosso próximo post e saiba porque é importante uma agência de Marketing Digital para as indústrias!

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