Marketing industrial: a maioria dos sites industriais e de manufatura ainda estão presos na internet 1.0

por | fev 4, 2019 | 0 Comentários

Aqui, no blog da Agência Labra, apontamos constantemente os benefícios do marketing industrial e o quanto as estratégias digitais ajudam a alinhar as empresas à irrefreável indústria 4.0.

Acontece que muitos empreendimentos do setor continuam na internet 1.0. Ou seja: pouco fazem a respeito dos benefícios em inserir os seus negócios no meio digital para atrair mais clientes, fortalecer a sua marca e, claro, aumentar as vendas.

Vamos entender, então, os motivos pelos quais a maioria dos sites industriais e de manufatura ainda está presa à internet 1.0 — e o que o marketing industrial pode fazer para reverter o cenário?

eBook As melhores estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas na indústria

Qual é o problema em estar na internet 1.0?

O marketing digital tem um apelo diversificado para colocar a sua empresa — e suas páginas virtuais, como o site, o blog e as redes sociais — ao alcance do seu público-alvo.

Acontece que, hoje em dia, ter um site desatualizado há tempos deixou de ser algo que o mercado releva. Sem isso, as empresas são sufocadas por um volume intenso de dados gerados diariamente.

Como resultado, qualquer busca que o seu consumidor em potencial fizer nos mecanismos on-line, como o Google, vai levá-lo à concorrência — e não ao seu site.

Isso significa, então, que a internet 1.0 já está tão defasada quanto as tecnologias pioneiras da transformação digital ocorrida na virada do último século.

Como ultrapassar a internet 1.0?

Antes de falarmos especificamente sobre o marketing industrial, confira algumas dicas úteis para alinhar o site da sua empresa com as atuais tendência e, assim, iniciar o trabalho de gerar leads qualificados e nutrir qualitativamente a sua presença digital:

  • invista em serviços de chat para o seu site quando os visitantes se demoram na página de um dos seus produtos ou serviços;
  • tenha um catálogo on-line para download. Isso ajuda a identificar clientes em potencial e enviar, posteriormente, conteúdos por meio de suas ações de marketing industrial;
  • invista em um formulário de “entre em contato conosco” para identificar oportunidades de negócio com base no preenchimento de cada cliente em potencial;
  • promova conteúdos gratuitos — para download ou visualização no seu site/blog — para gerar um relacionamento com a sua audiência, aprender mais sobre a demanda do seu consumidor e passar a acompanhá-lo ao longo de sua jornada de compra.

Isso, por si só, já tende a impulsionar a sua empresa para longe da internet 1.0. Mas, como havíamos mencionado anteriormente, não se trata apenas disso.

Quais são os benefícios do marketing industrial?

Além de cuidar continuamente das atualizações do seu site, o marketing industrial também oferece uma imensidão de possibilidades e novas oportunidades de negócios.

Afinal de contas, toda essa estratégia é construída a partir do perfil do seu público. Consequentemente, você atrai interessados até você, e não o contrário, como ocorre com as técnicas tradicionais de marketing.

Quais são os benefícios do marketing industrial?

Com isso, alguns benefícios podem ser colhidos continuamente, como:

  • presença on-line maciça para atrair mais clientes até o seu negócio e relacionar-se com eles;
  • gerar mais engajamento por meio de conteúdos relevantes e que ajudem o consumidor a ter as suas dúvidas solucionadas;
  • identificar e estruturar a jornada de compra do seu cliente em potencial, para tornar a experiência mais prática, conveniente e qualitativa;
  • fidelização dos clientes;
  • mais autoridade para a sua marca, que vai se tornar referência à medida que mais pessoas estiverem satisfeitas com a experiência criada por você;
  • personalização de ofertas com base no conhecimento adquirido;
  • capacidade de mensurar os resultados em tempo real, valorizando ainda mais o seu investimento em marketing industrial.

Como complemento, convém ficar de olho nas principais tendências do marketing digital para que a sua indústria comece a trilhar um caminho paralelo aos grandes competidores do setor.

Afinal de contas, a indústria é, atualmente, 4.0. Onde você diria que a sua empresa se posiciona?

Mas, caso ainda não saiba por onde começar, nós damos um empurrãozinho extra na direção certa. Para isso, confira também as novidades para os setores da indústria brasileira!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Marketing digital ajudar no aumento das vendas

O Marketing Digital ajuda no aumento das vendas?

Muitas empresas ainda não entenderam o real sentido do Marketing Digital. Diversas vezes investem valores muito baixos, trabalham apenas alguns canais e não utilizam uma estratégia de marketing que dê resultados, e por não verem retorno, acabam cortando o...
Estrategias-de-marketing-integrado-para-sua-empresa-gerar-resultados

Estratégias de marketing integrado para sua empresa gerar resultados

Entenda como o marketing integrado pode render frutos para a sua empresa, permitindo uma relação mais qualitativa com o seu público-alvo!

Marketing-de-Conteúdo-na-indústria--saiba-quais-são-as-maiores-dificuldades

Marketing de Conteúdo na indústria: saiba quais são as maiores dificuldades

Quer saber como investir no marketing de conteúdo na indústria? Conheça os principais desafios a serem enfrentados, para saber como lidar com cada um deles!

Facebook-possibilita-que-os-usuários-identifiquem-as-FAKE-NEWS

Facebook possibilita que os usuários identifiquem as FAKE NEWS

Em um mundo onde as fake news competem com a relevância dos seus conteúdos, o Facebook trouxe uma importante novidade. Confira aqui!

Landing-Page-Para-que-serve-e-que-resultados-ela-me-traz

Landing Page: Para que serve e que resultados ela traz!

Se você está investindo agora em Marketing Digital, já deve ter ouvido termos que não fazem muito sentido ou aplicação na realidade industrial, não é mesmo? Entre os principais, podemos citar a landing page — também conhecida como página de conversão —, que é uma das...
Estratégias-de-Marketing-Industrial-que-dão-resultados

Estratégias de Marketing Industrial que dão resultados

O marketing industrial é uma realidade consolidada, mas muitos ainda se perguntam quais são as ações mais eficazes. Algo que veremos neste post. Confira!

Método-PDCA-o-que-é-e-como-aplicar-em-sua-empresa

Método PDCA: o que é, e como aplicar em sua empresa

Bastante usado para a resolução de problemas — até mesmo aqueles ainda não identificados — o método PDCA pode ser um marco para você. Aprenda como!

planejamento-de-marketing-como-elaborar-e-planejar

Planejamento de Marketing: como elaborar e acompanhar

Um bom planejamento de marketing é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Esse planejamento tem como principal função controlar os custos dos investimentos e garantir que cada tarefa seja cumprida e metrificada. Por isso, é...

Plano de Marketing: primeiros passos para realizar um para sua empresa

Aprenda, conosco, a importância em ter um planejamento para as suas estratégias e, principalmente, como fazer um plano de marketing!

Email marketing: como criar um de resultado

Pois é nítido que o email marketing se transformou em uma estratégia fundamental para qualquer empresa ou agência de marketing digital. A questão, portanto, reside em criar um modelo sustentável e que impacte o seu cliente — e clientes em potencial. Conhecer o funil...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *