marketing e vendas

Qual a relação entre marketing e vendas para obter os melhores resultados

A gestão das empresas hoje deve ser cada vez mais integrada e coerente. Mesmo no ramo industrial, que muitas vezes tem outra empresa como cliente final, é muito importante entender qual a relação entre marketing e vendas. Afinal, estruturas cooperativas tendem a apresentar resultados muito melhores e consistentes se comparados ao antigo modelo com foco maior na competição entre setores.

Neste artigo, falaremos especificamente entre essas duas áreas que dentro de muitos processos podem se sobrepor e que deveriam trabalhar com um objetivo em comum: alavancar a empresa. Descubra as principais características do marketing e das vendas e veja como integrar estes setores para alinhar os processos da sua indústria. Boa leitura!

Qual a relação entre marketing e vendas?

Imagine a jornada do cliente, nela determinamos quais são os pontos de contato que o consumidor faz desde quando ele conhece seu negócio até o ponto em que fecha um contrato. Se para o consumidor a relação com a empresa é apenas uma para a marca isso significa caminhar com o lead por vários setores, até garantir o sucesso do cliente.

Assim, a principal relação entre marketing e vendas poderia ser definida como esse olhar voltado para estratégias que aumentam as vendas, no final das contas. As duas áreas estão em contato direto com o cliente ou com os influenciadores e tomadores de decisão, no caso de negócios B2B.

Qual é a diferença entre essas duas áreas dentro de uma empresa?

Ao pensar na relação próxima entre marketing e vendas, podemos até mesmo nos questionar se uma empresa precisa mesmo das duas equipes ou se o ideal seria escolher apenas uma das áreas. Por isso, vale destacar que o papel de cada um é bem diferente e são setores que trabalham de maneira complementar.

Enquanto o marketing está focado em estratégias como marketing de conteúdo, inbound marketing, conteúdos interativos, anúncios, ações em pontos de vendas e eventos; a equipe de vendas tem um objetivo mais direto: fechar negócio. Dessa forma, o marketing vai trabalhar para que a marca ganhe visibilidade, tenha valores agregados e uma forte presença no mercado enquanto as vendas lidam diretamente com os clientes interessados para fazer a conversão.

Como o time marketing e a equipe de vendas são importantes atualmente?

A transformação digital trouxe novas possibilidades de interação com o público que espera por um atendimento personalizado e eficiente. Hoje um cliente satisfeito pode se transformar em um excelente divulgador e até mesmo defensor da marca da mesma forma que o consumidor insatisfeito pode causar impactos negativos para a empresa.

Assim, é fundamental que as equipes de marketing e vendas estejam alinhadas ao posicionamento da empresa e sejam capazes de oferecer uma boa experiência para o público. Talvez a empresa possa até se questionar se é importante ter um time de vendas ou contar com o apoio de uma agência de marketing digital e a resposta é que estes setores são os responsáveis em desenhar a solidez da empresa no mercado.

De que forma a definição de acordos entre Marketing e Vendas: SLA funciona?

Se você já conhece algumas estratégias de vendas e marketing (outro nome para essa integração entre o setor de vendas e marketing), provavelmente já ouviu falar na expressão SLA. Essa é uma sigla para Service Level Agreement ou Acordo do Nível de Serviço, em português. O SLA é um documento para alinhar os objetivos dos setores, fazendo com que o contato com o público seja o melhor possível.

Para desenvolver um SLA eficiente é importante que os objetivos do negócio estejam claros, facilitando o alinhamento de cada equipe conforme essa visão maior da gestão. Além disso, este documento deve definir claramente quais serão os momentos de atuação de cada um dos setores. Também é importante definir encontros entre as equipes para otimizar a integração e também quais serão os KPIs monitorados.

Quais são os principais indicadores de entregas: KPIs para monitorar a estratégia?

Imagine a seguinte situação: o time de marketing desenvolve conteúdos interativos e outros materiais para conseguir leads qualificados para a indústria, mas quase nenhum desses contatos fecha negócio. Em outro cenário podemos ter um time de vendas altamente eficiente, que consegue trabalhar com uma alta taxa de conversão, mas quase não tem uma lista para trabalhar.

Os dois exemplos apontam para situações em que provavelmente uma das áreas não está trabalhando de forma eficiente e integrada com a outra. O KPI (indicador-chave de performance, ou conjunto de métricas) permite uma visão mais rápida e certeira. Métricas importantes para o marketing: pontos de lembrança da marca, quantidade de novos leads, taxa de leads qualificados. Métricas importantes para as vendas: taxa de conversão, nível de satisfação dos clientes, taxa de cancelamento.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como integrar marketing e vendas utilizando ferramentas?

Além do SLA também é possível incluir algumas ferramentas para deixar a estratégia de vendarketing ainda mais eficiente.

Resultados efetivos por canal

Hoje tanto o marketing quanto as vendas trabalham com tráfego pago e orgânico (como e-mail, WhatsApp e outras mídias sociais). Assim, vale contar com uma plataforma como um CRM para entender como está a performance da empresa em cada canal, além de conferir o trabalho dos dois setores.

Automações de MKT para ajudar nas vendas

A automação de marketing também é muito importante, garantindo respostas eficazes, nutrindo e educando os leads de maneira personalizada e escalável. Assim, desde a programação de um e-mail marketing até a implementação de um chatbot, existirá um enorme leque de oportunidades que podem, em alguns casos, levar o lead até a efetivação da compra.

Por que o atendimento precisa ganhar uma atenção especial neste cenário?

Um dos pontos de contato diretamente com o público, o atendimento pode ser feito tanto pelo marketing quanto pelas vendas, no caso de uma integração e posicionamento unificado da empresa, esse ponto deve receber uma atenção especial. É preciso definir a personalidade da marca, estilo de linguagem, identidade visual e até mesmo termos e palavras que devem ser usados e outros que deveriam ser evitados.

Dessa forma, você garante uma experiência linear para o público, reforçando a qualidade e coerência da empresa.

Como a estratégia de smarketing pode impactar no ROI da empresa?

Quanto mais alinhados estiverem os times de marketing e vendas, mais eficientes serão os resultados. Isso significa que a empresa terá um maior aproveitamento das verbas aplicadas no marketing e nas vendas, garantindo um ROI cada vez melhor.

Gostou de conferir qual a relação entre marketing e vendas e como a integração dessas duas áreas fortalecem a presença da marca no mercado, gerando solidez e aumentando a lucratividade do negócio? Como você deve ter percebido, os dois setores são fundamentais para garantir uma experiência de qualidade para o consumidor em toda a jornada do cliente.

Se você gostou do texto e quer otimizar ainda mais seu negócio, então leia nosso artigo sobre como organizar o processo comercial da sua indústria!

Facebook Comentário Box

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Pin It on Pinterest

Share This