Marketing Digital para Startup: saiba como pode ajudar

por | jun 27, 2018 | 0 Comentários

O conceito de startup foi fortemente influenciado pelo advento tecnológico que teve início na virada do último século. Não é mera coincidência, portanto, quando associamos uma série de revoluções, também inauguradas nesse período, para o desenvolvimento das startups — como acontece com o marketing digital.

Mas, justiça seja feita: a internet está recheada de cases de empresas que, independentemente do seu segmento ou porte, foram amplamente beneficiadas pelo marketing digital. Por que seria diferente com uma startup?

De qualquer forma, foram as características únicas desse modelo de negócio que nos motivou a produzir este artigo. Continue com a leitura, e entenda como o marketing digital pode ser o diferencial para a sua startup!

A partir da definição de uma persona

O marketing digital é revolucionário porque, em vez de anunciar algo para milhões de pessoas, ele se concentra em um número menor.

Parece confuso, não é mesmo? Mas a questão está justamente na qualidade dessas “poucas” pessoas que você atinge. E elas são a sua persona — a personificação do perfil ideal de consumidor da sua startup.

Por isso, é inegável que o marketing digital pode, desde o princípio, colocar você em contato com clientes em potencial para divulgar a sua mensagem e os diferenciais de sua marca.

Por meio da produção de um conteúdo interessante

Uma vez que as startups conquistaram o seu espaço com o auxílio fundamental de soluções tecnológicas, não é de se admirar que a produção de conteúdo tenha parte elementar no desenvolvimento desse tipo de empresa.

Afinal de contas, o seu público-alvo deve fazer parte da grande massa acostumada a fazer pesquisas on-line, em busca de soluções para um problema que a sua empresa pode resolver.

Portanto, suas estratégias digitais devem ser estrategicamente planejadas para que a sua marca esteja ao alcance do seu consumidor Ideal. E uma das ferramentas do marketing digital é, justamente, o marketing de conteúdo.

Com uma produção focada em responder às dúvidas de sua audiência, sua startup gera mais presença digital, aproxima-se do consumidor e se apresenta como autoridade no assunto.

Com a facilidade de disseminar o conteúdo

Mais um grande trunfo do marketing digital: ele transforma qualquer pessoa em instrumento de mídia. No caso, cada conteúdo relevante que você produz, há a possibilidade de estimular o engajamento da sua audiência, seja com comentários ou compartilhamentos dos seus posts do blog ou nas redes sociais.

Assim, mais pessoas vão conhecer o seu produto ou serviço e, com o tempo, identificar-se com aquilo que você produz on-line de conteúdo.

Pela versatilidade de ações e ferramentas diversificadas

É importante mencionar que, embora a produção de conteúdo seja um dos carros-chefe do marketing digital, a sua startup está bem municiada de técnicas e ferramentas complementares. Por exemplo:

  • e-mail marketing;
  • landing pages;
  • anúncios pagos;
  • materiais ricos (como webinars ou e-books).

Entre outras tecnologias que ajudam você a nortear as melhores estratégias e, assim, atrair um consumidor com enorme potencial de consumir as suas soluções.

Porque tudo é mensurável

Por fim, temos que destacar um recurso valioso do marketing digital: o monitoramento. Todos os dados digitais gerados, atualmente, são mensuráveis. Ou seja: quantificáveis, para que você avalie em tempo real o que funcionou e o que necessita de ajustes.

Assim, o investimento em marketing digital se torna mais assertivo. Você testa, experimenta e rapidamente consegue aprimorar a campanha para que ela renda, pelo menos, aquilo que você espera dela.

E então, convenceu-se de que o marketing digital pode fazer toda a diferença para a sua startup? Agora, para complementar o que vimos aqui, dê uma conferida também em nosso artigo que explica melhor os tipos de empresa que podem se beneficiar do inbound marketing!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Lições-que-Game-Of-Thrones-ensina-sobre-marketing-e-liderança-para-sua-empresa

Lições que Game Of Thrones ensina sobre marketing e liderança para sua empresa

O inverno está chegando e, neste post, vamos dar algumas dicas de como você pode combatê-lo com as melhores dicas de de marketing aprendidas em Game of Thrones!

Benefícios-do-marketing-terceirizado-para-facilitar-e-otimizar--sua-empresa

Benefícios do marketing terceirizado para facilitar sua empresa

O marketing terceirizado é uma maneira prática, rápida e acessível de impulsionar o seu negócio e gerar presença digital de qualidade. Confira!

funil-de-marketing-entenda-como-funciona-a-primeira-etapa

Funil de Marketing: entenda como funciona a primeira etapa

Para saber como suas campanhas de marketing digital vão impactar o seu consumidor, é fundamental aprender sobre o funil do marketing. Veja aqui, tudo a respeito!

Branding,-Identidade-Visual-e-Criação-de-Logo-Quais-as-diferenças-entre-elas

Branding, Identidade Visual e Criação de Logo: Quais as diferenças entre elas?

É comum a confusão do consumidor, a respeito das diferenças entre branding e identidade visual. E motivos para isso não faltam: afinal, são conceitos similares — mas não iguais. Sem falar que a elaboração de um pode ser complementada com a elaboração do outro. Sem...
Newsletter - na imagem possui uma ilustração de 4 braços segurando celulares

Newsletter: comunicação assertiva para indústria

Em estratégias de marketing de conteúdo a newsletter é um dos formatos mais importantes. É usada para divulgar notícias, artigos e lançamentos da indústria para os clientes.  É usada para divulgar resumos semanais dos conteúdos publicados no blog da empresa — nesse...
como escolher uma agencia de marketing

Como escolher uma agência de marketing? Fatores para serem analisados

Hoje existem milhares de agências de marketing dispostas a atender as necessidades das empresas, mas será que essas agências estão preparadas para realizar um bom trabalho para as empresas? Muitas vezes, a agência não é especializada em um determinado nicho de...
A-importância-de-um-processo-de-vendas-bem-estruturado

A importância de um processo de vendas bem estruturado

O processo de vendas é um verdadeiro mapa do tesouro para a sua equipe. Entenda, aqui, os motivos para implementá-lo na rotina da sua empresa!

motivos para investir em marketing digital para indústrias

10 motivos para investir em marketing digital para indústrias

As estratégias de marketing mudam o futuro da empresa. Mas se você possui uma indústria, o marketing digital para indústrias é sua melhor opção!

Estrategias-de-marketing-integrado-para-sua-empresa-gerar-resultados

Estratégias de marketing integrado para sua empresa gerar resultados

Entenda como o marketing integrado pode render frutos para a sua empresa, permitindo uma relação mais qualitativa com o seu público-alvo!

Marketing- B2B-e-B2C-O-que-é-e-qual-a diferença

Marketing B2B e B2C: O que é e qual a diferença

Com a precisão assertiva do marketing digital, novos termos foram idealizados. Só que não se trata apenas de nomes diferentes: no caso do marketing B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), por exemplo, a questão é fundamentalmente distinta. Como o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *