O conceito de startup foi fortemente influenciado pelo advento tecnológico que teve início na virada do último século. Não é mera coincidência, portanto, quando associamos uma série de revoluções, também inauguradas nesse período, para o desenvolvimento das startups — como acontece com o marketing digital.
Mas, justiça seja feita: a internet está recheada de cases de empresas que, independentemente do seu segmento ou porte, foram amplamente beneficiadas pelo marketing digital. Por que seria diferente com uma startup?
De qualquer forma, foram as características únicas desse modelo de negócio que nos motivou a produzir este artigo. Continue com a leitura, e entenda como o marketing digital pode ser o diferencial para a sua startup!
A partir da definição de uma persona
O marketing digital é revolucionário porque, em vez de anunciar algo para milhões de pessoas, ele se concentra em um número menor.
Parece confuso, não é mesmo? Mas a questão está justamente na qualidade dessas “poucas” pessoas que você atinge. E elas são a sua persona — a personificação do perfil ideal de consumidor da sua startup.
Por isso, é inegável que o marketing digital pode, desde o princípio, colocar você em contato com clientes em potencial para divulgar a sua mensagem e os diferenciais de sua marca.
Por meio da produção de um conteúdo interessante
Uma vez que as startups conquistaram o seu espaço com o auxílio fundamental de soluções tecnológicas, não é de se admirar que a produção de conteúdo tenha parte elementar no desenvolvimento desse tipo de empresa.
Afinal de contas, o seu público-alvo deve fazer parte da grande massa acostumada a fazer pesquisas on-line, em busca de soluções para um problema que a sua empresa pode resolver.
Portanto, suas estratégias digitais devem ser estrategicamente planejadas para que a sua marca esteja ao alcance do seu consumidor Ideal. E uma das ferramentas do marketing digital é, justamente, o marketing de conteúdo.
Com uma produção focada em responder às dúvidas de sua audiência, sua startup gera mais presença digital, aproxima-se do consumidor e se apresenta como autoridade no assunto.
Com a facilidade de disseminar o conteúdo
Mais um grande trunfo do marketing digital: ele transforma qualquer pessoa em instrumento de mídia. No caso, cada conteúdo relevante que você produz, há a possibilidade de estimular o engajamento da sua audiência, seja com comentários ou compartilhamentos dos seus posts do blog ou nas redes sociais.
Assim, mais pessoas vão conhecer o seu produto ou serviço e, com o tempo, identificar-se com aquilo que você produz on-line de conteúdo.
Pela versatilidade de ações e ferramentas diversificadas
É importante mencionar que, embora a produção de conteúdo seja um dos carros-chefe do marketing digital, a sua startup está bem municiada de técnicas e ferramentas complementares. Por exemplo:
- e-mail marketing;
- landing pages;
- anúncios pagos;
- materiais ricos (como webinars ou e-books).
Entre outras tecnologias que ajudam você a nortear as melhores estratégias e, assim, atrair um consumidor com enorme potencial de consumir as suas soluções.
Porque tudo é mensurável
Por fim, temos que destacar um recurso valioso do marketing digital: o monitoramento. Todos os dados digitais gerados, atualmente, são mensuráveis. Ou seja: quantificáveis, para que você avalie em tempo real o que funcionou e o que necessita de ajustes.
Assim, o investimento em marketing digital se torna mais assertivo. Você testa, experimenta e rapidamente consegue aprimorar a campanha para que ela renda, pelo menos, aquilo que você espera dela.
E então, convenceu-se de que o marketing digital pode fazer toda a diferença para a sua startup? Agora, para complementar o que vimos aqui, dê uma conferida também em nosso artigo que explica melhor os tipos de empresa que podem se beneficiar do inbound marketing!
0 comentários