Marketing de produto: Saiba por onde começar.

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O marketing é mais do que pensar em vendas. Ele ajuda a indústria a se posicionar e a ficar conhecida no mercado. Porém, para isso, você conta com o marketing de conteúdo e o marketing de produto.

No entanto, se você nunca ouviu falar em marketing de produto, não se preocupe! Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre essa vertente do marketing. Ficou interessado no assunto? Acompanhe o artigo!

O que é marketing de produto?

O marketing de produto define o posicionamento da indústria nos canais de divulgação e também as estratégias comerciais que podem conectar o produto ao consumidor.

No entanto, é importante ressaltar que o marketing de produto só dará certo se você souber informar as funcionalidades e as vantagens do produto. Você deve mostrar ao potencial cliente o verdadeiro valor daquilo que a empresa produz.

Quer um exemplo? Imagine que você é gerente de marketing de uma fábrica de transportadores agrícolas. A empresa produz um equipamento que atende todas as necessidades de quem trabalha em propriedades rurais.

Entretanto, se você não faz uma estratégia de marketing correta, não poderá convencer as pessoas que o seu produto, além de inovador é bom, não é verdade? Sem contar que sem o marketing de produto é impossível trabalhar as objeções de quem precisa do equipamento.

Mas, se você utiliza o marketing de produto e o marketing de conteúdo, se produz bons artigos ou posts para as redes sociais e apresenta o produto às pessoas, você atingirá quem realmente precisa. O produto pode se vender, mas sem o marketing ele não é nada!

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Quais os objetivos do marketing de produto?

O principal objetivo do marketing de produto é conectar pessoas aos produtos. No entanto, você só conseguirá fazer isso se levar em conta as dores e as motivações da sua persona.

Outro detalhe é definir a mensagem que vai representar o produto e as estratégias de comunicação. Você, deve ainda, fazer o alinhamento das equipes de gestão do produto, vendas e marketing.

Qual é a diferença do marketing de produto para o marketing de serviços?

O marketing de produto é para itens que as pessoas podem experimentar antes da compra. Já o marketing de serviços concentra esforços na criação de vínculo com os clientes.

Neste caso, você pode utilizar as suas redes sociais ou artigos no blog da indústria falando sobre as características, vantagens do equipamento e o quanto ele é inovador no mercado.

Assim, você entrega conteúdo de valor ao cliente, nutre com informações importantes e faz com que ele sinta a necessidade de procurar a sua empresa e conhecer o produto.

Exemplo de como lançar um produto

Neste projeto ilustrado ao lado, o cliente tinha seu projeto, mas não tinha fabricado nenhum produto próprio, geralmente empresas terceirizavam com ele a fabricação do produto.

Sabendo que seu projeto continha melhorias dos projetos atuais aperfeiçoou, e melhorou o projeto contudo não saberia se o mesmo seria aceito pelo mercado.

Na LABRA desenvolvemos um projetos em 3D e validamos o produto gerando demandas para sua equipe comercial.

O resultado

Gerou a venda de produto sem a necessidade de fabrica-lo antes do tempo.

Quer saber mais sobre esse cliente clique aqui.

Como fazer marketing de produto?

Veja as principais etapas para implantar o marketing de produto na sua empresa:

Estude o mercado

Use documentos e coletas de dados para estudar o mercado. Depois veja como a concorrência investe nas estratégias de marketing e se inspire nelas.

Defina o público-alvo

Para definir o público-alvo, você deverá conhecer o seu perfil, ver as suas descrições superficiais e os seus dados demográficos como faixa etária, classe e gênero. Não se esqueça de conhecer a história do cliente, identificar os seus hobbies, as motivações e seus interesses.

Posicione a sua mensagem

Fale sobre o produto, mostre para quem é e faça uma comunicação eficiente. Faça com que a sua marca conquiste um espaço exclusivo na mente dos consumidores.

Crie um plano de lançamento para o produto

É importante ter um plano de lançamento para o produto. Pense, por exemplo, no conteúdo que será produzido, no período de divulgação e nas mídias que vai utilizar. Faça um cronograma de ações e organize as etapas.

Invista em marketing de conteúdo

É importante investir em marketing de conteúdo. Se você não tiver tempo para produzir os artigos, as peças publicitárias e toda a divulgação, contrate uma agência de marketing. Ela vai oferecer todo o suporte para que a sua campanha seja um verdadeiro sucesso.

Defina os custos

Não se esqueça da parte financeira. Tenha uma verba reserva para que você possa investir caso precise. O recurso pode ser distribuído entre as mídias, ações e conteúdos da campanha de lançamento.

Agora que você já sabe o que é marketing de produto, poderá investir nesta vertente, não é mesmo? Caso tenha dúvidas como fazer esse tipo de marketing, entre em contato com profissionais que entendem do assunto. Eles poderão te ajudar no melhor caminho a seguir!

Gostou do conteúdo? Acesse sempre o blog da Labra e fique por dentro das novidades!

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