Marketing de Conteúdo na indústria: saiba quais são as maiores dificuldades

por | set 10, 2018 | 0 Comentários

O marketing de conteúdo na indústria tem se destacado como um diferencial competitivo para as empresas — independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Pois os benefícios dessa estratégia foram percebidos, bem como a importância da estratégia.

Acontece que toda revolução enfrenta seus obstáculos, no período de transição. E é sobre esses desafios que vamos tratar ao longo de todo este conteúdo.

Confira, conosco, e descubra quais são as maiores dificuldades em implementar — e manter — as ações de marketing de conteúdo na indústria!

O que é marketing de conteúdo?

Vamos iniciar pela conceituação do termo — que também pode ser conhecido como marketing de atração: trata-se do conjunto de ferramentas e estratégias cujos principais objetivos consistem em construir uma audiência qualificada, engajar o seu público-alvo e agregar mais presença digital à sua marca.

Isso é um diferencial e tanto, hoje em dia, pelo simples fato de que as pessoas fazem pesquisas on-line antes de tomar uma decisão de compra. E, por meio de uma produção de conteúdos relevantes e focados em responder às dúvidas do seu consumidor em potencial, as chances de ele encontrar o seu negócio são maiores.

Para isso são usadas diversas soluções, como:

  • otimização de conteúdos do site e do blog com técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • materiais ricos para download (como e-books,infográficos, webinars e whitepapers, entre outros);
  • e-mail marketing;
  • automação de e-mail;
  • mídias sociais.

Entre outras ações que ajudam a aproximar a sua empresa da demanda gerada pelo seu público-alvo. Podemos perceber, aqui, o grande diferencial dessa estratégia: diferentemente do marketing tradicional, o marketing de conteúdo atrai clientes até o seu negócio.

Quando falamos no marketing de conteúdo na indústria, portanto, estamos identificando novas estratégias que ajudam a impulsionar a sua marca no mercado digital.

Como resultado, a sua empresa fica mais presente, no cotidiano dos clientes em potencial, contribuindo para estabelecer a imagem de autoridade e referência no assunto em questão.

Quais são os desafios do marketing de conteúdo na indústria?

Especificamente focado nesse segmento tão relevante, o marketing de conteúdo na indústria pode colher os principais benefícios dessa estratégia, que são:

  • transparência com os clientes, o que ajuda a aumentar a confiança no seu negócio;
  • orientação para que, ao longo da sua jornada de compra, o consumidor seja amparado por meio dos seus conteúdos;
  • o ciclo de venda é menor e mais estratégico;
  • a aquisição de clientes passa a custar menos, já que você vai atraí-los;
  • mais engajamento e valor na relação com o seu consumidor e clientes em potencial;
  • aumento nas vendas;
  • melhorias significativas e personalização nas ações de pós-venda.

Para tanto, é importante se atentar aos seguintes desafios:

Alinhamento das novas atribuições e rotinas

O marketing de conteúdo na indústria modifica um pouco a rotina do empreendedor, que deve lidar com o mapeamento de ações, o calendário editorial e a aprovação de pautas e materiais produzidos, entre outras etapas.

Acontece que essa é uma etapa fundamental. Especialmente, quando o cliente contrata uma agência especializada em marketing de conteúdo na indústria. Assim, o trabalho flui com facilidade desde o princípio.

Conteúdos verdadeiramente diferenciados

A sua concorrência também está ciente dos benefícios do marketing de conteúdo na indústria, acredite. Portanto, é fundamental manter um monitoramento profundo no mercado e nas ações dos concorrentes para identificar estratégias inexploradas e novas oportunidades.

Afinal de contas, a internet está recheada de conteúdos similares. O que resta a pergunta: o que fazer para diferenciar-se e mostrar o valor da sua empresa por trás de um conteúdo?

Marketing de conteúdo para industrias | Agência LABRA

Daí a relevância em agregar a identidade (o DNA) da sua marca e em uma comunicação padronizada, evitando que seus conteúdos sejam confundidos com os de outras empresas.

Feedbacks do cliente

Com o marketing de conteúdo na indústria é possível saber quais estratégias renderam o esperado e quais podem ser ajustadas ou descartadas — ao menos, por ora.

Mas muitos empreendedores esquecem de dar a devida atenção a essa etapa do planejamento. É por meio desse feedback — em dados ou por meio de pesquisas de satisfação — que você estabelece os próximos passos. Não negligencie-os.

Conteúdos técnicos

Por fim, um dos grandes desafios do marketing de conteúdo na indústria é a característica única dos seus artigos e materiais. Afinal, são áreas menos acessíveis para o público geral — sua empresa costuma dialogar com quem toma as decisões, em muitas ocasiões.

Daí a importância em ter pessoas realmente qualificadas para agregar mais valor e transformar o marketing de conteúdo na indústria em uma grandiosa ferramenta de atração, vendas e relacionamento!

Quer saber mais a respeito? Então, baixe gratuitamente o nosso material que ensina como vender utilizando o marketing industrial!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

SEO & Adwords: diferenças e semelhanças

Na imensidão de conceitos que, nós destacamos, neste post, como o SEO e o AdWords diferem e podem trazer versatilidade às suas ações digitais!

Home office: dicas para ser mais produtivo

Home Office: dicas importantes para você otimizar o seu tempo e ser produtivo

Em tempos de coronavírus, o trabalho home office tem sido uma boa alternativa para empresas e profissionais liberais evitarem o convívio social direto e, consequentemente, reduzirem a velocidade de contágio da pandemia. Por outro lado, essa prática de trabalhar em...
RD-Summit-2018-alguns-dos-ensinamentos

RD Summit 2018: alguns dos ensinamentos que precisamos levar para 2019

Wow!!! É assim que podemos começar falando sobre o RD Summit 2018, um evento que contou com mais de 12000 pessoas do Brasil e América Latina, trouxe muita coisa boa para quem está antenado no Marketing Digital. Há uma série de trilhas que foram seguidas nestes três...
Saiba-como-alavancar-vendas-com-o-seu-site-institucional!

Saiba como aumentar as vendas com o seu site institucional!

Atualmente, as marcas se relacionam cada vez mais com as empresas capazes de atender às suas demandas. E, por conta da popularização da internet, muitos relacionamentos começam com uma simples pesquisa on-line, sabia? Inclusive, não é de hoje que a Era Digital se...
A-importância-das-mídias-sociais-bem-estruturadas

A importância das mídias sociais bem estruturadas

Indispensáveis na comunicação e no relacionamento com os clientes, as mídias sociais devem ser usadas de maneira estratégica. Aprenda, com as nossas dicas!

O-significado-das-cores-para-logotipo-e-como-escolhê-las

O significado das cores para logotipo e como escolhê-las!

O preto utilizado no logotipo da Adidas, o azul da Wolkswagen e o vermelho da Coca-Cola não foram escolhidos por acaso. Essas também não foram escolhas influenciadas pelo gosto pessoal dos donos das empresas ou pelas cores da moda. Para criar um logo tão impactante...
Agência de marketing e profissional de marketing

Contratar uma Agência de Marketing ou um Profissional de Marketing para sua empresa?

Afinal, qual a melhor estratégia para o seu negócio: contar com uma agência de marketing ou com uma equipe própria de profissionais? Bom, ambas as alternativas são possíveis hoje e muito utilizadas por diversas empresas de diferentes áreas de atuação. No entanto,...
Entenda-como-anda-o-setor-da-industria-alimenticia-no-Brasil

Entenda como anda o setor da indústria alimentícia no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria alimentícia no Brasil terá um crescimento de 2,5% a 3% em 2019, índice bastante positivo para a área. Esse crescimento mostra que, mesmo tendo apresentado perda relativa de importância...
Buyer-persona-o-que-são-e-como-criá-las

Buyer persona: o que são e como criá-las

Você sabe qual é a importância da buyer persona? Confira conosco, o poder de segmentação dela para as suas campanhas — e algumas dicas para criá-la!

Inbound Marketing

A agência LABRA: certificação inbound marketing pela Resultados Digitais

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. As suas ações têm como principal objetivo atrair a atenção de novos consumidores para os produtos e serviços comercializados por uma empresa, a fim de torná-los clientes da marca. A certificação inbound...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *