Marketing de Conteúdo na indústria: saiba quais são as maiores dificuldades

por | set 10, 2018 | 0 Comentários

O marketing de conteúdo na indústria tem se destacado como um diferencial competitivo para as empresas — independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Pois os benefícios dessa estratégia foram percebidos, bem como a importância da estratégia.

Acontece que toda revolução enfrenta seus obstáculos, no período de transição. E é sobre esses desafios que vamos tratar ao longo de todo este conteúdo.

Confira, conosco, e descubra quais são as maiores dificuldades em implementar — e manter — as ações de marketing de conteúdo na indústria!

O que é marketing de conteúdo?

Vamos iniciar pela conceituação do termo — que também pode ser conhecido como marketing de atração: trata-se do conjunto de ferramentas e estratégias cujos principais objetivos consistem em construir uma audiência qualificada, engajar o seu público-alvo e agregar mais presença digital à sua marca.

Isso é um diferencial e tanto, hoje em dia, pelo simples fato de que as pessoas fazem pesquisas on-line antes de tomar uma decisão de compra. E, por meio de uma produção de conteúdos relevantes e focados em responder às dúvidas do seu consumidor em potencial, as chances de ele encontrar o seu negócio são maiores.

Para isso são usadas diversas soluções, como:

  • otimização de conteúdos do site e do blog com técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • materiais ricos para download (como e-books,infográficos, webinars e whitepapers, entre outros);
  • e-mail marketing;
  • automação de e-mail;
  • mídias sociais.

Entre outras ações que ajudam a aproximar a sua empresa da demanda gerada pelo seu público-alvo. Podemos perceber, aqui, o grande diferencial dessa estratégia: diferentemente do marketing tradicional, o marketing de conteúdo atrai clientes até o seu negócio.

Quando falamos no marketing de conteúdo na indústria, portanto, estamos identificando novas estratégias que ajudam a impulsionar a sua marca no mercado digital.

Como resultado, a sua empresa fica mais presente, no cotidiano dos clientes em potencial, contribuindo para estabelecer a imagem de autoridade e referência no assunto em questão.

Quais são os desafios do marketing de conteúdo na indústria?

Especificamente focado nesse segmento tão relevante, o marketing de conteúdo na indústria pode colher os principais benefícios dessa estratégia, que são:

  • transparência com os clientes, o que ajuda a aumentar a confiança no seu negócio;
  • orientação para que, ao longo da sua jornada de compra, o consumidor seja amparado por meio dos seus conteúdos;
  • o ciclo de venda é menor e mais estratégico;
  • a aquisição de clientes passa a custar menos, já que você vai atraí-los;
  • mais engajamento e valor na relação com o seu consumidor e clientes em potencial;
  • aumento nas vendas;
  • melhorias significativas e personalização nas ações de pós-venda.

Para tanto, é importante se atentar aos seguintes desafios:

Alinhamento das novas atribuições e rotinas

O marketing de conteúdo na indústria modifica um pouco a rotina do empreendedor, que deve lidar com o mapeamento de ações, o calendário editorial e a aprovação de pautas e materiais produzidos, entre outras etapas.

Acontece que essa é uma etapa fundamental. Especialmente, quando o cliente contrata uma agência especializada em marketing de conteúdo na indústria. Assim, o trabalho flui com facilidade desde o princípio.

Conteúdos verdadeiramente diferenciados

A sua concorrência também está ciente dos benefícios do marketing de conteúdo na indústria, acredite. Portanto, é fundamental manter um monitoramento profundo no mercado e nas ações dos concorrentes para identificar estratégias inexploradas e novas oportunidades.

Afinal de contas, a internet está recheada de conteúdos similares. O que resta a pergunta: o que fazer para diferenciar-se e mostrar o valor da sua empresa por trás de um conteúdo?

Marketing de conteúdo para industrias | Agência LABRA

Daí a relevância em agregar a identidade (o DNA) da sua marca e em uma comunicação padronizada, evitando que seus conteúdos sejam confundidos com os de outras empresas.

Feedbacks do cliente

Com o marketing de conteúdo na indústria é possível saber quais estratégias renderam o esperado e quais podem ser ajustadas ou descartadas — ao menos, por ora.

Mas muitos empreendedores esquecem de dar a devida atenção a essa etapa do planejamento. É por meio desse feedback — em dados ou por meio de pesquisas de satisfação — que você estabelece os próximos passos. Não negligencie-os.

Conteúdos técnicos

Por fim, um dos grandes desafios do marketing de conteúdo na indústria é a característica única dos seus artigos e materiais. Afinal, são áreas menos acessíveis para o público geral — sua empresa costuma dialogar com quem toma as decisões, em muitas ocasiões.

Daí a importância em ter pessoas realmente qualificadas para agregar mais valor e transformar o marketing de conteúdo na indústria em uma grandiosa ferramenta de atração, vendas e relacionamento!

Quer saber mais a respeito? Então, baixe gratuitamente o nosso material que ensina como vender utilizando o marketing industrial!

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