O marketing digital chegou como uma verdadeira transformação do mercado, adaptando-se às exigências e necessidades de cada setor. Não por menos, o marketing automotivo também foi influenciado por essas transformações e inovações de estratégias digitais.
A questão é: como esse mercado foi moldado a partir do advento tecnológico, e como a sua empresa pode se beneficiar disso?
Para responder às perguntas que levantamos acima, nós temos este post feito especialmente para você! Acompanhe-nos nesta leitura, e descubra como o marketing automotivo tem ganhado espaço nas estratégias digitais para garantir mais performance e resultados à sua marca!
Um momento oportuno para o marketing automotivo
Caso a sua empresa ainda não faça uso do marketing digital e de suas ferramentas associadas — como o inbound marketing —, aqui vai um nobre aviso: é hora de investir em resultados.
Afinal, as estratégias digitais dominaram o mercado de atração de clientes, divulgação de empresas e de relacionamento com o consumidor. Passamos boa parte dos nossos dias on-line, por que não fazer um uso inteligente desse momento social que vivemos?
É assim que o marketing automotivo pode ganhar espaço na sua rotina: atraindo, impactando e relacionando-se com o seu público-alvo. Um diferencial e tanto, inclusive, nesse momento de instabilidade da indústria e do comércio, impulsionado pelas crises que o país atravessou.
A melhor parte disso é que essa revolução não é tão custosa quanto você pode estar imaginando. O marketing automotivo faz uso potencial de novas tecnologias — muitas delas, que automatizam o processo — e de ações acessíveis, com alto ROI.
O resultado: baixo investimento, resultados impressionantes e um novo patamar de qualidade para divulgar o seu negócio.
A importância das estratégias digitais
Se o seu público está on-line, a maior parte do dia, e procura por soluções para as suas necessidades na internet, a conclusão lógica é: você deveria gerar mais presença digital.
Para isso, vamos apontar o valor agregado das estratégias digitais na implementação do marketing automotivo para a sua marca. Confira:
Facilidade de atração e no relacionamento com o cliente
A transformação digital permite que você estabeleça campanhas que, de fato, agreguem valor ao seu público-alvo.
Para isso, você pode usar textos, vídeos, áudios e mais uma série de conteúdos (e suas variantes de formatos) para atrair, despertar o interesse e relacionar-se com o consumidor.
Assim, cria-se um elo com os seus clientes em potencial. Sem falar que promove a presença digital de sua marca e enriquece a sua fama de referência no assunto em questão. Algo que fomenta a sua base de clientes e cria uma reputação sólida no mercado.
O ponto-chave, entretanto, está em gerar relevância para as pesquisas on-line do seu público. Quando essas dúvidas são respondidas e guiam o usuário a um novo nível de conhecimento — e que você pode suprir também — você está gerando e nutrindo um relacionamento de qualidade.
Possibilidade de criar uma experiência assistida
Ir à concessionária se tornou uma tarefa secundária para o consumidor. Pois, se na internet ele pode ter acesso às principais dúvidas, essa visita presencial deve ser um fator de tomada de decisão, exclusivamente.
Assim, o marketing automotivo ganha mais valor por assistir e monitorar todas as etapas preliminares da jornada de compra do seu público. Algo que vai da simples pesquisa e comparação de preços à etapa de vendas.
Quando se tem isso devidamente mapeado, o seu negócio consegue se aproximar do consumidor e criar uma experiência de compra completa. Daí, a fundamental importância em saber:
- quem é o seu consumidor;
- quais são os desafios que ele enfrenta;
- como as suas soluções facilitam a resolução do seu problema;
- qual é o ciclo de compra do seu consumidor — da pesquisa ao pós-venda.
Questões que, quando respondidas, colocam o seu marketing automotivo — bem como as suas estratégias digitais — em um novo patamar.
O alinhamento de setores com o marketing automotivo
É digno de menção, também, que o marketing automotivo tem um diferencial poderoso: o alinhamento entre os setores de marketing e de vendas.
Vale entender o motivo disso: o marketing atrai os leads qualificados da sua empresa e coleta todos os dados relevantes desses usuários que, com o tempo, se configuram em clientes em potencial.
Em seguida, os vendedores passam a ser nutridos com as informações que possibilitam uma abordagem e argumento de vendas irresistíveis. O que, posteriormente, vai servir de feedback para a construção de novas estratégias digitais.
Ou seja: um alinhamento de expectativas, ações e resultados que dão uniformidade à sua empresa e mais consistência na mensagem transmitida.
Quando não há essa sinergia, o setor de vendas não entende — ou não sabe como proceder — com os dados encaminhados pelo marketing. Na mesma proporção que o marketing nunca vai saber, precisamente, se todas as suas campanhas se converteram em resultados.
Isso prejudica o impacto positivo de suas estratégias digitais e torna o marketing automotivo menos preciso. Portanto, tenha em mente que esse trabalho coletivo e integrado deve ser estimulado, encorajado e constantemente fortalecido.
A abertura de mercado promovida pelo marketing automotivo
Agora que já vimos o potencial do marketing automotivo, vamos a uma explicação bastante simples — mas que ainda confunde o setor, como um todo: o uso do marketing não é exclusividade das concessionárias.
Afinal de contas, o setor automotivo é amplo. Revendedores, fabricantes de equipamentos automotivos e autopeças também se beneficiam de suas ações. Sem falar, é claro, de oficinas empresas que empreendem serviços e produtos para o segmento.
Em comum, também pode existir a necessidade em contratar um serviço especializado de marketing automotivo. Empresas que conhecem a indústria, o mercado e são referências em marketing digital, facilitando a tradução de suas necessidades em resultados.
Você pode acompanhar neste case de sucesso da Engecass sobre o crescimento que conseguimos gerar com estratégias de marketing digital.
Pode ser o diferencial que faltava para a sua empresa dar um salto de qualidade na maneira de alcançar e relacionar-se com o seu público-alvo. No entanto, se ainda resta alguma dúvida do potencial do marketing automotivo, nós gostaríamos de dissolver essas questões também.
Para isso, convidamos você a acompanhar, agora, outro artigo de nossa autoria que aponta as principais estratégias digitais de marketing para as empresas automobilísticas! Temos certeza de que vai ajudar na sua futura tomada de decisão!
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