9 estratégias do marketing 4.0 aplicadas na indústria

por | Maio 21, 2018 | 0 Comentários

Vivemos em uma época de revitalização de conceitos, o marketing 4.0 já bateu à porta do empreendedorismo e, quem se antecipou às suas principais estratégias pode ter reparado os diferenciais competitivos gerados.

Até mesmo a indústria não escapou à modernização: o conceito de indústria 4.0 também é citado e repercutido à velocidade das conexões e dos negócios digitais. E é aí que entra a pergunta de muitos empreendedores: e como agregar esses conceitos, técnicas e tecnologias em minha empresa?

É para responder essa questão que bolamos este post. Confira conosco, 9 estratégias do marketing 4.0 que podem ser aplicadas na indústria!


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Marketing 4.0 e indústria 4.0: o que são?

São reflexos imediatos da transformação digital da qual somos testemunhas. Seu impacto em nossa vida cotidiana fez com que repensássemos nossa relação com o mercado, o empreendedorismo, o consumo e os relacionamentos.

A conectividade, então, ganhou a rotulagem de marketing 4.0, para atrair e se relacionar com os consumidores e clientes em potencial das empresas. Na mesma proporção, a indústria 4.0 é o alinhamento às tendências tecnológicas que ajudam a gerar produtividade com economia, precisão e lucros. A automação, por exemplo, é um dos principais pilares do conceito, que torna a mão de obra humana mais estratégica e menos pautada em tarefas mecânicas.

Marketing 4.0 e indústria 4.0: o que são? | Marketing 4.0 e Indústria 4.0 | Agência LABRA

Com os conceitos devidamente explorados, vamos entender então quais estratégias estão profundamente adaptadas a esses conceitos tão populares e consolidados em nossas rotinas!

1. A nova era do consumo digital

Nas relações digitais, o conteúdo é tido como o rei. Afinal de contas, ele é uma resposta imediata às pesquisas que o seu público-alvo faz na internet. Quanto melhor estiverem alinhadas ao perfil do seu consumidor, mais fácil será atrair novos consumidores até você.

E isso vale para empresas de todos os portes e segmentos de atuação. Na indústria ou no comércio, estamos diante de um espetáculo de transformações, em que consumimos o conteúdo na medida certa para cada um de nossos problemas. As empresas que compreendem isso têm mais chances de gerarem diferenciais competitivos.

2. Atendimento em um novo patamar

O atendimento ao cliente também evoluiu e se metamorfoseou dentro dos conceitos de marketing 4.0 e, de indústria 4.0 — a já citada automação é um ótimo exemplo disso.

Atendimento em um novo patamar | Marketing 4.0 e Indústria 4.0 | Agência LABRA

Por meio dos bots as empresas estão aprendendo a configurar um atendimento automático, que independa de interação humana para funcionar. Os benefícios disso? Menos tempo de espera, solução agilizada e mais produtividade.

E não é só isso: quando analisamos as redes sociais, por exemplo, percebemos que os canais de comunicação se multiplicaram. Cabe às empresas analisarem a melhor maneira para ter as respostas em pouco tempo, e com o máximo de qualidade para tornar a experiência do consumidor satisfatória — para dizer o mínimo.

3. O verdadeiro valor do Marketing

O marketing 4.0 tem uma série de responsabilidades — todas elas integradas, mas com particularidades que demandam atenção em múltiplos níveis.

Por exemplo: você quer atrair novos clientes para a sua empresa e, para isso, usa as estratégias de marketing digital para educar, entreter e informar o seu público. Na mesma proporção, você pode usar as mesmas ações para impulsionar sua presença digital, construir sua autoridade no mercado e se relacionar com os atuais consumidores.

Portanto, o marketing está mais versátil do que nunca. E é importante conhecer as principais estratégias e também as tecnologias do mercado. Pois elas contribuem para uma análise eficiente das métricas de cada campanha realizada.

Isso mostra, inclusive, algo que o marketing digital tem de diferencial: a possibilidade de mensurar todas as suas ações. Como resultado, você aprende continuamente o que funciona, em suas ações, o que pode ser replanejado e, o que não surte o menor efeito em seu público-alvo. Todo esse processo é novo e está em constante desenvolvimento, daí a importância em estar antenado às principais tendências do setor. Entre elas, destacamos as seguintes:

  • Humanize a sua marca, pois assim a interação com o consumidor é mais objetiva e tangível — é importante que os usuários sintam estar em diálogo com uma pessoa, e não com uma “marca”;
  • O marketing de conteúdo é um exemplo já citado neste artigo, e que serve para atrair, relacionar-se e fidelizar o cliente em potencial, além de fortalecer os laços com quem já é um costumeiro consumidor de suas soluções;
  • A experiência omnichannel é outra, e que chegou para ficar. As ações integradas devem transitar também entre o digital e o offline. Afinal de contas, você não precisa impactar o seu público apena no mundo digital.

4. Planejamento e análise criteriosos

O marketing 4.0 permite que você estude profundamente o seu público-alvo. Ou seja, a partir de tecnologias e por meio do acompanhamento de métricas, você identifica o público que você quer dialogar, impactar e encantar.

Planejamento e análise criteriosos | Marketing 4.0 e Indústria 4.0 | Agência LABRA

Como resultado, o planejamento se torna muito mais efetivo. E que pode ser completado a partir da análise do mercado — e, consequentemente, de sua concorrência. É com esse pensamento 360° que você identifica novas oportunidades, carências e estratégias repaginadas para desenvolver a sua marca.

5. O papo de vendedor não é mais o mesmo

No início do artigo, falamos a respeito desse ponto: o consumo do usuário mudou e, por consequência, não dependemos exclusivamente dos argumentos de venda do vendedor.

No marketing 4.0, vendas e marketing são setores indissociáveis: um depende do outro para fazer um trabalho realmente produtivo. O setor de vendas, para se municiar com toda informação gerada pelo marketing e, eles para compreenderem quais dados foram relevantes para os vendedores concluírem uma negociação.

O consumidor está bem informado, hoje em dia, e a lábia não pode, — e tampouco deve — ser a única arma dos seus vendedores. Atenção a isso!

6. Monitoramento de desempenho e resultados ROI

Já destacamos isso, mas vale o reforço. O marketing 4.0 é agraciado com a possibilidade de monitorarmos, praticamente, toda campanha realizada. Isso significa que a imensa quantidade de dados gerados não passa despercebida pela sua empresa.

Monitoramento de desempenho e resultados ROI | Marketing 4.0 e Indústria 4.0 | Agência LABRA

Por sua vez, é necessário contar com ações analíticas que integrem as informações, compilem os dados e, gerem relatórios que você possa analisar e, em tempo real, modificar para obter resultados ainda melhores.

7. Diferenciação e entrega

A essa altura você deve estar pensando que, muitos outros empreendedores já entenderam os benefícios e diferenciais do marketing 4.0 em suas empresas. Como fazer diferente então?

Pois aí está o segredo, ao construir os diferenciais de sua marca, todas as suas ações devem ser pautadas por essa essência. A percepção de valor deve partir do consumidor, é verdade, mas cabe a você criar uma experiência de compra que se destaque — e, isso só é feito pelo conjunto de ações que já destacamos aqui e, que ainda falaremos nos próximos tópicos.

8. Relacionamento e valorização do cliente

Com base em tudo o que vimos aqui, é indispensável pensar que o centro de todo o seu planejamento é um só: o seu consumidor ideal. É por meio desse conhecimento que você traça planos, metas e objetivos, cria campanhas e produz conteúdos.

Relacionamento e valorização do cliente | Marketing 4.0 e Indústria 4.0 | Agência LABRA

Dessa maneira, tenha em mente que as estratégias de marketing 4.0 são idealizadas com o propósito de aproximar você do seu público-alvo, conhecê-lo e, personalizar cada uma de suas estratégias para que o consumidor pense (e encontre) primeiro em sua empresa.

9. Você seleciona seu cliente

Por fim, o marketing 4.0 — no contexto da indústria 4.0, — é um conjunto de estratégias e tecnologias que permite a você, um diálogo franco, objetivo e direto com quem tem real interesse em seus resultados.

Pense: diferentemente do marketing tradicional, as suas campanhas vão impactar quem demonstre interesse em pesquisar sobre algo relacionado ao que a sua empresa tem a oferecer. Isso faz com que o seu investimento seja muito melhor direcionado e, os resultados, mais impactantes.

Quer saber um pouco mais a respeito do conceito geral que nos norteou ao longo de todo este artigo? Então, confira nossas considerações a respeito do marketing 4.0!

Marketing Industrial: Como gerar novas vendas com esta estratégia | Baixe gratuitamente nosso material | Agência LABRA

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