Saiba como usar o Link Building para gerar mais tráfego

Voiced by Amazon Polly

Para implementar maior visibilidade a um site empresarial ou pessoal, é preciso investir em estratégias eficientes, como SEO (Search Engine Optimization) e implementar o Link Building como complementação. Inclusive, essa ação pode ser entendida como um braço off page do SEO.

Essas práticas permitem que o tráfego orgânico de um site alcance mais resultados. No caso de lojas virtuais, e-commerces e marketplaces, os contatos de negócios podem aumentar, assim como as vendas. 

Uma grande vantagem das ferramentas digitais é que o monitoramento ocorre instantaneamente. 

Dessa forma, é possível corrigir o percurso caso seja necessário fazer alguma alteração, seja na estratégia, seja na proposta apresentada para o público.

Os resultados se tornam mais satisfatórios quando a perspectiva comercial se apresenta em números sólidos. Isso é possível com a aplicação de link building por meio de parcerias empresariais, com tráfego originado em outras páginas, sites e plataformas digitais.

Os link buildings também podem ser denominados backlinks, que são colocados em destaque dentro do marketing de conteúdo, em conjunto com o SEO ou em postagens de redes sociais. 

Essa estratégia permite que um site corporativo tenha maior relevância em relação às plataformas de busca, assim como se consolida como uma autoridade sobre determinado assunto. 

Sendo assim, é possível afirmar que o uso de link building ajuda a melhorar o posicionamento nos sites de busca, atraindo mais tráfego para as páginas disponíveis e aumenta as chances no mundo dos negócios. 

Antes de continuar, é importante destacar que tanto a utilização de técnicas para tráfego orgânico quanto o pago possuem características próprias.

Portanto, dentro de um planejamento de marketing, é necessário aplicar todos dois de forma fluida, funcional e combinada.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Planejamento amplo com o inbound marketing

Toda empresa precisa estar presente na internet, para que possa ter um lugar onde a concorrência é grande, e a mudança de hábito dos consumidores exige esse tipo de atuação evidente.

O Marketing Digital se tornou um caminho amplo para quem quer colocar a marca em exposição de forma adequada, desde que planejada antecipadamente, e com profissionalismo.

No caso do uso de link building, a função pode ser aplicada a partir da estratégia de inbound marketing, seguindo os quatro pilares da transformação de lead em cliente efetivo. São elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

Ao encontrar um link em um texto ou após a exibição de um vídeo, é possível que toda a jornada de compra tenha início nesta postagem. Seja em um blog corporativo, ou em uma rede social disponível em tantos formatos e finalidades. 

Dessa forma, o planejamento proposto por uma equipe de marketing deve estar alinhado ao setor de atendimento e vendas, para que o inbound marketing funcione de forma plena.

Empresas que trabalham com lojas virtuais ou estão associadas a marketplaces podem ter o link build garantido a partir do momento em que a própria mecânica estrutural do site aponta produtos e serviços relacionados. 

Com produtos semelhantes, as recomendações ajudam no aumento do fluxo de vendas. Os consumidores estão interessados em comércios eletrônicos que facilitam a vida de todas as maneiras.

Assim, se uma antena é vendida pela loja, o profissional que faz a instalação pode promover o link building, formando uma parceria comercial de sucesso.

As plataformas digitais possuem ferramentas que permitem essa associação de forma natural e orgânica, sem a necessidade de investimento de capital financeiro. 

Entretanto, dentro do planejamento de marketing é possível desenvolver aspectos que necessitem de parte do orçamento da campanha publicitária. Assim, é mais fácil atingir determinados nichos e públicos-alvo qualitativos.

Parceria com influenciadores e empresas

Uma campanha publicitária que envolve mídias digitais precisa estar ajustada aos novos tempos, e isso inclui as parcerias com empresas correlatas e os influenciadores, que podem estar em todos os lugares. 

Esse é um ponto que deve estar presente dentro do planejamento estratégico da campanha, pois o alcance que o link building pode proporcionar, estando no lugar certo, pode ser muito eficiente. 

Os influenciadores digitais e as empresas que trabalham com B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer) são potenciais caminhos para a aplicação de link building. 

Contudo, é necessário verificar se a estratégia está apontada para o rumo que se pretende alcançar.

No caso dos influenciadores digitais, eles utilizam as redes sociais para falar com uma parcela significativa de usuários da internet. 

De uma forma por vezes despojada, é possível aumentar o número de vendas e garantir maior exposição a um público interessante. 

Sendo assim, é preciso entender como funcionam e até onde esse tipo de parceria pode ser explorada, em se tratando das redes sociais, tão presentes na vida da população.

  1. Postagens comerciais demandam criatividade

Como todo material proposto com finalidade publicitária, é preciso explorar a criatividade. Logo, os influenciadores até podem utilizar um roteiro pré-estabelecido, mas com liberdade para poder conversar com o público que atinge. 

É preciso saber como funciona o Facebook Ads para que esse tipo de investimento tenha o ROI (Returno Over Investiment) esperado, o que pode ser mensurado logo após a publicação. Aliás, o acompanhamento dos dados pode ser realizado continuamente.

Com isso, é possível ajustar a publicidade conforme a recepção, com propostas que podem ativar o link building a partir de especificações apresentadas na publicidade. 

O Facebook oferece ferramentas próprias para que, no caso de anúncios pagos, o responsável possa identificar o público sobre diversos aspectos, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Horário de visualização;
  • Localização.

Outras ferramentas digitais permitem identificar o CTR (Click Through Rate) , ou seja, o número de cliques sobre o link building, quando houver, assim como outras métricas, como taxa de rejeição e CPC (Custo Por Clique).

  1. Imagens e fotos também servem como link building

Outra rede social que pode ser bastante explorada por empresas, ou a partir das parcerias com blogueiros e influenciadores digitais está no investimento em Instagram Ads, com imagens, fotos, e vídeos curtos como atrativos. 

O relacionamento entre uma empresa e os influenciadores deve ser estudada caso a caso, pois eles se tornam porta-voz, de alguma maneira, sobre a marca, os produtos e os serviços oferecidos para o consumidor.

Além disso, os link buildings podem ser aplicados nas fotos, legendas e demais espaços da publicação, pois essa rede social possui ferramentas interessantes que permitem:

  • Alcançar público variado;
  • Direcionar para e-commerce;
  • Facilidade de compartilhamento;
  • Visualização de preço.

Essa interação faz com que o link building funcione de forma extremamente fácil, pois ela é intuitiva, funcional e, quando aplicada de forma correta, o encantamento proposto pelo inbound marketing permite um alcance maior de público.

Investimento como auxílio no fluxo de tráfego

Dadas as mudanças implementadas pela tecnologia, é possível dizer que muitas pessoas utilizam o computador, os tablets e os celulares para fazerem pesquisas sobre os mais diversos assuntos. 

Quando há a necessidade de uma compra, é natural que internautas recorram às plataformas de pesquisa, identificando fornecedores, lojas especializadas, a impressão de profissionais, entre outros assuntos. 

Por isso, o investimento em SEO é importante, pois assim vai funcionar para a melhora no ranqueamento dentro do site de busca, e como anunciar no Google Ads deve fazer parte de uma campanha de marketing, pode-se afirmar que esse é um link building primordial. 

Estar no topo ou na base de um site de busca com essa importância promove as lojas virtuais e e-commerces como autoridades identificadas pelo algoritmo implementado pela empresa responsável.

Aqui o SEO é fundamental para alimentar a plataforma digital, pois a menção a palavras-chave podem direcionar a pontos que se destacam, dentro do marketing de conteúdo presente no site corporativo, na loja virtual ou no blog que conta com diferentes links buildings espalhados na tela.

Além disso, a construção de parcerias e o investimento em anúncios pagos é uma parte importante, mas não precisam ser as únicas. O link building interno é um esforço notório e que deve ser aproveitado sempre que possível. 

Há plataformas que permitem o emprego de plug-ins que exibem os links automaticamente, sem prejuízo algum à leitura ou ao ranqueamento dentro dos sites de busca

Portanto, é preciso contar com especialistas na área de marketing digital para entender como explorar ao máximo as ferramentas disponíveis e como isso pode gerar maior fluxo dentro das páginas.

Conclusão

As relações com os sites parceiros fazem parte de um planejamento adequado na construção de uma rede que fortalece a estratégia de link building para o setor comercial e empresarial. 

As campanhas com anúncios pagos podem funcionar de forma recorrente, porém o crescimento orgânico demonstra que a autoridade sobre o site está no emprego de estratégias de SEO, nos guest posts e no publieditorial. 

A troca de links pode ser um caminho a seguir, porém, é necessário identificar se isso está sendo trabalhado de forma correta, ou ambos os parceiros podem perder posicionamento, caso não seja feito de maneira usual e bem planejada, sendo adequadas às normas.

Assim, o mais importante, enfim, é empregar a estratégia com backlinks, ou link building, atendendo às normas e regras impostas para que a otimização funcione de verdade para se destacar dentro das plataformas de busca. 

Facebook Comentário Box

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Pin It on Pinterest

Share This