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As vantagens do inside sales na indústria.

Será que você conhece todas as estratégias de marketing para vendas? Leia o nosso post e veja o que é inside sales e quais as vantagens para a indústria!

Quem trabalha com marketing sabe que há várias estratégias que podem alavancar as vendas em qualquer tipo de indústria. Uma delas é o inside sales. Mas o que é isso?

Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto. Você também vai entender para que serve essa estratégia e quais as vantagens. E então, ficou interessado em mais essa maneira de fazer vendas? Siga com a leitura do artigo! 

O que é inside sales?

Na estratégia de inside sales, a venda é remota, ou seja, você não precisa sair da indústria para fechar um negócio. Portanto, recursos como web conferência e ligações que priorizam o uso das novas tecnologias são utilizados.

Entretanto, para que a indústria tenha o resultado que espera, ela precisa de uma equipe estruturada e qualificada. Esses profissionais são os que serão encarregados de demonstrar os produtos da empresa e esclarecer as dúvidas dos clientes.

Para que serve inside sales?

O inside sales tem como principal objetivo reduzir os custos e aumentar o lucro das empresas. No entanto, para isso não basta ficar na indústria e usar toda a tecnologia disponível. É necessário conhecer o cliente, as necessidades e desenvolver processos de venda bem estruturados.

Porém, você terá que trabalhar bem o time de marketing, para que ele tenha em mãos as seguintes informações:

  • um perfil de cliente ideal, lucrativo para a empresa e que precisa do produto;
  • um funil de vendas que seja alinhado com a jornada do cliente;
  • uma boa abordagem de vendas que mostre porque a sua solução facilita a vida do cliente e resolve problemas;
  • um treino para o time de vendas;
  • alguns materiais de apoio para os vendedores;
  • uma qualificação de leads para o potencial de compra;
  • algumas técnicas de fechamento que encurtam o ciclo de vendas.

Entretanto, o mais importante de toda essa estrutura é você pensar o que deverá ser feito para atrair leads qualificados e que precisam da solução. Desta maneira você fechará a venda rapidamente.

Quais os tipos de vendedores que existem na estratégia inside sales?

SDR: Sales Development Representative

Faz a abordagem inicial com os leads qualificados e realiza uma segunda qualificação mais aprofundada. Para isso, utiliza recursos de videoconferência com os leads que realmente precisam da solução que a indústria oferece.

Vendedor

Conhecido como closer. É quem fecha as vendas. Realiza videoconferência de forma mais profunda para apresentar ao cliente o produto da indústria. Com especialização e técnicas de persuasão, o vendedor ajuda a empresa a fechar o negócio.

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Quais as vantagens da estratégia inside sales?

Redução de custos

Sem dúvida, essa é a primeira vantagem da estratégia inside sales para a indústria. Você, melhor do que ninguém, sabe o quanto é caro deslocar um colaborador do escritório da indústria até o cliente.

Muitas vezes, gastam com combustível, passagem de ônibus ou metrô, refeições, etc. Portanto, ao realizar as operações dentro da indústria, você economiza com recursos e tempo.

Otimização dos processos

Com o inside sales, o profissional da sua empresa não perde tempo no trânsito das grandes cidades e nem com horários para ser atendido pelo cliente. Além disso, evita imprevistos como uma reunião que pode ser desmarcada.

Aumento da produtividade

Com a economia de tempo, o colaborador atende outros clientes dentro da estratégia de inside sales. Além disso, o próprio trabalho torna-se mais fácil, pois os processos são otimizados. Assim, os atendimentos fluem e o funcionário atende mais clientes em um único dia de trabalho.

Captação e conversão de leads

A estratégia de inside sales permite que os colaboradores trabalhem conectados com os sistemas de gestão da empresa.

Com isso, há várias vantagens como, por exemplo, o profissional de vendas consegue captar um maior número de leads por meio de informações do blog e das redes sociais da indústria.

Quer um exemplo? Um lead entra na sua lista de e-mail porque baixou um e-book que você disponibilizou. Daí você consegue nutri-lo com várias informações sobre a empresa e os produtos.

De forma natural, você convence a pessoa que ela precisa da solução oferecida por sua empresa. Assim, com base na lista qualificada de e-mails, o vendedor poderá entrar em contato com esse lead no momento certo e fechar uma venda. 

Como implantar a estratégia de inside sales na indústria?

  • treine a equipe de vendas;
  • produza conteúdo de qualidade no blog da sua empresa e nas redes sociais;
  • tenha uma boa estrutura com acesso à Internet e demais recursos tecnológicos para trabalhar;
  • estipule um processo de transição;
  • contrate uma agência de marketing para que possa te ajudar nas estratégias de Inbound Marketing e atrair os leads ideais.

Viu como a estratégia inside sales pode ajudar a sua indústria? Agora que você já sabe sobre o que se trata, será mais fácil trabalhar com o time de vendas da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre estratégias de vendas com a LABRA? Acesse o nosso blog!

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