Inside Sales e Inbound Marketing: Por que sua empresa precisa ter

por | jul 2, 2018 | 0 Comentários

A transformação digital que vem nos acompanhando ao longo dos últimos anos também modificou a maneira de vender e se relacionar com os clientes. Nada mais justo, afinal de contas, se a tecnologia ajudou a encurtar distâncias, por que não fazer uso de técnicas e ferramentas que possibilitem isso — como é o caso do Inside Sales e do Inbound Marketing.

Você sabe o que significam esses termos e, principalmente, o que eles podem fazer para impulsionar o seu negócio? Neste post, nós vamos falar sobre cada um deles, de modo que fique ainda mais perceptível os benefícios que você pode absorver para o DNA da sua empresa. Confira!

O conceito de Inside Sales

O significado do termo se aproxima bastante do seu conceito: trata-se de um modelo de vendas interno, em que os seus colaboradores não saem às ruas.

Para isso, eles se apoiam em facilidades tecnológicas que contribuam com o desenvolvimento do seu trabalho. Algo que ajuda a minimizar os custos — como de deslocamentos —, aumenta a produtividade de sua equipe de vendas e também integra os setores da empresa.

Você pode achar que estamos falando, por exemplo, de telemarketing ativo — um modelo de vendas já bastante antigo e praticado. Só que o Inside Sales é trabalhado de maneira distinta. Especialmente, porque os argumentos de vendas, hoje em dia, são mais complexos.

O consumidor tem acesso fácil à informação desejada. Portanto, não basta um vendedor convencê-lo de que o seu produto ou serviço é melhor, e pronto. A questão atual está em compreender o perfil do consumidor e aprender a relacionar as suas soluções às dificuldades, desafios e objetivos do seu público-alvo.

Os benefícios do Inside Sales

Antes de destacarmos como o Inside Sales contribui com a citação acima, vamos compreender os benefícios em adotar a sua prática no cotidiano de sua empresa:

  • redução de custos com logística;
  • otimização do tempo produtivo de sua equipe;
  • os vendedores conseguem atender melhor, e de maneira mais personalizada, os clientes.

E sabe por quê? Justamente, porque o Inside Sales pode ser enriquecido a partir dos resultados gerados com o Inbound Marketing. Por meio de suas ferramentas e técnicas, os seus vendedores são antecipadamente alimentados com informações valiosas sobre aquele consumidor em particular.

Como resultado, ele pode planejar a sua abordagem e criar argumentações impactantes, que promovam um diferencial na experiência de compra do seu cliente em potencial.

O conceito de Inbound Marketing

Quando muitas das técnicas de marketing foram transformadas em ações digitais, o mercado como um todo foi influenciado. E foi assim que o comportamento do consumidor mudou e as empresas tiveram que se ajustar às transformações.

Pois quando falamos, anteriormente, que o Inside Sales é abastecido com informações de qualidade sobre os clientes em potencial, estamos nos referindo ao que o Inbound Marketing pode coletar para eles.

Em resumo: o Inbound Marketing se resume a enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo. Isso se faz por meio de uma produção de conteúdo que ajude a responder todas as dúvidas que o seu público-alvo tenha e use a internet para solucioná-las.

Os benefícios do Inbound Marketing

Identificar o perfil do seu consumidor e gerar conteúdos que estimulem uma relação com ele são os benefícios imediatos do Inbound Marketing. Mas existem outras vantagens nessa prática, como:

  • proximidade maior com os clientes, continuamente aprendendo como resolver os seus problemas;
  • soluções acessíveis — ainda mais, quando comparada com as ações tradicionais de marketing;
  • ótimo ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • gera presença digital à sua empresa, e constrói gradativamente uma imagem de autoridade no assunto.

Vamos a um exemplo prático disso? Digamos que você identificou o problema do seu público-alvo e sabe como o seu produto ou serviço pode resolvê-lo.

Assim, você começa a compartilhar na internet — seja no seu blog, site institucional ou nas redes sociais — os conteúdos que ajudem a responder as dúvidas que ele pesquisou nos mecanismos de busca da internet (como o Google).

A partir dessas respostas satisfatórias, você consegue guiar o usuário — até então anônimo — pela sua jornada de compra, que é previamente traçada também pela sua equipe de marketing.

Essa relação vai sendo gradativamente alimentada, com o consumidor liberando aos poucos algumas informações pessoais, o que demonstra interesse em saber mais a respeito da sua empresa. E é aí que o Inside Sales vai fazer toda a diferença.

O Inside Sales e o Inbound Marketing dentro da empresa

Com base no que vimos, a integração entre setores (marketing e venda) é determinante para o sucesso de sua empreitada. Com as informações obtidas pelo time de marketing, os vendedores internos vão abordar o consumidor com muito mais qualidade.

Não se trata mais, portanto, de empurrar o seu produto ou serviço: as empresas devem solucionar o problema do cliente. E isso só é feito com um nível de excelência inquestionável quando se conhece profundamente a pessoa com quem você está lidando.

Esse modelo pode ser praticado por empresas de qualquer porte ou segmento de atuação. E mais: ele já está sendo adotado, provavelmente, por boa parte da sua concorrência.

Estamos cada vez mais conectados, dinâmicos e digitais. Negligenciar essas estratégias que rendem resultados e expõem a sua empresa como uma referência no seu ramo de atuação é uma oportunidade valiosa para atrair mais clientes — e fidelizá-los — com menos custos.

Sem falar que a sua marca tem muito a se beneficiar a partir de uma equipe integrada e alinhada a conquistar os mesmos objetivos. Profissionais que atuam coletivamente podem render os resultados desejados com muito mais harmonia, desenvolvendo a sua empresa.

Quer saber, então, como esse tipo de solução pode ser adotada na realidade do seu negócio? Para isso, recomendamos que você compreenda o que o Inside Sales e o Inbound Marketing podem fazer pela sua marca, e como as suas estratégias podem ser aplicadas.

E isso pode ser feito por meio da leitura de outro artigo nosso, que explica como uma agência de Inbound Marketing pode fazer esse trabalho específico para você. Boa leitura!

 

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Seu-site-no-topo-do-Google-saiba-como-posicionar-sua-marca

Seu site no topo do Google: Saiba como fazer

Quer fazer com que a sua presença digital seja maior e alcance o seu público-alvo? Confira nossas dicas para colocar o seu site no topo do Google!

Smarketing-a-importância-em-alinhar-vendas-e-marketing-para-gerar-bons-resultados

Smarketing – a importância em alinhar vendas e marketing para gerar bons resultados

O alinhamento entre os setores de marketing e de vendas é conhecido como smarketing. Quer saber os benefícios dessa estratégia? Confira, aqui!

Email-Marketing-Porque-utilizar-esta-super-ferramenta

Email Marketing: Por que utilizar esta super ferramenta?

Quando as redes sociais tomaram força e volume, muitos apostaram que o email marketing estava com os dias contados. Ledo engano que, hoje, se apresenta como uma as ferramentas mais impactantes para as suas estratégias de marketing. Isso porque elas são incríveis...
Inside-Sales-e-Inbound-Marketing-Por-que-sua-empresa-precisa-ter

Inside Sales e Inbound Marketing: Por que sua empresa precisa ter

Você sabe o que são inside sales e inbound marketing? Aqui, vamos explorar ambos os conceitos e identificar as oportunidades que podem ser geradas com eles!

Agência-LABRA-a-primeira-agência-no-Alto-Vale-do-Itajaí-a-conquistar-a-parceria-Silver-na-RD

LABRA: a primeira agência de marketing digital no Alto Vale do Itajaí a conquistar a parceria Silver na RD

Empreender um serviço de qualidade, diante da alta concorrência que as agências de marketing digital têm enfrentado, é um grande desafio. No entanto, existem recompensas gratificantes que nos ajudam a perceber, ao longo do percurso, os grandes acertos que ajudam a...
a importancia do CRM para seu negócio

A importância do CRM para o departamento de vendas

A tecnologia e a integração de novos sistemas são elementos que podem auxiliar na criação de ações estratégicas e na aplicação de diferenciais competitivos. No entanto, isso deve ser feito por meio da coleta de informações da clientela e pesquisas...
Como-a-Agência-Labra-facilita-a-venda-para-sua-empresa

Como a Agência Labra facilita a venda para sua empresa

Aumentar o volume de vendas, atrair mais clientes e aumentar a produtividade e eficiência de suas estratégias de comunicação – e com economia no investimento. Estão aí algumas das principais metas e objetivos de empresas de todos os portes e segmentos, no geral, ao...
Home office: dicas para ser mais produtivo

Home Office: dicas importantes para você otimizar o seu tempo e ser produtivo

Em tempos de coronavírus, o trabalho home office tem sido uma boa alternativa para empresas e profissionais liberais evitarem o convívio social direto e, consequentemente, reduzirem a velocidade de contágio da pandemia. Por outro lado, essa prática de trabalhar em...
Estratégias-de-conteúdo-aprenda-algumas-técnicas

Estratégias de conteúdo: aprenda técnicas importantes

O planejamento é fundamenta para estabelecer suas estratégias de conteúdo. Aprenda, conosco, como identificar as melhores para impactar o seu público!

Marketing Digital: Como aumentar a visibilidade da empresa

A internet mudou os hábitos de consumo das pessoas e as estratégias de marketing precisaram evoluir para acompanhar as novas demandas do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *