Indústria Sustentável: o impacto da sustentabilidade e tecnologia

por | jun 6, 2018 | 0 Comentários

O marketing 4.0 já destaca o quanto a tecnologia tem sido participativa no desenvolvimento de uma indústria sustentável: aprendemos a produzir mais, com menos custos e resultados melhores. Isso por si só já contribui com um impacto menor ao meio ambiente.

Mas a indústria sustentável não se trata apenas disso. Os empreendedores têm que estar cientes do impacto de suas empresas na natureza, seja em curto, médio ou longo prazo. Assim, aprende continuamente como permanecer eficiente, sem influenciar negativamente na preservação das gerações futuras.

E, para iluminar o seu caminho, neste post vamos explorar como é possível construir uma indústria sustentável e se beneficiar dessa transformação!

O que é sustentabilidade?

Antes, um assunto que poucas empresas encabeçavam, mas que se tornou uma questão indissociável com o desenvolvimento corporativo — independentemente do setor ou porte da empresa. A sustentabilidade é uma preocupação no crescimento social, mas sem que esse avanço signifique a agressão ao meio ambiente.

E são questões que, nas últimas décadas, influenciaram em muito em diversos problemas, como:

  • aquecimento global;
  • desmatamento;
  • poluição e descarte de resíduos.

Com isso, a indústria sustentável é uma solução adotada para que o crescimento socioeconômico continue, mas de maneira sustentável para o meio ambiente.

Como a consciência ambiental é possível?

Os negócios digitais contribuem para isso, como já adiantamos, por diversas razões. Por exemplo:

  • ajudam na tomada de decisão sobre os processos mais ágeis e menos custosos;
  • compilam dados que contribuem para ajustes estratégicos.

É só tomar como exemplo o Big Data que tanto se fala, atualmente. Por meio da produção de dados você tem a sua empresa sob controle, ajudando a analisar quais parâmetros ajustar para não prejudicar o desenvolvimento da empresa e, tampouco, o meio ambiente.

Mas existem muitas maneiras que podem ser ou não influenciadas pelo uso de tecnologias. A seguir, dois exemplos disso e de como a indústria sustentável é viável:

Adidas

A empresa buscava reduzir drasticamente a quantidade de resíduos plásticos gerados por outras empresas. Para isso, foi criada uma linha de tênis feita exclusivamente com materiais plásticos recolhidos em praias e outros locais inadequados para o despejo de resíduos.

Döhler

A empresa catarinense também embarcou na ideia de indústria sustentável e adotou uma série de medidas para isso, como a sua matriz energética, sendo 75% abastecida por gás natural e os outros 25% com energia térmica (de resíduos gerados pela própria empresa).

Agora, um exemplo simples que pode fazer parte de sua rotina: os bots têm auxiliado o atendimento ao cliente nas empresas. Por meio dele você reduz o consumo de energia elétrica internamente, necessita de menos espaço com infraestrutura e torna a sua empresa mais dinâmica e menos custosa.

Como aplicar a indústria sustentável na minha empresa?

O exemplo acima é bastante simples e ainda amparado pelo uso da tecnologia. Mas, abaixo, reunimos algumas ideias práticas para investir mais em uma indústria sustentável, como:

  • conscientize os colaboradores a consumirem menos recursos, como água e energia elétrica;
  • elimine vazamentos, que contribuem com o desperdício;
  • faça a captação e reaproveite a água da chuva;
  • sempre desligue aparelhos eletrônicos não usados;
  • faça uso da energia solar (por meio de painéis fotovoltaicos);
  • substitua lâmpadas incandescentes pelos modelos em LED;
  • faça a separação seletiva do seu lixo;
  • diminua o uso de descartáveis;
  • apoie-se mais em soluções on-line para tornar a empresa menos dependente de soluções de transporte, que emitem CO² (carbono) e são mais custosas;
  • use o de ar-condicionado com consciência.

Pode parecer bastante coisa, mas com planejamento é possível dar esse salto evolutivo e, assim, construir uma indústria sustentável. E, para ajudar nessa transição, convidamos você a ler nosso artigo que explica o método PDVA e como aplicá-lo na sua empresa!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Funil-de-marketing-etapa-de-vendas-alinhada-com-o-marketing

Funil de marketing: etapa de vendas alinhada com o marketing

Os setores de marketing e vendas caminham lado a lado na sua empresa? Confira a importância em alinhá-los para usar efetivamente o funil de marketing!

newsletter

Newsletter: você pode estar perdendo futuros clientes por não utiliza-la

Entre algumas das estratégias de marketing digital mais relevantes, podemos destacar a newsletter. E, caso você já possua essa prática inserida em sua rotina, perfeito! Caso contrário, é fato concreto que você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio,...
Home office: dicas para ser mais produtivo

Home Office: dicas importantes para você otimizar o seu tempo e ser produtivo

Em tempos de coronavírus, o trabalho home office tem sido uma boa alternativa para empresas e profissionais liberais evitarem o convívio social direto e, consequentemente, reduzirem a velocidade de contágio da pandemia. Por outro lado, essa prática de trabalhar em...
Possuir-só-likes-nas-mídias-sociais-traz-resultados-para-sua-empresa

Possuir só likes nas mídias sociais traz resultados para sua empresa?

Os likes nas mídias sociais ficam bonitas apenas na montagem de um case. Para resultados reais na sua empresa, confira conosco o que você deve se atentar!

Como-está-o-crescimento-do-e-commerce-no-Brasil-em-2018

Como está o crescimento do e-commerce no Brasil em 2018

Está em dúvida se o e-commerce brasileiro segue em expansão? Neste post, reunimos passado, presente e projeções para o setor. Acompanhe conosco!

4 dicas de como vender mais no Natal

Quer aproveitar o grande tráfego de clientes e volume de vendas para gerar mais resultados neste Natal? Confira, aqui, algumas dicas de como vender mais!

Marketing-Tradicional-vs-Marketing-Digital-O-que-é-cada-um-e-seus-custos

Marketing Tradicional vs Marketing Digital: O que é cada um e seus custos

Marketing tradicional ou marketing digital? Ou ambos? Saber os diferenciais de cada e o que suas respectivas estratégias podem agregar ao negócio pode até confundir o empreendedor. No entanto, basta uma conceituação rápida e os dois tipos de marketing logo se revelam...
Como-atrair-leads-qualificados-para-o-seu-site

Como atrair leads qualificados para o seu site?

Uma boa estratégia de marketing digital é focada em atrair o público certo: os potenciais clientes da empresa, que também podemos chamar de leads qualificados. Para isso, antes de tudo, é preciso conhecer quem são as buyers personas do seu negócio. Idade, gênero,...
Marketing no whatsapp: como utilizar para captar clientes

Marketing no WhatsApp: como utilizar o aplicativo para captar clientes

O WhatsApp é um aplicativo poderoso, que aumenta a visibilidade das marcas, automatiza a comunicação e mantém o fluxo de trabalho sempre organizado. Além disso, é uma ferramenta fácil e gratuita, ou seja, não é preciso investimento extra. Mas você já pensou em fazer...
Agência-de-Inbound-Marketing-por-que-sua-empresa-deve-contratar-uma

Agência de Inbound Marketing: por que sua empresa deve contratar uma?

Quer saber como o inbound marketing pode desenvolver a sua empresa — e, como uma agência de inbound marketing especializada pode ajudar? Basta conferir este artigo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *