Indústria Sustentável: o impacto da sustentabilidade e tecnologia

por | jun 6, 2018 | 0 Comentários

O marketing 4.0 já destaca o quanto a tecnologia tem sido participativa no desenvolvimento de uma indústria sustentável: aprendemos a produzir mais, com menos custos e resultados melhores. Isso por si só já contribui com um impacto menor ao meio ambiente.

Mas a indústria sustentável não se trata apenas disso. Os empreendedores têm que estar cientes do impacto de suas empresas na natureza, seja em curto, médio ou longo prazo. Assim, aprende continuamente como permanecer eficiente, sem influenciar negativamente na preservação das gerações futuras.

E, para iluminar o seu caminho, neste post vamos explorar como é possível construir uma indústria sustentável e se beneficiar dessa transformação!

O que é sustentabilidade?

Antes, um assunto que poucas empresas encabeçavam, mas que se tornou uma questão indissociável com o desenvolvimento corporativo — independentemente do setor ou porte da empresa. A sustentabilidade é uma preocupação no crescimento social, mas sem que esse avanço signifique a agressão ao meio ambiente.

E são questões que, nas últimas décadas, influenciaram em muito em diversos problemas, como:

  • aquecimento global;
  • desmatamento;
  • poluição e descarte de resíduos.

Com isso, a indústria sustentável é uma solução adotada para que o crescimento socioeconômico continue, mas de maneira sustentável para o meio ambiente.

Como a consciência ambiental é possível?

Os negócios digitais contribuem para isso, como já adiantamos, por diversas razões. Por exemplo:

  • ajudam na tomada de decisão sobre os processos mais ágeis e menos custosos;
  • compilam dados que contribuem para ajustes estratégicos.

É só tomar como exemplo o Big Data que tanto se fala, atualmente. Por meio da produção de dados você tem a sua empresa sob controle, ajudando a analisar quais parâmetros ajustar para não prejudicar o desenvolvimento da empresa e, tampouco, o meio ambiente.

Mas existem muitas maneiras que podem ser ou não influenciadas pelo uso de tecnologias. A seguir, dois exemplos disso e de como a indústria sustentável é viável:

Adidas

A empresa buscava reduzir drasticamente a quantidade de resíduos plásticos gerados por outras empresas. Para isso, foi criada uma linha de tênis feita exclusivamente com materiais plásticos recolhidos em praias e outros locais inadequados para o despejo de resíduos.

Döhler

A empresa catarinense também embarcou na ideia de indústria sustentável e adotou uma série de medidas para isso, como a sua matriz energética, sendo 75% abastecida por gás natural e os outros 25% com energia térmica (de resíduos gerados pela própria empresa).

Agora, um exemplo simples que pode fazer parte de sua rotina: os bots têm auxiliado o atendimento ao cliente nas empresas. Por meio dele você reduz o consumo de energia elétrica internamente, necessita de menos espaço com infraestrutura e torna a sua empresa mais dinâmica e menos custosa.

Como aplicar a indústria sustentável na minha empresa?

O exemplo acima é bastante simples e ainda amparado pelo uso da tecnologia. Mas, abaixo, reunimos algumas ideias práticas para investir mais em uma indústria sustentável, como:

  • conscientize os colaboradores a consumirem menos recursos, como água e energia elétrica;
  • elimine vazamentos, que contribuem com o desperdício;
  • faça a captação e reaproveite a água da chuva;
  • sempre desligue aparelhos eletrônicos não usados;
  • faça uso da energia solar (por meio de painéis fotovoltaicos);
  • substitua lâmpadas incandescentes pelos modelos em LED;
  • faça a separação seletiva do seu lixo;
  • diminua o uso de descartáveis;
  • apoie-se mais em soluções on-line para tornar a empresa menos dependente de soluções de transporte, que emitem CO² (carbono) e são mais custosas;
  • use o de ar-condicionado com consciência.

Pode parecer bastante coisa, mas com planejamento é possível dar esse salto evolutivo e, assim, construir uma indústria sustentável. E, para ajudar nessa transição, convidamos você a ler nosso artigo que explica o método PDVA e como aplicá-lo na sua empresa!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

customer success na industria

Entenda o que é Customer Success e qual a sua importância para a indústria

O objetivo de todo negócio é crescer e obter sucesso, independente do ramo de atuação ou tempo no mercado. Para conseguir isso, existe a ideologia Customer Success, que vai além de uma área específica da empresa ou um apenas um termo para definir um setor. Em essência...
Como-criar-uma-boa-pesquisa-de-marketing-para-gerar-leads

Como criar uma boa pesquisa de marketing para gerar leads

Ferramenta importante para conhecer o seu público e se posicionar no mercado, a pesquisa de marketing é de grande ajuda para gerar leads. Aprenda a fazê-la!

Entenda-como-o-marketing-automotivo-tem-ganhado-espaço-nas-estratégias-digitais

Entenda como o marketing automotivo tem ganhado espaço nas estratégias digitais

Você sabia que existem diversas estratégias digitais que valorizam o seu marketing automotivo? Aprenda como impactar o seu público neste post!

O-que-é-Growth-Driven-Design-e-por-que-adotar

O que é Growth Driven Design e por que adotar?

O seu site já é eficiente em atrair leads qualificados e em gerar novos negócios para a empresa? Ele já conta com uma estratégia potente, direcionada pelo comportamento do seu público-alvo? Já apresenta melhorias constantes feitas mensalmente para garantir a retenção...
Eventos de marketing digital que todo empresário deveria ir

8 eventos de marketing digital que todo empresário deveria ir

Reunimos, neste post, 8 eventos de marketing digital que todo empreendedor deve ficar de olho para acrescentar à sua agenda. Confira, aqui!

Devo-começar-minha-startup-com-estratégia-de-Inbound-Marketing

Inbound Marketing: como começar uma startup com essa estratégia?

O Inbound Marketing é um tipo de estratégia que pode colocar muitos empreendedores em dúvida. Especialmente, quanto à eficácia dele entre empresas mais recentes. E a verdade é que uma startup com estratégia de Inbound Marketing é essencial, e não opcional. Afinal de...
Marketing no whatsapp: como utilizar para captar clientes

Marketing no WhatsApp: como utilizar o aplicativo para captar clientes

O WhatsApp é um aplicativo poderoso, que aumenta a visibilidade das marcas, automatiza a comunicação e mantém o fluxo de trabalho sempre organizado. Além disso, é uma ferramenta fácil e gratuita, ou seja, não é preciso investimento extra. Mas você já pensou em fazer...
Utilizando-o-Social-Selling-para-aumentar-as-vendas-da-sua-empresa

Utilizando o Social Selling para aumentar as vendas da sua empresa

A perfeita união de tecnologia e relacionamento com o cliente, o social selling pode promover resultados promissores para a sua empresa. Descubra, aqui, como!

Como-a-Agência-Labra-facilita-a-venda-para-sua-empresa

Como a Agência Labra facilita a venda para sua empresa

Aumentar o volume de vendas, atrair mais clientes e aumentar a produtividade e eficiência de suas estratégias de comunicação – e com economia no investimento. Estão aí algumas das principais metas e objetivos de empresas de todos os portes e segmentos, no geral, ao...
Saiba-como-vender-mais-otimizando-seu-funil-de-vendas

Saiba como vender mais otimizando seu funil de vendas

Em um plano de marketing não pode faltar a elaboração de um bom funil de vendas. Afinal, é por meio dele que as empresas conseguem apostar na geração de leads de maneira eficaz, alinhando-se precisamente às necessidades e objetivos do seu público-alvo. Por isso,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This