A produtividade da indústria 4.0 na era digital

por | jun 11, 2018 | 0 Comentários

São altas as possibilidades de você já ter ouvido falar na indústria 4.0 e, em como a chamada quarta revolução industrial tem impactado o setor. O que nos leva a perguntar: por que a sua empresa ainda não se alinhou às mais consolidadas soluções tecnológicas?

Como qualquer hora é uma boa hora para desenvolver melhor o fluxo de trabalho corporativo, este post vai apresentar para você o que é a indústria 4.0, como ela evoluiu e quais são os benefícios que você pode colher em adotá-la no dia a dia do seu negócio. Confira!

O que é e quais são as características da indústria 4.0?

Em um contexto histórico, as revoluções industriais foram guiadas por:

  • uso de máquinas a vapor nos processo de  fabricação de produtos;
  • uso da eletricidade;
  • uso da tecnologia da informação (internet e aparelhos eletrônicos).

Na indústria 4.0 a revolução vem acompanhada pelo uso exponencial de soluções tecnológicas e automatizadas e negócios digitais. Por exemplo: os bots para o atendimento ao cliente reduziram o esforço humano e permitiram a automatização desse departamento fundamental para empresas de todos os portes e segmentos.

E o mercado já está na crista dessas mudanças: o Bank of America Merril Lynch destaca que sistemas munidos de inteligência artificial vão movimentar US$ 70 bilhões nos próximos quatro anos. Tudo para obter:

  • redução de custos;
  • ganhos de eficiência;
  • automatização de processos;
  • aumento nas vendas;
  • melhorias contra as ações fraudulentas digitais.

A indústria 4.0 chegou para ficar e, o quanto antes isso estiver absorvido na rotina de sua empresa, mais fácil e eficiente será essa transformação.

Quais são os benefícios em migrar para uma indústria 4.0?

Acima destacamos os objetivos que as empresas buscam ao adotar as técnicas e tecnologias inerentes à indústria 4.0, mas vale destacar algo fundamental: o uso estratégico dos seus recursos humanos.

Com a tecnologia, eles se tornam mais participativos e autônomos para pensar em melhorias, enquanto muitas das tarefas são delegadas a softwares pré-programáveis e outras soluções digitais e automatizadas.

Isso ajuda a reduzir custos, no dia a dia, a minimizar os erros e a deixar a sua indústria monitorada com uma série de métricas que, quando analisadas, podem tornar a sua empresa mais produtiva.

O quanto as ações digitais podem melhorar a minha indústria?

Presente em diversas ações de automatização e monitoramento, o marketing digital é um resultado que acompanha essa transição. Prova disso, são os resultados que a Agência Labra colheu em parceria com a Engecass.

A ideia inicial consistia em agregar mais presença digital à marca, melhorando assim o seu posicionamento no mercado e por meio do aumento da sua base de leads — ações naturais para o consequente aumento nas vendas e lucratividade.

Para tanto, foram implementadas as seguintes estratégias:

  • novo site institucional;
  • definição das personas da Engecass e a jornada de compra delas;
  • otimização do site seguindo os parâmetros de SEO (Search Engine Optimization);
  • criação de um blog institucional;
  • segmentação da base de e-mails;
  • ações em mídias sociais;
  • e-mail marketing;
  • implantação de CRM no setor comercial.

Como resultado, a Engecass obteve um aumento de 800% em visitantes únicos no seu site, 125% no aumento de leads gerados e 16% de aumento nas vendas. Para saber melhor como a estratégia foi conduzida e também outros resultados importantes adquiridos, acesse aqui o case completo dessa ação!

Vale destacar, então, que o marketing de conteúdo é parte determinante para o desenvolvimento das empresas na indústria 4.0. E, para saber um pouco mais sobre os benefícios em usá-lo, confira também nosso artigo a respeito do marketing 4.0 e suas aplicações!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

9-dicas-para-não-errar-na-criação-do-email-marketing

9 dicas para não errar na criação do email marketing

O email marketing é uma ação eficaz do marketing digital. Os resultados, no entanto, só vêm ao custo de um bom planejamento. Aprenda, aqui, com as nossas dicas!

Manufatura aditiva - o caminho para a indústria 4.0 otimizar recursos e processos

Manufatura aditiva: o caminho para a indústria 4.0 otimizar recursos e processos

A manufatura aditiva transformou o modo como os produtos são fabricados, por isso é frequentemente citada como um dos pilares da quarta revolução industrial. Segundo um estudo recente, essa tecnologia cresceu 40% nos últimos anos e substituiu processos tradicionais de...
Como-criar-uma-boa-pesquisa-de-marketing-para-gerar-leads

Como criar uma boa pesquisa de marketing para gerar leads

Ferramenta importante para conhecer o seu público e se posicionar no mercado, a pesquisa de marketing é de grande ajuda para gerar leads. Aprenda a fazê-la!

Por-que-escolher-uma-agência-de-inbound-marketing

Por que escolher uma agência de inbound marketing?

Marketing digital é muito mais do que criar um perfil no Facebook e responder aos comentários dos seus seguidores. Para que a empresa se destaque nos meios virtuais, é preciso acompanhar resultados, utilizar estratégias eficientes e ficar de olho nas tendências. Por...

Gerando competitividade com Marketing Industrial

O marketing industrial é um conjunto de técnicas que foca na demanda do seu público. Quer aprender o impacto disso? Entenda tudo a respeito clicando aqui!

5 dicas do que não pode faltar no planejamento digital de sua empresa

Planejamento digital: 5 dicas do que não pode faltar na sua empresa

Vai construir um planejamento digital? Então, não deixe de conferir nossas dicas para que a sua empresa atinja os resultados esperados!

Tendências da industria relacionadas aos equipamentos odontológicos.

Tendências da indústria nos equipamentos odontológicos

Fazer um tratamento odontológico é o medo e a dor de cabeça foi muitos. Mas graças à tecnologia e as tendências da indústria, os procedimentos tornaram-se mais confortáveis para os pacientes, principalmente quando o assunto é relacionado a equipamentos odontológicos....
6-benefícios-do-Marketing-Digital

6 benefícios do Marketing Digital para sua empresa

Vale a pena investir em uma boa estratégia de marketing digital no ramo industrial? Pois se você ainda tem dúvidas, este conteúdo foi feito especialmente para você! A seguir, nós reunimos alguns dos principais benefícios trazidos pelas ações realizadas on-line....
Venda-mais,-com-agendamentos-inteligentes

CallPage: venda mais, com agendamentos inteligentes!

Que a tecnologia já é uma realidade, você já está cansado de saber! Agora, na prática, o quanto você tem se beneficiado dela para aumentar de fato suas vendas? Um dos principais desafios das empresas é estar disponível para falar com seus potencias clientes no momento...
9-estratégias-do-marketing-40-aplicado-na-indústria

9 estratégias do marketing 4.0 aplicadas na indústria

Quer saber como o marketing 4.0 pode impactar os seus negócios? Neste artigo, reunimos os grandes diferenciais para atrair um consumidor qualificado. Confira!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *