Indústria 4.0: o combustível de desenvolvimento para o Brasil

por | mar 4, 2019 | 0 Comentários

Aqui, em nosso blog, já foi discutido amplamente o quanto a indústria 4.0 não se refere a uma tendência passageira para o setor, mas uma verdadeira revolução global. Com o mesmo impacto, inclusive, das últimas revoluções industriais.

O ponto de convergência para o Brasil é: o quanto o país está se adaptando a essas transformações, a fim de gerar diferenciais competitivos, aumentar a participação (e lucratividade) do setor e buscar uma aproximação maior com o PIB de outros países em ascensão?

É a partir dessa premissa que preparamos este post. Continue com esta leitura, e entenda como a indústria 4.0 pode ser o combustível de desenvolvimento para o Brasil!

[E-BOOK] MARKETING INDUSTRIAL COMO GERAR NOVAS VENDAS | Agência Labra

Os diferenciais da indústria 4.0

A indústria 4.0 passa, invariavelmente, pela transformação digital que impactou o mundo inteiro ao longo das duas últimas décadas. Só que, agora, temos um advento importante com base em tudo o que a internet tem proporcionado à sociedade. Abaixo, alguns exemplos:

  • Inteligência artificial;
  • Machine learning;
  • Realidade aumentada;
  • Realidade virtual;
  • Robótica;
  • Big Data;
  • Internet das Coisas;
  • Armazenamento na nuvem.

Com isso, o que se tem observado é a produtividade elevada com o uso reduzido de recursos. Além, é claro, das múltiplas possibilidades de automação que têm contribuído para posicionar os recursos humanos em elementos mais estratégicos das empresas — não ficando restritos às tarefas mecânicas e repetitivas.

Para o país, especificamente, pode ser uma solução ímpar para evitar elevados custos a fim de gerar mais competitividade. Sem falar, é claro, no alinhamento às principais tendências do setor.

A aplicação da indústria 4.0 na realidade industrial

Para a manufatura, em especial, a indústria 4.0 tem cruzado o seu espaço em ritmo acelerado. Abaixo, vamos destacar algumas das possibilidades já idealizadas e aplicadas nas grandes marcas ao redor do mundo:

Indústria customizável

Uma maneira rápida e eficiente de associar a alta produtividade necessária para suprir as demandas, mas com menos custos ou recursos utilizados.

Para isso, digitaliza-se os processos, mantém a indústria mais móvel e flexível e dedica os esforços dos colaboradores em ações focadas no desenvolvimento da empresa — como dissemos acima.

Produção inteligente

Com facilidade para programar, ajustar e modificar as configurações em suas linhas de trabalho, quando digitalizadas, a indústria 4.0 pode dar um salto grande rumo ao desenvolvimento.

E sabe por quê? A experiência do consumidor, hoje em dia, tem sido amplamente propagada como uma das alternativas mais eficientes para fidelizar os clientes.

Ao obter uma ou mais tecnologias que permitam a personalização rápida — sem interferir na produtividade, a indústria tem muito a se beneficiar dessa estratégia.

Modelos de negócios atuais

Novas tecnologias também significa novas soluções. Com isso, a indústria 4.0 permite que novos negócios, modelos, produtos e serviços sejam os novos diferenciais da sua marca.

Modelos de negócios atuais com indústria 4.0 | Agência Labra

Sem falar que, ao investir em novas tecnologias, você também pode se beneficiar de uma mão de obra mais qualificada, que esteja alinhada a essas novas fronteiras digitais. Algo que proporciona um nível de excelência ainda pouco explorado nos parques industriais do país.

Indústria sustentável

Indiretamente, a indústria 4.0 marca um novo patamar para o setor: a sustentabilidade. A otimização de recursos, matéria-prima e produtos em geral (além das tecnologias mais eficientes e com menos gasto de energia) são alguns exemplos do quanto o seu negócio pode ir além com esse alinhamento tecnológico.

O setor brasileiro diante da indústria 4.0

Em poucas palavras, podemos resumir que a indústria brasileira tem potencial — contínuo — de crescimento. Mas, em geral, uma série de fatores tende a desacelerar esses avanços.

Um deles é o fator econômico do país, que desaquece o setor e impede um exponencial desenvolvimento. Soma-se a isso a recente instabilidade política, o que minimiza os investimentos (internos e externos).

Só que a indústria 4.0 pode vir, justamente, para agregar valor, o que impacta nesses obstáculos pelo caminho. Com planejamento e uma série de ações — como o marketing digital focado na indústria —, o setor pode se tornar mais competitivo e ser impulsionado, gradativamente, por novas metas!

Quer um bom exemplo disso? Dê uma conferida em nosso artigo sobre as empresas que ainda vivem na era da internet 1.0 — e entenda o quanto isso pode beneficiar a você e à sua indústria!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Marketing-industrial-o-que-fazer-após-coletar-os-dados-dos-seus-potenciais-clientes

Marketing Industrial: Como fazer seu site vender mais?

O marketing industrial tem se mostrado uma alternativa viável para empreendedores já cientes de suas vantagens. Entre elas, a de fazer o site vender mais por meio da atração de clientes até as suas páginas. Isso significa que mais representantes industriais estão...

Plano de Marketing: primeiros passos para realizar um para sua empresa

Aprenda, conosco, a importância em ter um planejamento para as suas estratégias e, principalmente, como fazer um plano de marketing!

Como-está-o-planejamento-e-implementação-de-ações-de-marketing-da-sua-empresa

Como está o planejamento e implementação de ações de marketing da sua empresa?

Neste post, fizemos um completo guia para você entender, definitivamente, como fazer o planejamento e implementação de ações de marketing. Confira!

Funil-de-marketing-etapa-de-vendas-alinhada-com-o-marketing

Funil de marketing: etapa de vendas alinhada com o marketing

Os setores de marketing e vendas caminham lado a lado na sua empresa? Confira a importância em alinhá-los para usar efetivamente o funil de marketing!

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Os impactos da atual pandemia ainda surtem efeitos em muitas indústrias brasileiras. No entanto, levantamentos recentes sobre o setor, já apontam uma retomada de diversas áreas, ainda que um pouco tímida: 7% a mais do que em relação a abril. Em tempos de incertezas...
Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...
A-importância-de-possuir-um-time-de vendas-preparado

A importância de possuir um time de vendas preparado

Integração é a palavra-chave para sua empresa alcançar os resultados esperados. E isso começa com a sinergia entre o time de vendas e o marketing. Confira!

Marketing- B2B-e-B2C-O-que-é-e-qual-a diferença

Marketing B2B e B2C: O que é e qual a diferença

Com a precisão assertiva do marketing digital, novos termos foram idealizados. Só que não se trata apenas de nomes diferentes: no caso do marketing B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), por exemplo, a questão é fundamentalmente distinta. Como o...
A-importância-das-mídias-sociais-bem-estruturadas

A importância das mídias sociais bem estruturadas

Indispensáveis na comunicação e no relacionamento com os clientes, as mídias sociais devem ser usadas de maneira estratégica. Aprenda, com as nossas dicas!

Conheça-os-tipos-de-conteúdo-para-blog

Conheça os tipos de conteúdo para blog

No marketing digital popularizou-se a ideia de que o conteúdo é rei. Sabe o que isso significa? Que a produção de conteúdo é um dos principais ativos para colocá-lo em contato com o seu público-alvo e se relacionar com ele de maneira qualitativa. E, sendo o blog uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This