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Entenda a importância das estratégias de marketing 5.0

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Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, recentemente, escreveu sobre estratégias de marketing 5.0 como a nova ferramenta da era digital. Pensando nisso, torna-se muita clara a necessidade de saber mais sobre o assunto.

O marketing 5.0 é resultado das inovações tecnológicas que ocorreram nos últimos anos e relaciona a inteligência do maquinário com o ser humano, visando sempre a melhor experiência do usuário. 

Este novo marketing acompanha as mudanças na forma de consumo e comportamento dos usuários, visando atender suas necessidades por meio da tecnologia.

Objetivos do Marketing 5.0

O marketing 5.0 traz consigo a inovação na publicidade, usando ferramentas como escalabilidade, algoritmos, automação e programação de tarefas. Por exemplo, você é dono de uma franquia de stands para eventos e deseja ampliar a consulta ao seu site. 

Para isso, você programa ferramentas de veiculação de anúncios empregando palavras-chave como “agência de eventos stands”, “stands preço”, “stands onde encontrar” para que seu site apareça com maior frequência nas opções de busca.

 Atualmente, os potenciais clientes podem ser obtidos de modo mais fácil do que em tempos remotos, e tendem a serem reais interessados em seu produto, uma vez que a inteligência artificial e os processos de captação envolvem funil de vendas. 

O funil de vendas é uma ferramenta que tem sido muito usada na captação de clientes, selecionando a partir de uma população geral aqueles que realmente teriam interesse em seu produto e relacionando isso com o processo da aquisição.

Elementos constituintes do Marketing 5.0

Pois bem, para deixar ainda mais claro o assunto, podemos dizer que o marketing 5.0 é composto por 5 principais elementos, sendo eles:

  1. Marketing baseado em dados;
  2. Marketing preditivo;
  3. Marketing contextual;
  4. Marketing aumentado;
  5. Marketing ágil.

Para facilitar ainda mais o entendimento, falamos um pouco sobre cada um.

Marketing baseado em dados

É possível dizer que um dos focos do Marketing 5.0 é o uso de dados para reflexo nas atividades de captação. 

Sendo assim, dados como número de engajamentos, comportamento em redes sociais e Internet das Coisas são coletados e permitem uma maior personalização da propaganda a ser veiculada ao seu público-alvo. 

Deste modo, se você fornece serviço de locação de multifuncionais, por exemplo, deve saber onde estão seus clientes, qual o estilo de vida que possuem e como se comportam em relação às marcas por meio dos dados.

Marketing preditivo

Dentro do Marketing 5.0 existe uma grande previsibilidade dentro das áreas de gestão do cliente, gestão do produto e gestão da marca. No tocante ao cliente, pode-se prever sobre fidelização e resultados de ações programadas para o público-alvo. 

Quanto ao produto, pode-se prever uma probabilidade de sucesso nas vendas, a reação do público-alvo em relação ao que se vende e dados sobre personalização. 

No âmbito da gestão da marca, pode-se esperar previsibilidade sobre os resultados das campanhas veiculadas, quais as melhores formas de proporcionar conteúdos de reação positiva e o guia dos clientes pela jornada do consumidor. 

Como exemplo, pode-se prever que clientes que buscam por contabilidade e consultoria podem o estar fazendo em decorrência da declaração de imposto de renda, obrigatória à maioria dos cidadãos brasileiros.

Marketing contextual

Começamos esse tópico reforçando que a inteligência artificial é imprescindível para construção de experiências personalizadas ao cliente. 

Para isso, faz uso de dados disponíveis e contextualiza qual o comportamento e estilo de vida do consumidor, possibilitando ao analista desenvolver estratégias de marketing mais condizentes com o público a ser atingido. 

O fornecimento, por exemplo, de brindes personalizados para empresas é uma estratégia do elemento de marketing contextual que pode aproximar os clientes do seu produto. 

Marketing aumentado

Como citado anteriormente, o funil de vendas tem um papel de suma importância na captação de leads (potenciais clientes). 

O marketing aumentado é resultado da aplicação do funil de vendas e nutrição destes potenciais clientes por meio de conteúdos que realmente são interessantes a esse público, através de dados obtidos outrora. 

Contribui também para o marketing aumentando a automação de chatbots (robôs que respondem instantaneamente os chats e modulam resposta conforme a interação do cliente). 

Por exemplo, se você vende software para franquias deve não apenas buscar anunciar o produto, mas manter blogs ou sites que tenham conteúdo sobre temas de interesse para aqueles que possuem franquias a fim de nutrir seus clientes. 

Marketing ágil

É o elemento resultado dos demais, trazendo agilidade aos processos em decorrência da otimização. Na era digital, o consumidor apresenta um comportamento ansioso e dinâmico, querendo resolver seus problemas na hora ou o mais rápido possível. 

Com o acesso aumentado à internet e a grande presença de artigos eletrônicos na sociedade, a agilidade se torna ainda mais importante, sendo que empresas que não adotam as ferramentas do Marketing 5.0 acabam sofrendo as consequências. 

Para a existência desse elemento é essencial que se opte por trabalhar com times descentralizados (o poder decisório não é concentrado apenas em um grupo de pessoas), plataforma de produtos flexível e análises em tempo real. 

Em uma analogia, empresas de camisetas personalizadas não devem demorar muito tempo para entrega do produto como outrora, e isso pode ser resolvido por meio do uso de máquinas mais ágeis.

Importância do Marketing 5.0 para a sociedade moderna

Com o passar dos anos e o advento pandêmico, os consumidores se tornaram mais conscientes de sua importância para as empresas e sobre o comportamento que essas apresentam perante situações de responsabilidade social e ambiental. 

Sendo assim, o Marketing 5.0 revela sua importância no tocante a pressionar empresas a desenvolverem atividades de cunho social, a fim de manterem seus clientes, ou futuros clientes, interessados em seus produtos. 

O apoio de causas justas, a responsabilidade social, os consumidores como embaixadores das marcas e a responsabilidade ambiental são os objetivos do Marketing 5.0 dentro da sociedade moderna.

1) Apoio de causas justas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna, e apresentada no 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, revelou que 78% dos consumidores esperam que as empresas contribuam ou estejam associadas às causas sociais. 

Sendo assim, criou-se uma pressão, por parte dos consumidores, para que as empresas não fiquem isentas de participação no que acontece na sociedade.

2) Responsabilidade social

Todo consumidor possui seus valores sociais e busca empresas que possuam características semelhantes nesse sentido. 

Assim sendo, as empresas devem buscar conhecer os valores de seus potenciais clientes e executar ações, de modo planejado, no âmbito social a fim de mantê-los interessados em comprar.

3) Consumidores como embaixadores das marcas

A aquisição de consumidores como embaixadores da marca se tornou essencial dentro do novo modelo de marketing. 

O fato de colocar uma pessoa, geralmente figura pública, para promover seu produto aumenta a humanização do processo de compra e pode induzir a formação de opinião do cliente de modo positivo.

4) Responsabilidade ambiental

Empresas que se preocupam com os impactos que causam ao meio ambiente e buscam formas de amenizar esses efeitos têm vantagem competitiva em relação às demais. 

Fornecedores e clientes buscam empresas que demonstram se importar com o que está acontecendo com o meio ambiente.

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Entenda mais sobre a evolução do Marketing

A sociedade teve diversos momentos nos quais o Marketing se fez presente, com características condizentes com a época. 

O marketing evoluiu ao longo dos anos para se adaptar à revolução industrial, tecnológica, informatizada e digital, passando dentre as classificações 1.0 a 5.0, que é a adotada atualmente.

Marketing 1.0

É considerado o Marketing Tradicional, centrado no produto e em um relacionamento vertical e unilateral com o cliente, ou seja, sem levar em consideração o que o consumidor desejava. A veiculação de propagandas ocorria em massa e sem público definido.

Marketing 2.0 

Passa a levar em consideração os reais interesses e necessidades dos clientes, estabelecendo uma relação mais bilateral e horizontal. 

Surge o conceito de segmentação de mercado e de necessidades de veiculação de propaganda adequada ao público-alvo. 

Marketing 3.0

Usa a internet para produzir marketing focado no ser humano, pois ele se tornou quem dita as regras por meio de maior lugar de fala propiciado por blogs e sites. 

A necessidade de personalização se tornou mandatória e as empresas tiveram de rever suas estratégias a fim de focar no consumidor como ser humano.

Marketing 4.0

Adaptado a partir do marketing 3.0, este novo modelo é mais focado na internet e na geração de interatividade com os consumidores. O foco se torna o engajamento, interação e conectividade, estabelecidos entre o consumidor e as empresas. 

O sistema de rastreamento de entregas, por exemplo, tornou-se essencial para o cliente ter noção da movimentação de suas compras online.

Marketing 5.0

O cenário da pandemia de Covid-19 trouxe um fortalecimento da conectividade e as empresas tiveram de se adaptar rapidamente.

As empresas passaram a adotar ferramentas de marketing digital para de automação, funil de vendas e uso de inteligência artificial para dar dinamicidade ao relacionamento com o cliente e fortalecer a experiência do usuário. 

Por exemplo, a busca por curso técnico à distância é feita por determinado cliente e ele deseja uma instituição que o responda prontamente quanto às dúvidas sobre a grade curricular. A empresa que tiver uma resposta mais rápida provavelmente será favorecida.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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