A importância de possuir um time de vendas preparado

por | jun 4, 2018 | 0 Comentários

Um bom time de vendas, hoje em dia, não se traduz apenas em profissionais com boa lábia e argumentos convincentes. O advento do marketing digital, nos mostrou que a relação com o consumidor foi completamente transformada e, que uma boa dinâmica interna é valiosa.

Para isso, os departamentos de marketing e de vendas devem estar em completa sinergia para planejar, executar e monitorar as campanhas. E neste post nós vamos destacar justamente a relevância desse alinhamento e, também, como montar um time de vendas vencedor. Veja só!

A importância e como montar um bom time de vendas

No planejamento digital de sua empresa deve ser considerado aquilo que o seu público-alvo está à procura, associado aos diferenciais dos seus produtos ou serviços. Esse é o principal objetivo do marketing, que vai passar as informações mais qualificadas ao time de vendas.

E é aí que uma nova equipe multidisciplinar se faz tão importante: os vendedores devem saber interpretar esses dados analíticos, acompanhá-los e saber como usá-los na abordagem de um cliente em potencial.

Mas não para por aí: o vendedor deve estar em completo alinhamento com as estratégias de marketing digital, conhecendo toda a jornada de compra do seu consumidor, seus desafios, dificuldades e, objetivos. Isso tudo é combustível para uma abordagem eficiente, saber quando investir na negociação e também quando dar espaço ao cliente.

Sem falar, é claro, na importância que o feedback ao time de marketing tem no aprimoramento das ações estratégicas. Daí a sinergia citada anteriormente, e o porquê ela deve ser muito bem sincronizada.

Como montar um bom time de vendas

  • comece dimensionando a quantidade necessária de colaboradores de acordo com o porte de sua estratégia e também da sua empresa;
  • avalie as principais dificuldades encontradas para fechar uma venda e identifique melhorias;
  • crie um plano de ação adaptável para cada perfil de cliente e, para cada etapa de sua jornada de compra e do funil de vendas da empresa.

A partir das situações acima você já sabe o que precisa para compor o time de vendas. Mas, assim como o seu consumidor possui hábitos e comportamentos em constante transformação, a sua equipe precisa se manter atualizada e em monitoramento dessas mudanças.

O que fazer para melhorar o time de vendas

Suas equipes devem estar com os objetivos muito bem definidos e alinhados, mas o mesmo vale para suas ações de marketing. A integração é o elemento-chave para o sucesso de sua empreitada e, para que seus profissionais entendam a importância disso, destacamos algumas dicas, como:

  • personalize os objetivos, deixando-os muito bem segmentados e definidos para que todos busquem os mesmos resultados;
  • delegue as tarefas de acordo com o perfil de cada profissional;
  • estimule a rotatividade de funções, para que todos entendam o fluxo de trabalho e aprenda como lidar com diferentes tipos de situação;
  • capacite seu time de vendas periodicamente, reciclando os conhecimentos e boas práticas;
  • promova encontros entre o marketing e vendas, para a troca de experiência se traduzir em frutos para novas estratégias;
  • monitore todos os resultados e planeje em curto prazo novas ações.

Com base nessas orientações, você terá um time cada vez mais ciente do quanto o marketing digital e vendas andam lado a lado. Algo que beneficia o seu público-alvo, os colaboradores e, a sua empresa, como um todo.

Só que, no imediatismo do mercado, convém buscar auxílio profissional para o planejamento e execução dessas estratégias. Daí a importância em formular parcerias com agências especializadas, que traduzem rapidamente o seu investimento em resultados e, em uma capacitação qualificada para se relacionar produtivamente com o seu público-alvo.

Para saber um pouco mais a respeito disso, não deixe de conferir também nosso artigo sobre quais negócios digitais investir em 2018!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Marketing industrial a importância de estratégias de SEO na indústria

Marketing industrial: a importância de estratégias de SEO na indústria

As estratégias de marketing industrial estão cada vez mais inseridas nos meios corporativos e, muitos empresários nos perguntam o motivo de se preocupar com as estratégias de SEO na indústria, e o que isso impacta no seu website da sua empresa e, retornamos essa...
Como-atrair-leads-qualificados-para-o-seu-site

Como atrair leads qualificados para o seu site?

Uma boa estratégia de marketing digital é focada em atrair o público certo: os potenciais clientes da empresa, que também podemos chamar de leads qualificados. Para isso, antes de tudo, é preciso conhecer quem são as buyers personas do seu negócio. Idade, gênero,...
Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...

SEO & Adwords: diferenças e semelhanças

Na imensidão de conceitos que, nós destacamos, neste post, como o SEO e o AdWords diferem e podem trazer versatilidade às suas ações digitais!

Entenda-como-anda-o-setor-da-industria-alimenticia-no-Brasil

Entenda como anda o setor da indústria alimentícia no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria alimentícia no Brasil terá um crescimento de 2,5% a 3% em 2019, índice bastante positivo para a área. Esse crescimento mostra que, mesmo tendo apresentado perda relativa de importância...
A-importância-das-mídias-sociais-bem-estruturadas

A importância das mídias sociais bem estruturadas

Indispensáveis na comunicação e no relacionamento com os clientes, as mídias sociais devem ser usadas de maneira estratégica. Aprenda, com as nossas dicas!

Marketing-digital-nas-indústrias-entenda-por-que-o--envolvimento-com-engenheiros-é-importante

Marketing digital nas indústrias: entenda a importância do envolvimento com engenheiros

Estamos vivendo a era da indústria 4.0: Uma nova revolução do setor, agora amparada pelo advento tecnológico e digital. Acontece que um nicho tão distinto assim, também necessita de uma qualificação à altura. E, quando falamos do marketing digital nas indústrias,...
Como as indústrias estão faturando em plena pandemia

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Os impactos da atual pandemia ainda surtem efeitos em muitas indústrias brasileiras. No entanto, levantamentos recentes sobre o setor, já apontam uma retomada de diversas áreas, ainda que um pouco tímida: 7% a mais do que em relação a abril. Em tempos de incertezas...
Marketing-industrial-a-maioria-dos-sites-industriais-e-de-manufatura-ainda-estão-presos-na-internet-1

Marketing industrial: a maioria dos sites industriais e de manufatura ainda estão presos na internet 1.0

Aqui, no blog da Agência Labra, apontamos constantemente os benefícios do marketing industrial e o quanto as estratégias digitais ajudam a alinhar as empresas à irrefreável indústria 4.0. Acontece que muitos empreendimentos do setor continuam na internet 1.0. Ou seja:...
Criando-estratégias-de-marketing-B2B-no-Linkedin

Criando estratégias de marketing B2B no Linkedin

Usar os meios digitais para prospectar clientes é uma necessidade para empresas que querem se manter competitivas no mercado. Isso inclui fazer das redes sociais uma das mais poderosas estratégias de marketing B2B — capaz de promover a marca e de aumentar a rede de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *