A importância de possuir um time de vendas preparado

por | jun 4, 2018 | 0 Comentários

Um bom time de vendas, hoje em dia, não se traduz apenas em profissionais com boa lábia e argumentos convincentes. O advento do marketing digital, nos mostrou que a relação com o consumidor foi completamente transformada e, que uma boa dinâmica interna é valiosa.

Para isso, os departamentos de marketing e de vendas devem estar em completa sinergia para planejar, executar e monitorar as campanhas. E neste post nós vamos destacar justamente a relevância desse alinhamento e, também, como montar um time de vendas vencedor. Veja só!

A importância e como montar um bom time de vendas

No planejamento digital de sua empresa deve ser considerado aquilo que o seu público-alvo está à procura, associado aos diferenciais dos seus produtos ou serviços. Esse é o principal objetivo do marketing, que vai passar as informações mais qualificadas ao time de vendas.

E é aí que uma nova equipe multidisciplinar se faz tão importante: os vendedores devem saber interpretar esses dados analíticos, acompanhá-los e saber como usá-los na abordagem de um cliente em potencial.

Mas não para por aí: o vendedor deve estar em completo alinhamento com as estratégias de marketing digital, conhecendo toda a jornada de compra do seu consumidor, seus desafios, dificuldades e, objetivos. Isso tudo é combustível para uma abordagem eficiente, saber quando investir na negociação e também quando dar espaço ao cliente.

Sem falar, é claro, na importância que o feedback ao time de marketing tem no aprimoramento das ações estratégicas. Daí a sinergia citada anteriormente, e o porquê ela deve ser muito bem sincronizada.

Como montar um bom time de vendas

  • comece dimensionando a quantidade necessária de colaboradores de acordo com o porte de sua estratégia e também da sua empresa;
  • avalie as principais dificuldades encontradas para fechar uma venda e identifique melhorias;
  • crie um plano de ação adaptável para cada perfil de cliente e, para cada etapa de sua jornada de compra e do funil de vendas da empresa.

A partir das situações acima você já sabe o que precisa para compor o time de vendas. Mas, assim como o seu consumidor possui hábitos e comportamentos em constante transformação, a sua equipe precisa se manter atualizada e em monitoramento dessas mudanças.

O que fazer para melhorar o time de vendas

Suas equipes devem estar com os objetivos muito bem definidos e alinhados, mas o mesmo vale para suas ações de marketing. A integração é o elemento-chave para o sucesso de sua empreitada e, para que seus profissionais entendam a importância disso, destacamos algumas dicas, como:

  • personalize os objetivos, deixando-os muito bem segmentados e definidos para que todos busquem os mesmos resultados;
  • delegue as tarefas de acordo com o perfil de cada profissional;
  • estimule a rotatividade de funções, para que todos entendam o fluxo de trabalho e aprenda como lidar com diferentes tipos de situação;
  • capacite seu time de vendas periodicamente, reciclando os conhecimentos e boas práticas;
  • promova encontros entre o marketing e vendas, para a troca de experiência se traduzir em frutos para novas estratégias;
  • monitore todos os resultados e planeje em curto prazo novas ações.

Com base nessas orientações, você terá um time cada vez mais ciente do quanto o marketing digital e vendas andam lado a lado. Algo que beneficia o seu público-alvo, os colaboradores e, a sua empresa, como um todo.

Só que, no imediatismo do mercado, convém buscar auxílio profissional para o planejamento e execução dessas estratégias. Daí a importância em formular parcerias com agências especializadas, que traduzem rapidamente o seu investimento em resultados e, em uma capacitação qualificada para se relacionar produtivamente com o seu público-alvo.

Para saber um pouco mais a respeito disso, não deixe de conferir também nosso artigo sobre quais negócios digitais investir em 2018!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

A-necessidade-da-pré-venda-na-qualificação-de-oportunidade-de-negócios

A necessidade da pré-venda na qualificação de oportunidade de negócios

Quando falamos em oportunidade de negócios, hoje em dia, com base em suas ações digitais, estamos apontando o diferencial de sua marca para segmentar e qualificar continuamente os clientes em potencial atraídos até o seu negócio. Com isso, é importante avaliar em...
Processo comercial - como organizar o seu processo comercial na sua industria.

Como organizar o processo comercial da sua indústria?

Assim como qualquer empresa, uma indústria também precisa organizar o seu processo comercial, desde a escolha e montagem de uma equipe de marketing e vendas, até a definição de suas melhores ações e estratégias competitivas no mercado. Para isso, o conceito de...
Setor-industrial-vendas-industriais-em-Santa-Catarina-crescem-36.

Setor industrial: vendas em Santa Catarina crescem 3,6%

O setor industrial está crescendo em todo o Brasil, e os números animam também o Estado de Santa Catarina. Confira, aqui, como as vendas impulsionaram a indústria!

Técnicas para vender mais com email marketing

Que o email marketing é uma técnica de custo/benefício elevado, disso ninguém duvida. Mas, aqui, vamos aprender a otimizar o seu uso e valorizá-lo ainda mais!

Marketing-digital-para-indústrias-o-verdadeiro-valor-do-conteúdo-para-empresas-industriais

Marketing digital para indústrias: o verdadeiro valor do conteúdo para empresas industriais

O marketing digital para indústrias conserva algumas características distintas quando associado às técnicas convencionais de marketing. Isso porque, em vez de um amplo consumidor final, o marketing industrial permite que a sua empresa dialogue especificamente com...
Agência de marketing digital

Agência de Marketing Digital para Indústrias é importante?

Contratar um profissional ou investir em uma agência de marketing digital para indústrias? Se você é do setor produtivo e entende a importância das estratégias digitais para sua empresa, certamente já se fez essa pergunta, não é mesmo? Mas calma, pois você não é o...
Inside-Sales-e-Inbound-Marketing-Por-que-sua-empresa-precisa-ter

Inside Sales e Inbound Marketing: Por que sua empresa precisa ter

Você sabe o que são inside sales e inbound marketing? Aqui, vamos explorar ambos os conceitos e identificar as oportunidades que podem ser geradas com eles!

dicas-para-medir-melhor-suas-acoes-de-marketing-digital

4 dicas para medir melhor suas ações de marketing digital

Quer saber como suas ações de marketing digital podem melhorar continuamente? Neste post, trouxemos algumas dicas fundamentais para isso. Confira!

Marketing-Tradicional-vs-Marketing-Digital-O-que-é-cada-um-e-seus-custos

Marketing Tradicional vs Marketing Digital: O que é cada um e seus custos

Marketing tradicional ou marketing digital? Ou ambos? Saber os diferenciais de cada e o que suas respectivas estratégias podem agregar ao negócio pode até confundir o empreendedor. No entanto, basta uma conceituação rápida e os dois tipos de marketing logo se revelam...
Venda-mais,-com-agendamentos-inteligentes

CallPage: venda mais, com agendamentos inteligentes!

Que a tecnologia já é uma realidade, você já está cansado de saber! Agora, na prática, o quanto você tem se beneficiado dela para aumentar de fato suas vendas? Um dos principais desafios das empresas é estar disponível para falar com seus potencias clientes no momento...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This