Google Meu Negócio, por que minha empresa deve ter?

por | out 31, 2018 | 0 Comentários

Frequentemente, novos recursos são lançados por grandes empresas da internet, como o Google. Estar atento a estas novidades é algo importante para manter o seu negócio atualizado e relevante na web.

O Google Meu Negócio é um excelente exemplo. O recurso já está no ar desde 2015, mas ainda assim existem empresas que não aderiram à ideia.

Por que isso é um problema? Porque essas são empresas que estão perdendo oportunidades de negócio. A ferramenta da Google foi criada para possibilitar que empresas tenham mais destaque tanto no site de buscas quanto no Google Maps.

Você já parou para pensar em quantos dos seus clientes utilizam esses endereços? Então, confira conosco o que pode ser feito para que o Google Meu Negócio se torne um ativo valioso em suas campanhas de marketing!

Entenda o que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 como uma ferramenta multiplataforma para aproximar a sua marca do público-alvo que, como tantos outros, usam a internet para solucionar as suas principais dúvidas.

Entenda o que é o Google Meu Negócio

E como funciona? A plataforma da gigante de tecnologia permite a divulgação do seu negócio gratuitamente, aparecendo nos resultados orgânicos das pesquisas feitas on-line.

Existem muitas funcionalidades concentradas no Google Meu Negócio. E, a seguir, nós vamos explorar algumas das mais impressionantes para divulgar a sua empresa:

  • você consegue gerar uma localização diretamente no Google Maps — inclusive, podendo acrescentar um tour virtual do interior do seu estabelecimento, caso você já tenha feito isso com outras tecnologias;
  • é possível acrescentar os mais diversos dados de contato para a sua empresa, como o e-mail de contato, seu site e os números de telefone (quando a pesquisa é feita pelo smartphone, a ligação pode ser feita diretamente do Google Meu Negócio, clicando nos números);
  • há como apontar o horário de funcionamento de seu empreendimento, bem como os “horários de pico” — de maior movimentação;
  • divulgar depoimentos e as notas dos clientes;
  • destacar as postagens mais recentes nas suas redes sociais.

Isso tudo, apresentado na lateral direita dos resultados orgânicos de busca no Google. Uma maneira ainda mais preciosa de aproximar-se do seu público-alvo, mostrar-se antenado às tendências digitais e facilitar o contato dele com as suas soluções.

Conheça os benefícios do Google Meu Negócio

A principal vantagem de apostar na ferramenta é a possibilidade de destacar a sua marca nos resultados do Google.

Você já procurou por uma empresa específica e se deparou com um box destacado no lado direito da tela? Provavelmente, você percebeu que lá tem informações bastante úteis, como avaliação geral dos clientes e dados de contato.

Para quem procura ir até o estabelecimento ou entrar em contato de forma rápida e prática, é muito bom encontrar tantos dados relevantes destacados. Mais do que isso: o recurso deixa os potenciais seguidores mais próximos da conclusão da compra, uma vez que basta acionar um botão para contatar a empresa.

Como destacado, além dos dados acima você também pode acrescentar as informações dispostas no tópico anterior, como a rota para chegar ao seu estabelecimento, o horário de atendimento, o telefone e o site, por exemplo, entre outras informações.

Tudo isso ajuda a aproximar os seus clientes da sua marca, porque facilita a comunicação e o processo de compra. Clicando em como chegar, por exemplo, o consumidor é direcionado para o Google Maps, onde ele encontra todas as instruções desejadas.

Como começar a usar o Google Meu Negócio

O melhor é que é muito fácil destacar o seu negócio com este recurso – que é gratuito. Basta acessar o site Google Meu Negócio e fazer o seu login.

Depois, escolha o tipo de empresa – estabelecimento, área de cobertura ou marca – e preencha os dados da sua empresa. Marque a caixa indicando que você está autorizado a gerenciá-la e confirme.

Pronto, agora você já pode começar a usar a ferramenta para dar mais visibilidade a sua empresa.

Sempre que você entrar na sua conta terá acesso a um painel de controle, onde poderá fazer edições rápidas, além de acompanhar e responder comentários de clientes.

É possível gerenciar vários estabelecimentos neste painel – o que facilita o controle de quem tem mais de uma loja física. Sempre que forem feitas atualizações, elas serão automaticamente dispostas na sua tela do Google Meu Negócio.

Mais uma vantagem de contar com este recurso é a facilidade de monitorar resultados. O Google Meu Negócio oferece importantes insights: número de visualizações, de cliques no número de telefone, de visualizações do site (a partir do botão do Google Meu Negócio) e de solicitações de rota para chegar ao seu estabelecimento.

Assim, você pode aprimorar a sua estratégia e analisar os resultados alcançados sempre que necessário.

Vale dizer que esta não é uma ferramenta útil apenas para quem tem negócios físicos. Se você tem uma loja online, também pode usar o Google Meu Negócio para destacar a empresa. Basta optar para que o seu endereço não apareça no Google.

O que você acha dessa ferramenta criada pelo Google para dar mais visibilidade às empresas? Deixe sua opinião, no campo de comentários, e aproveite para entender como a Agência Labra pode contribuir com resultados ainda melhores por meio do Inbound Marketing!

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