Gestão do processo de vendas: dicas para possuir o melhor resultado em sua indústria

por | dez 17, 2018 | 0 Comentários

A gestão do processo de vendas é uma maneira de gerar produtividade com baixos custos e, ainda, otimizar todo o fluxo de trabalho.

Especialmente, quando os gestores da indústria em questão sabem como funciona o seu negócio, identificaram o perfil dos seus profissionais e estão atentos às transformações do setor para antecipar demandas e necessidades.

Que tal vermos, então, como o marketing e vendas podem se equilibrar para criar impactos de grande relevância para o seu negócio? Para isso, basta seguir com esta leitura e entender como criar e sustentar a sua gestão do processo de vendas!

Onde você está errando no  processo de vendas da sua indústria? Descubra agora com nosso CHECKLIST EXCLUSIVO! | Agência Labra

O que é o processo de vendas?

Vender mais! Aí está o sonho de consumo de todo empreendedor. E, embora o marketing industrial permaneça como uma estratégia elementar, nesse sentido, não basta o investimento em divulgação sem ter um processo de vendas qualificado para atender a esse conjunto de tecnologias e técnicas.

Assim, chegamos ao cerne da questão: o que é o processo de vendas? Trata-se, em resumo, de ter um fluxo de trabalho muito bem definido — da atração de clientes à abordagem, relacionamento e, por fim, as ações de pós-vendas para cada etapa dessa jornada que o seu público-alvo trilha até adquirir os seus produtos ou serviços.

E no que implica esse mapeamento? Aí vão algumas questões interessantes:

  • a gestão do processo de vendas facilita o treinamento e a integração de novos colaboradores;
  • os erros na operação são reduzidos — ou mesmo erradicados;
  • ocorre menos desperdícios de trabalho ou perda de tempo com abordagens infrutíferas;
  • a produtividade é aumenta;
  • o relacionamento com o cliente é otimizado por meio de argumentos personalizados;
  • a experiência de compra é ágil, dinâmica e eficiente, promovendo o fechamento de novas — e mais — vendas;
  • a reputação de sua marca é valorizada.

Ou seja: a partir de uma organização dos seus próprios processos, é possível criar uma rotina blindada contra imprevistos e que, gradativamente, fortaleça a sua marca no mercado.

Como trabalhar a gestão do processo de vendas na empresa?

Para saber se o desafio vai ser grande ou pequeno, em organizar a sua gestão do processo de vendas, atente-se em responder a algumas questões:

Os seus recursos estão sendo bem utilizados?

Ou seja: existe desperdícios no tempo investido pela sua equipe, no espaço físico, nas ações de inbound marketing industrial ou mesmo na quantidade de funcionários na empresa?

Ter controle sobre todo o trabalho que compete à sua organização é fundamental para elaborar e lidar com a gestão do processo de vendas. Comece por aí.

Você sabe quais métricas acompanhar?

Isso vale tanto para o tópico anterior quanto para idealizar o seu processo de vendas. As métricas, afinal de contas, são indicadores do que funciona, do que está carente e do que pode ser complementado com ações estratégicas para render mais.

Algo determinante, portanto, para estabelecer metas, planejar as etapas e compor o passo a passo para o seu processo de vendas ser otimizado.

Quantos clientes em potencial são perdidos? E por quê?

A gestão do processo de vendas é potencializada quando essa questão é devidamente respondida. Ao entender as rejeições e negações do consumidor, a sua equipe se qualifica a avaliar as melhores soluções para cada uma delas.

Você sabe se possui um processo de vendas definido?

Antes de colocar em prática qualquer planejamento que envolva marketing e vendas ou, ainda, de orientação aos vendedores, pense se você já mapeou todo o processo.

No geral, as etapas são formadas pelas seguintes fases:

A partir desse trabalho, você já sabe como organizar e, posteriormente, trabalhar com a gestão do processo de vendas. Que tal vermos, então, como isso pode ser ainda mais valorizado?

 

Como aprimorar a gestão do processo de vendas?

Abaixo, reunimos algumas dicas pontuais para que a sua gestão de vendas já tenha início com a menor quantidade possível de atritos e obstáculos. veja só:

Considere sempre o seu cliente

O seu processo só vai ser muito bem definido quando estiver profundamente alinhado à jornada de compra do seu público-alvo.

Para isso, pesquise quais são as necessidades, os objetivos e os desafios deles. Aprenda como eles se comportam com o surgimento de um problema, a realização de como resolvê-lo e a identificação de soluções. Assim, você vai ter alternativas para abordá-lo, relacionar-se com ele e apresentar os seus serviços ou produtos no devido tempo.

Simplifique

Uma boa gestão do processo de vendas não é complexa ou cheia de etapas: é simples, objetiva e funcional.

O intuito maior, aqui, é a padronização para que a sua equipe sempre esteja preparada para resolver imprevistos, solucionar o problema de um consumidor e, ainda, dissolver as inseguranças e rejeições levantadas por ele. E isso só ocorre por meio do mapeamento mais objetivo possível do seu processo de vendas.

Direcione, não imponha

Um dos grandes trunfos do marketing digital, atualmente, é a facilidade com a qual podemos abordar e interagir, e direcionar o consumidor à venda, sem forçar a barra.

Para isso, existem conteúdos relevantes, ações digitais de marketing e tecnologias que mantêm o usuário no controle de suas ações, mas que guiem-no à sua empresa e soluções.

Do contrário, você corre o risco de apressar um processo que leva tempo, e que varia de acordo com cada cliente em potencial.

Monitore os resultados

Por fim, não se esqueça que a gestão do processo de vendas é mutável, está em constante transformação. Afinal de contas, ele é gerido com base no perfil do seu público.

E é aí que os indicadores vão fazer toda a diferença. Fique sempre de olho nas métricas e descubra como esses resultados podem ser potencializados com base nas suas estratégias e no suprimento de demandas criada pelo seu consumidor.

E aí, que tal levar as nossas dicas para a sua mesa de trabalho, agora, e compor o planejamento da gestão do processo de vendas? Fique também com a nossa sugestão de leitura para aprender como o marketing de performance permite que você invista menos e alcance resultados melhores no seu negócio!

[e-book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixar grátis | Agência Labra

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

como escolher uma agencia de marketing

Como escolher uma agência de marketing? Fatores para serem analisados

Hoje existem milhares de agências de marketing dispostas a atender as necessidades das empresas, mas será que essas agências estão preparadas para realizar um bom trabalho para as empresas? Muitas vezes, a agência não é especializada em um determinado nicho de...

Checklist: o seu site institucional vende?

Já está claro o quanto a internet impactou a maneira como enxergávamos, basicamente, tudo em nossa rotina! Inclusive, a maneira de se apresentar e relacionar com os clientes. Assim, mesmo depois que a criação de um site se mostrou necessária, muitos perceberam que era...

Marketing Digital: Como aumentar a visibilidade da empresa

A internet mudou os hábitos de consumo das pessoas e as estratégias de marketing precisaram evoluir para acompanhar as novas demandas do mercado.

Novidades-para-setores-da-indústria-Brasil-pode-crescer-até-3%-em-2019

Novidades para setores da indústria: Brasil pode crescer até 3% em 2019

Os setores da indústria, que já vinham em crescente empolgação após ter registrado um crescimento de 2,5% após os últimos 3 anos, agora têm mais motivos para comemorar: é que o país pode obter um desenvolvimento de até 3% no ano de 2019. Para isso, no entanto, um...
Marketing de conteúdo para indústria um diferencial na suas vendas

Marketing de conteúdo para indústria: um diferencial na suas vendas

Quer saber como o marketing de conteúdo tem sido aplicado no meio industrial? Neste post, nós explicamos tudo para você. Confira!

Employer-Branding-o-que-é-e-qual-sua-importância

Employer Branding: o que é e qual sua importância

Vestir a camisa e engajar o colaborador são termos que compõem o conceito de employer branding. Confira conosco sua importância e como aplicá-lo!

Persona-O-que-é-e-por-que-são-importantes-no-Inbound-Marketing

Persona: O que é e por que são importantes no Inbound Marketing.

Público-alvo se tornou uma das questões mais repercutidas no marketing digital. Se não por esse termo, talvez por Persona— ou mesmo buyer persona. Em tese, são todas facetas de um mesmo objetivo na construção de estratégias de Inbound Marketing: definir o público...
funil-de-marketing-entenda-como-funciona-a-primeira-etapa

Funil de Marketing: entenda como funciona a primeira etapa

Para saber como suas campanhas de marketing digital vão impactar o seu consumidor, é fundamental aprender sobre o funil do marketing. Veja aqui, tudo a respeito!

Newsletter - na imagem possui uma ilustração de 4 braços segurando celulares

Newsletter: comunicação assertiva para indústria

Em estratégias de marketing de conteúdo a newsletter é um dos formatos mais importantes. É usada para divulgar notícias, artigos e lançamentos da indústria para os clientes.  É usada para divulgar resumos semanais dos conteúdos publicados no blog da empresa — nesse...
Marketing-e-vendas-como-essa-poderosa-integração-pode-ajudar-o-setor-industrial

Marketing e vendas: como essa poderosa integração pode ajudar o setor industrial

Em boa parte das empresas tradicionais, marketing e vendas são vistos como setores distintos — cada um com a sua respectiva função, metas e objetivos. Acontece que um setor de marketing, em uma empresa (comercial ou do setor industrial, está tão inserido, atualmente,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *