Gestão de segurança e saúde no trabalho: tecnologias e estratégias para empresas se aperfeiçoarem

por | mar 11, 2019 | 0 Comentários

A indústria 4.0 é uma realidade consolidada e, hoje em dia, estamos testemunhando uma série de soluções que pode reinventar a produtividade, a economia e, inclusive, a gestão de segurança e saúde no trabalho.

E não pense que isso significa pouco para o setor, como um todo: em média, saúde ocupacional e planos de saúde tendem a corresponder a 12% da folha de pagamento das empresas.

Muito tem sido feito, portanto, para agregar mais valor à produção industrial. Por isso, neste post vamos ficar por dentro do quanto a tecnologia está participativa na gestão de segurança e saúde no trabalho. Boa leitura!

O custo da gestão de segurança e saúde no trabalho para a indústria

De acordo com Emmanuel Lacerda, gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Serviço Social da Indústria (SESI), esses custos devem demandar, em curto prazo, “ (…) um controle maior dessas questões já que, com o envelhecimento da população, os custos com saúde devem aumentar ainda mais. Melhorar a eficiência na gestão de saúde dos trabalhadores é prioridade das empresas”.

[E-Book] As melhores estratégias para aumentar as vendas na indústria | Baixe gratuitamente | Agência Labra

O próprio SESI tomou a frente da questão. Em fevereiro, o eSocial: Integrações entre o SESI VIVA+ e sistemas de folha reuniu empreendedores e especialistas do setor de tecnologia para apresentar algumas soluções nesse sentido e aprimorar a gestão de segurança e saúde no trabalho.

À ocasião, foi apresentada uma plataforma muito bem enraizada com a indústria 4.0: facilidade de integração entre tecnologias, agilidade e precisão na coleta e utilização de dados e até mesmo uma calculadora de gestão de custos relacionados à segurança e à saúde no ambiente de trabalho.

Para reduzir os custos das empresas sem que, com isso, impacte na qualidade de vida dos colaboradores, a plataforma cruza um banco de dados nacional (como a realidade nacional e critérios legais sobre o assunto) com as informações das próprias empresas, como:

  • Custo com ações focadas na saúde e na segurança dos profissionais;
  • Dados quantitativos de colaboradores que usufruem das medidas de segurança e saúde;
  • Hábitos dos trabalhadores;
  • Índices (como aquele relacionado ao afastamento de profissionais por conta de uma doença ou acidente).

Com essa tecnologia, a empresa passa a saber de forma precisa quais os principais desafios de saúde dos seus trabalhadores e poderá canalizar recursos para ações que darão mais resultados”, aponta o médico do trabalho do Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança, Cláudio Patrício, que tem participação ativa na elaboração dessa solução.

A importância de soluções desse tipo

Com uma projeção ficada no lançamento da plataforma até o final de 2019, o SESI pretende dar uma guinada ao setor, aproximando as indústrias ainda residentes na era da internet 1.0 das grandes revoluções tecnológicas do setor.

A ideia dessa plataforma tem como principal objetivo o uso estratégico de informações para o planejamento e uma tomada de decisão mais assertiva em assuntos sobre a gestão de gestão de segurança e saúde no trabalho.

Gestão de segurança e saúde no trabalho na indústria | Agência Labra

Para tanto, o SESI tem se reunido com empresas de diferentes áreas — e com real interesse em soluções desse tipo — para garantir total eficácia na sua plataforma.

Nesse contexto, o órgão tem trabalhado em diferentes frentes para alcançar esse objetivo. São elas:

  • Economia em saúde e segurança por meio da identificação de gastos desnecessários;
  • Fatores psicossociais, que interferem gradualmente na produtividade dos profissionais;
  • Aumento do controle de agentes químicos e produtos nocivos à saúde;
  • Soluções para a redução do afastamento em decorrência de doenças ou acidentes de trabalho;
  • Inovações para promover o envelhecimento ativo;
  • Metodologias e soluções para melhorar a ergonomia no ambiente produtivo.

Vale destacar que o SESI permanece em contato — e à espera de novos contatos — para coletar mais amostras significativas para o seu banco de dados.

Com isso, obtém-se um aliado de peso para aumentar, qualitativamente, a gestão de segurança e saúde no trabalho. E, se você estiver em busca de mais informações a respeito do momento que vive a indústria nacional, confira nosso post com as perspectivas para 2019 associadas às indústrias têxteis no Brasil!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Google-Meu-Negócio,-por-que-minha-empresa-deve-ter

Google Meu Negócio, por que minha empresa deve ter?

Frequentemente, novos recursos são lançados por grandes empresas da internet, como o Google. Estar atento a estas novidades é algo importante para manter o seu negócio atualizado e relevante na web. O Google Meu Negócio é um excelente exemplo. O recurso já está no ar...
7-dicas-para-deixar-o-Instagram-da-sua-empresa-mais--atrativo

7 dicas para deixar o Instagram da sua empresa mais atrativo

O Instagram conta com mais de 50 milhões de usuários no país. É a oportunidade perfeita para aprender como usá-la para atrair e se relacionar com o seu público!

A-importância-do-Marketing-de-Conteúdo-para-todos-os-tipos-de-empresa-{otimizar}

A importância do Marketing de Conteúdo para todos os tipos de empresa

O marketing de conteúdo tem sido amplamente divulgado como uma estratégia fundamental no desenvolvimento de empresas. A questão é: ele é realmente tão relevante assim? Nós acreditamos, definitivamente, que sim! A importância do marketing de conteúdo é de se destacar,...

Como simplificamos a forma de calcular a eficiência de uma caldeira

Quando falamos em indústrias e buscamos por imagens na internet, geralmente aparecem fotos de unidades gigantescas onde é destacado as plantas de geração de energia térmica. Em outras palavras, onde ficam localizadas caldeiras industriais de grandes empresas. Mas o...
PANFLETO-E-CATÁLOGO-como-utilizar-esses-materiais-nas-feiras-e-eventos-de-maneira-assertiva-e-reduzir-custos

PANFLETO E CATÁLOGO: como utilizar esses materiais nas feiras e eventos de maneira assertiva e reduzir custos?

A participação em feiras e eventos do seu segmento de atuação é um diferencial e tanto, para as empresas, pois ajuda a fortalecer e expandir a sua marca, a gerar novos contatos no meio e também para apresentar as suas novidades e diferenciais ao seu público-alvo. Por...
Profissional de marketing interno

A importância de possuir um profissional de marketing interno na indústria

Com o mundo evoluindo a todo o momento, e a transformação digital em constante modificações, ainda existem diversas empresas que não possuem um profissional de marketing interno.  Quando o assunto é o setor da indústria, essa questão continua ainda muito forte, sendo...
Com as industrias podem se restabelecer com o auxílio do marketing digital

Como as indústrias podem se restabelecerem com o auxílio do marketing digital após a crise do coronavírus

O marketing digital é uma estratégia que deve ser usada em todos o momentos. Porém são em momentos de crise que as empresas cortam gastos, e o primeiro a ser cortado é o marketing.  Nesse momento é necessário abrir a mente e ver que é necessário aparecer, mostrar que...
Marketing-industrial-a-maioria-dos-sites-industriais-e-de-manufatura-ainda-estão-presos-na-internet-1

Marketing industrial: a maioria dos sites industriais e de manufatura ainda estão presos na internet 1.0

Aqui, no blog da Agência Labra, apontamos constantemente os benefícios do marketing industrial e o quanto as estratégias digitais ajudam a alinhar as empresas à irrefreável indústria 4.0. Acontece que muitos empreendimentos do setor continuam na internet 1.0. Ou seja:...
Inbound Marketing

A agência LABRA: certificação inbound marketing pela Resultados Digitais

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. As suas ações têm como principal objetivo atrair a atenção de novos consumidores para os produtos e serviços comercializados por uma empresa, a fim de torná-los clientes da marca. A certificação inbound...
Como-criar-uma-boa-pesquisa-de-marketing-para-gerar-leads

Como criar uma boa pesquisa de marketing para gerar leads

Ferramenta importante para conhecer o seu público e se posicionar no mercado, a pesquisa de marketing é de grande ajuda para gerar leads. Aprenda a fazê-la!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *