Funil de Marketing: entenda como funciona a conversão

por | ago 21, 2018 | 0 Comentários

O funil de marketing é um poderoso aliado para converter os usuários anônimos, que visitam o seu site institucional, blog e as redes sociais, em clientes. E mais: clientes que compram uma vez e voltam para as futuras aquisições.

É essa ferramenta que vai nortear, também, as ações de marketing da sua empresa. Afinal de contas, o funil de marketing é construído com base no perfil e comportamento do seu consumidor ideal.

Por isso, confira conosco como você pode usar o funil de marketing para a conversão de clientes, e as estratégias mais eficazes!

O que é conversão?

Vamos começar pelo princípio da questão: a conversão permanece, para muitos empreendedores, um mistério porque ela é aplicada em diferentes contextos.

E, acredite: todos eles estão corretos.

Isso porque a conversão é um parâmetro versátil, que vai ser almejado de acordo com os objetivos traçados pela sua empresa.

Por exemplo: a conversão pode significar o número de novos cadastros na newsletter da sua empresa. Também, os usuários que baixaram um e-book ou infográfico foram “conversões”.

Não se trata apenas de vendas, no seu percurso mais objetivo, mas em ações que o seu usuário cumpriu, de acordo com o que foi estipulado.

Que tal ver um vídeo a respeito para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto?

Deu para entender, com isso, a relevância do funil de marketing no processo? Afinal, a sua elaboração está intimamente associada ao seu consumidor. Praticar eficientemente a conversão significa colocá-lo em movimento por todas as etapas desse funil.

Etapas, inclusive, que vamos discutir no próximo tópico!

O que é o funil de marketing?

Para o marketing digital, o funil é o estabelecimento de uma série de estágios que o seu público-alvo percorre para entender que tem um problema a ser resolvido, até a sua conclusão.

Só que, diferentemente do marketing tradicional, as ações digitais promovem ações voluntárias dos usuários. Questões que vão contribuir com a sua tomada de decisão.

E é aí que personificamos o formato de funil, pois a empresa vai estreitando essa jornada até apresentar a solução definitiva para o seu consumidor em potencial.

Quais são as suas etapas?

O funil de marketing é composto por 3 estágios muito bem definidos e distintos entre si. São eles:

Topo do funil

Aqui, o seu cliente em potencial desconhece a sua solução e até mesmo o problema que tem. Normalmente, ele pesquisa por “sintomas” de uma situação que ele vive.

Cabe à sua empresa promover, então, conteúdos e outras ações estratégicas que vão ajudar o usuário a identificar essa situação desafiadora, abrindo o caminho para ele saber mais sobre o assunto em questão.

As ações mais usadas

No topo do funil de marketing, não adianta apresentar o seu produto ou serviço e escancará-los como a solução para o cliente. Como adiantamos, ele nem sabe que tem um problema!

Por isso, a ideia, aqui, consiste em “educar” o seu leitor e cliente em potencial. As ações mais usadas são os conteúdos relevantes, no seu blog, a otimização do site institucional por meio das técnicas de SEO e a presença digital massiva nas redes sociais.

Assim, o público-alvo passa a se deparar mais vezes com a sua empresa ao pesquisar pelos sintomas que ele identificou como um problema em potencial. O início, portanto, de um relacionamento que pode se tornar duradouro.

Meio do funil

Quando o usuário passa a se relacionar mais com os seus conteúdos e as outras ações e técnicas do marketing digital, é seguro dizer que você filtrou os anônimos do topo e aqueles com verdadeiro potencial de compra, que chegaram ao meio do funil de marketing.

Portanto, é chegada a hora de abrir novos caminhos para o seu público-alvo, de forma que ele avance mais na sua jornada de compra. Para isso, você vai aprofundar os assuntos abordados, porque o consumidor já está ciente do problema. Falta, com isso, compreender como ele pode resolvê-lo.

As ações mais usadas

Você ainda vai usar o blog, o site e as redes sociais, com a diferença que os artigos serão mais específicos. Mas, além deles, você também pode investir em landing pages e outras ações estratégicas que contribuam com a coleta de dados do seu consumidor.

E sabe por quê? Porque é hora de dar nome a esses usuários que têm se relacionado anonimamente com o seu empreendimento. Um afunilamento, dessa maneira, para enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.

Fundo do funil

No fundo do funil de marketing você consegue, então, “encurralar” o seu consumidor. Afinal, ele já sabe qual é o seu problema, as potenciais soluções e, é o momento de entender o quanto o seu negócio pode agregar valor à resolução desse problema.

Por isso, as ações pensadas para esse estágio consistem em evidenciar os motivos pelos quais a sua empresa é a melhor alternativa para ele.

As ações mais usadas

Abaixo, listamos algumas opções:

  • cases de sucesso;
  • depoimentos de clientes;
  • amostras gratuitas do seu serviço ou produto.

Quer dizer, a ideia está atrelada às técnicas mais eficientes para que o consumidor “experimente” a eficácia prometida pela sua equipe de vendas.

Por que é importante usar o funil de marketing?

Como deve ter dado para perceber, o funil de marketing é um extenso tour virtual que o seu público-alvo faz ao longo de toda a sua jornada de compra.

Isso faz com que ele encontre, na sua empresa, as primeiras respostas para as suas dúvidas, a conscientização de um problema e o reconhecimento das melhores soluções.

Obtém-se, dessa forma, um relacionamento sólido e duradouro no qual o cliente em potencial percebe o profundo conhecimento que a sua empresa tem sobre o seu perfil — bem como as necessidades e objetivos.

Mais que o aumento de vendas, o funil de marketing é uma lição que se renova continuamente, e que faz você conhecer o seu consumidor. Como resultado, pode estabelecer estratégias realmente personalizadas e que agreguem valor a ele.

Quer saber um pouco mais a respeito desse assunto inesgotável? Então, confira outro artigo nosso a respeito do funil de marketing!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Como-criar-valor-para-o-seu-cliente

Como criar valor para o seu cliente

Tem se tornado popular a relevância em criar valor para o seu cliente. Afinal, é uma necessidade misturada à preocupação em se diferenciar no mercado, já que o consumidor está cada vez mais no centro das atenções dos empreendedores. Podemos perceber isso no cuidado em...
Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...
A-importância-de-possuir-um-time-de vendas-preparado

A importância de possuir um time de vendas preparado

Integração é a palavra-chave para sua empresa alcançar os resultados esperados. E isso começa com a sinergia entre o time de vendas e o marketing. Confira!

Marketing B2B como funciona?

Como o Marketing funciona no B2B

É possível que o marketing seja direcionado de acordo com o segmento de mercado que cada empresa trabalha. Hoje, existe o marketing B2C, direcionado para o comércio e bens de serviço para pessoas físicas e, o B2B, que são as transações entre as empresas. Porém, hoje,...
Email-Marketing-Porque-utilizar-esta-super-ferramenta

Email Marketing: Por que utilizar esta super ferramenta?

Quando as redes sociais tomaram força e volume, muitos apostaram que o email marketing estava com os dias contados. Ledo engano que, hoje, se apresenta como uma as ferramentas mais impactantes para as suas estratégias de marketing. Isso porque elas são incríveis...
Tendências-de-Marketing-Industrial-em-2018-6-principais-vantagens-para-a-sua-empresa

Tendências de Marketing Industrial em 2018

Quer manter a sua indústria atualizada a respeito das principais tendências do setor? Aqui você fica por dentro delas e aprende como aplicá-las!

vendas na indústria: formas alternativas de vendas

Vendas na indústria: como criar formas alternativas em momentos de crise?

Inúmeros segmentos de mercado, principalmente tecnologia já estão há anos trabalhando a transformação digital e reinventando as formas de vender, mas a maioria das vendas da indústria ainda estão ocorrendo de formas tradicionais. Agora, com a pandemia que estamos...
Como-atrair-leads-qualificados-para-o-seu-site

Como atrair leads qualificados para o seu site?

Uma boa estratégia de marketing digital é focada em atrair o público certo: os potenciais clientes da empresa, que também podemos chamar de leads qualificados. Para isso, antes de tudo, é preciso conhecer quem são as buyers personas do seu negócio. Idade, gênero,...
Funil-de-marketing-retenção-e-análise

Funil de marketing: retenção e análise

No funil de marketing, é importante atrair o público, mas a retenção e a análise é que são os diferenciais para fidelizar a audiência. Aprenda como usá-las!

Como-aumentar-as-vendas-com-uma-apresentação-institucional

Como aumentar as vendas com uma apresentação institucional

É inegável, hoje em dia, a importância em ter um logotipo influente, presença digital nas redes sociais e um site responsivo. No entanto, evite deixar que isso tudo ofusque o quanto uma boa apresentação institucional pode ensinar você sobre como aumentar as vendas....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *