O funil de marketing é um poderoso aliado para converter os usuários anônimos, que visitam o seu site institucional, blog e as redes sociais, em clientes. E mais: clientes que compram uma vez e voltam para as futuras aquisições.
É essa ferramenta que vai nortear, também, as ações de marketing da sua empresa. Afinal de contas, o funil de marketing é construído com base no perfil e comportamento do seu consumidor ideal.
Por isso, confira conosco como você pode usar o funil de marketing para a conversão de clientes, e as estratégias mais eficazes!
O que é conversão?
Vamos começar pelo princípio da questão: a conversão permanece, para muitos empreendedores, um mistério porque ela é aplicada em diferentes contextos.
E, acredite: todos eles estão corretos.
Isso porque a conversão é um parâmetro versátil, que vai ser almejado de acordo com os objetivos traçados pela sua empresa.
Por exemplo: a conversão pode significar o número de novos cadastros na newsletter da sua empresa. Também, os usuários que baixaram um e-book ou infográfico foram “conversões”.
Não se trata apenas de vendas, no seu percurso mais objetivo, mas em ações que o seu usuário cumpriu, de acordo com o que foi estipulado.
Que tal ver um vídeo a respeito para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto?
Deu para entender, com isso, a relevância do funil de marketing no processo? Afinal, a sua elaboração está intimamente associada ao seu consumidor. Praticar eficientemente a conversão significa colocá-lo em movimento por todas as etapas desse funil.
Etapas, inclusive, que vamos discutir no próximo tópico!
O que é o funil de marketing?
Para o marketing digital, o funil é o estabelecimento de uma série de estágios que o seu público-alvo percorre para entender que tem um problema a ser resolvido, até a sua conclusão.
Só que, diferentemente do marketing tradicional, as ações digitais promovem ações voluntárias dos usuários. Questões que vão contribuir com a sua tomada de decisão.
E é aí que personificamos o formato de funil, pois a empresa vai estreitando essa jornada até apresentar a solução definitiva para o seu consumidor em potencial.
Quais são as suas etapas?
O funil de marketing é composto por 3 estágios muito bem definidos e distintos entre si. São eles:
Topo do funil
Aqui, o seu cliente em potencial desconhece a sua solução e até mesmo o problema que tem. Normalmente, ele pesquisa por “sintomas” de uma situação que ele vive.
Cabe à sua empresa promover, então, conteúdos e outras ações estratégicas que vão ajudar o usuário a identificar essa situação desafiadora, abrindo o caminho para ele saber mais sobre o assunto em questão.
As ações mais usadas
No topo do funil de marketing, não adianta apresentar o seu produto ou serviço e escancará-los como a solução para o cliente. Como adiantamos, ele nem sabe que tem um problema!
Por isso, a ideia, aqui, consiste em “educar” o seu leitor e cliente em potencial. As ações mais usadas são os conteúdos relevantes, no seu blog, a otimização do site institucional por meio das técnicas de SEO e a presença digital massiva nas redes sociais.
Assim, o público-alvo passa a se deparar mais vezes com a sua empresa ao pesquisar pelos sintomas que ele identificou como um problema em potencial. O início, portanto, de um relacionamento que pode se tornar duradouro.
Meio do funil
Quando o usuário passa a se relacionar mais com os seus conteúdos e as outras ações e técnicas do marketing digital, é seguro dizer que você filtrou os anônimos do topo e aqueles com verdadeiro potencial de compra, que chegaram ao meio do funil de marketing.
Portanto, é chegada a hora de abrir novos caminhos para o seu público-alvo, de forma que ele avance mais na sua jornada de compra. Para isso, você vai aprofundar os assuntos abordados, porque o consumidor já está ciente do problema. Falta, com isso, compreender como ele pode resolvê-lo.
As ações mais usadas
Você ainda vai usar o blog, o site e as redes sociais, com a diferença que os artigos serão mais específicos. Mas, além deles, você também pode investir em landing pages e outras ações estratégicas que contribuam com a coleta de dados do seu consumidor.
E sabe por quê? Porque é hora de dar nome a esses usuários que têm se relacionado anonimamente com o seu empreendimento. Um afunilamento, dessa maneira, para enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.
Fundo do funil
No fundo do funil de marketing você consegue, então, “encurralar” o seu consumidor. Afinal, ele já sabe qual é o seu problema, as potenciais soluções e, é o momento de entender o quanto o seu negócio pode agregar valor à resolução desse problema.
Por isso, as ações pensadas para esse estágio consistem em evidenciar os motivos pelos quais a sua empresa é a melhor alternativa para ele.
As ações mais usadas
Abaixo, listamos algumas opções:
- cases de sucesso;
- depoimentos de clientes;
- amostras gratuitas do seu serviço ou produto.
Quer dizer, a ideia está atrelada às técnicas mais eficientes para que o consumidor “experimente” a eficácia prometida pela sua equipe de vendas.
Por que é importante usar o funil de marketing?
Como deve ter dado para perceber, o funil de marketing é um extenso tour virtual que o seu público-alvo faz ao longo de toda a sua jornada de compra.
Isso faz com que ele encontre, na sua empresa, as primeiras respostas para as suas dúvidas, a conscientização de um problema e o reconhecimento das melhores soluções.
Obtém-se, dessa forma, um relacionamento sólido e duradouro no qual o cliente em potencial percebe o profundo conhecimento que a sua empresa tem sobre o seu perfil — bem como as necessidades e objetivos.
Mais que o aumento de vendas, o funil de marketing é uma lição que se renova continuamente, e que faz você conhecer o seu consumidor. Como resultado, pode estabelecer estratégias realmente personalizadas e que agreguem valor a ele.
Quer saber um pouco mais a respeito desse assunto inesgotável? Então, confira outro artigo nosso a respeito do funil de marketing!
0 comentários