Fique por dentro das principais tendências de Marketing Digital para 2019

por | dez 13, 2018 | 0 Comentários

Tivemos, este ano, o RD Summit 2018, um evento que reuniu boa parte dos especialistas em marketing, bem como um amplo público interessado em conectar-se e entender as principais tendências de Marketing Digital para 2019.

E, acredite, o evento foi um sucesso! A tarefa de resumir tudo o que aconteceu é difícil, mas, pelo menos, temos em mãos algumas interessantes perspectivas que já apontam o quanto as empresas e líderes do segmento estão se mobilizando nesse sentido.

Quer antecipar o planejamento de suas ações estratégicas antes do final do ano? Então, fique por dentro das principais tendências de Marketing Digital para 2019!

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As tendências de marketing digital para 2019

A seguir, reunimos alguns dos pontos em comuns que passaram pelo boca a boca de especialistas em marketing e áreas relacionadas, e que trocaram experiências e conhecimentos com todos ali presentes. Confira:

Comportamento humano

A tecnologia teve um salto evolutivo tão grande, nos últimos anos, que os especialistas passaram a identificar o comportamento humano como uma das grandes tendências em marketing digital.

Afinal, com tanta automação de processos, o elemento humano não poderia começar a ser negligenciado. Especialmente, no que diz respeito às táticas de anúncios que são consideradas irritantes para o usuário.

O desafio, então, está em tornar esses anúncios cada vez mais orgânicos, difundidos em conteúdos relevantes, e não em banners e mais uma série de publicidades digitais que podem ser facilmente ignoradas com os já populares bloqueadores de anúncios.

Produção de conteúdo

Não daria para falar em tendências de marketing digital sem destacar a produção de conteúdo. O inbound marketing permanece como um dos grandes atrativos para impactar e relacionar-se com o seu público-alvo.

Para tanto, os especialistas que compareceram ao RD Summit 2018 destacaram a atenção especial que deve ser dada às mídias que o seu público-alvo mais consome. Falaremos, inclusive, sobre uma dessas mídias logo adiante.

Vale considerar, portanto, os benefícios do inbound marketing como uma ação atemporal, até, considerando que os seus efeitos não são imediatos, mas os resultados são longevos.

Marketing de indicação

Ao criar uma experiência de compra alinhada ao perfil do seu consumidor e saber como relacionar-se com ele, sua empresa tem grandes chances de estar praticando o marketing de indicação.

Tendências de marketing digital para 2019

Afinal, são essas experiências positivas que geram recomendações e indicações, desse consumidor satisfeito, para outros clientes em potencial. Uma ação que não custa nada para o seu negócio. Pelo contrário: agrega mais resultados a partir de um bom serviço prestado.

Marketing de influência

O uso de influenciadores — digitais ou não — tem crescido exponencialmente, galgando a ação como uma das grandes tendências de marketing digital para 2019!

A Linqia realizou um estudo, inclusive, e atestou que 86% dos seus entrevistados utilizaram a estratégia no ano de 2017. Outros 92% comentaram que se trata de uma campanha com ótimos resultados.

Portanto, pode ser uma boa oportunidade para complementar as suas estratégias de marketing e, assim, começar o ano de 2019 com a inovação à frente de sua marca!

Vídeos

Não é uma novidade, para muitos, mas os vídeos permanecem entre as principais tendências de marketing digital. Com um diferencial: as lives — transmissões ao vivo — que podem ser organizadas por meio de diferentes redes sociais, estão em alta.

O impacto é direto e o monitoramento em tempo real permite acompanhar o quanto o seu consumidor está ligado a essa tendência. Portanto, um elemento a mais para inserir nas suas ações de conteúdo e, ainda, diversificar dentro das estratégias audiovisuais já utilizadas.

Big Data

Quando falamos em tendências de marketing digital, já estamos preocupados com o uso estratégico de informações digitais. Mas, possivelmente, o momento de apegar-se ao Big Data pode ser agora, visando o curto e médio prazo.

Não à toa, esse volume intenso e dinâmico de informações tem permitido às empresas uma série de insights para evoluir e aproximar-se cada vez mais do consumidor.

É por meio desse mapeamento contínuo que as tendências de marketing digital são construídas, por exemplo. Afinal de contas, somos reativos ao comportamento dos usuários. Se os hábitos de navegação deles apontam para uma direção, cabe aos especialistas de marketing o direcionamento de estratégias para suprir — e antecipar — essas demandas.

Business Intelligence

Outro espectro já profundamente difundido, mas que apenas denota o quanto já se trata de uma das tendências de marketing digital mais consolidadas.

Isso porque o Business Intelligence (também conhecido como BI) permite a avaliação e o monitoramento — por meio de técnicas e ferramentas — de indicadores de performance.

Ou seja: tudo aquilo que oferece às empresas as conveniências e facilidades para a tomada de decisão e, consequentemente, aumenta o ROI das ações de marketing digital.

Realidade virtual e aumentada

Por fim, temos que falar a respeito das realidades virtual e aumentada. Ambas estão crescendo exponencialmente entre as tendências de marketing digital por conta da inovação na aproximação, atração e retenção de clientes.

Realidade virtual e aumentada

A realidade aumentada é aquela tecnologia que permite a interação do usuário — como o jogo Pokemon GO ou mesmo os filtros em redes sociais visuais, como o Snapchat e o Instagram.

A realidade virtual, por sua vez, é a imersão criada por simuladores, por exemplo. E como ambas as tecnologias estão em constante aprimoramento, é inegável o impacto que elas podem causar na relação com o consumidor.

Assim, é fácil apontá-las como grandes elementos de atenção entre as principais tendências de marketing digital para o próximo ano. E aqui vão alguns benefícios em considerá-las nas suas estratégias:

  • aproxima a sua marca das demandas do público, interagindo mais e com mais profundidade;
  • menos custos de aplicação, uma vez que o impacto maior é o investimento da tecnologia em si;
  • pode ser levada com você em eventos, criando um diferencial que muitas empresas ainda não estão considerando;
  • o grau de impacto é elevado, também, por serem tecnologias que podem ser acessadas via dispositivos móveis.

Os insights a serem levados para o ano seguinte

Em curto prazo, portanto, temos uma série de tendências de marketing digital com grande potencial para impactar a sua persona, não é mesmo?

Mas, caso você ainda esteja em busca de inspirações para fechar o ano — e iniciar o próximo — com chave de ouro, confira também outros ensinamentos que precisamos levar para 2019 após o RD Summit!

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