Elvis não morreu e passa bem, ainda vivo em uma ilha tropical, é um rumor que data desde a morte do rei. Hoje em dia, esse tipo de rumor é mais conhecido como fake news, espalhando-se rapidamente por entre os canais digitais e assumindo ares de verdade para muita gente.
Só que o Facebook — a maior rede social do mundo — se cansou de ver tanto conteúdo inverídico tomando o espaço de tanta coisa relevante. E, para isso, investiu pesado em uma nova tecnologia que ajuda os seus usuários a identificarem as fake news.
Quer saber mais a respeito? Basta nos acompanhar ao longo da leitura deste post!
O que são fake news?
São realmente, rumores que viralizam na internet. Por conta do dinamismo de nossa rotina, esses conteúdos falsos acabam ganhando espaço até que muitos os tomem como verdades.
É que nem espalhar um boato e vê-lo ser alimentado por outras bocas até que a verdade seja ofuscada. O problema é que a internet ajuda a disseminar as fake news com uma velocidade impressionante, e é aí que entra o Facebook na história.
Como o Facebook pretende reduzir a quantidade de Fake News?
A missão da empresa de Zuckerberg chega em boa hora: a sua marca está sob forte vigília, abalando a confiança do público nela. Para devolver essa tranquilidade quanto à segurança de suas informações e reconquistar a confiança do público, o Facebook mirou nas fake news.
A tecnologia foi citada em abril, por meio de uma atualização (disponível nos EUA) no próprio Facebook. O mecanismo gera um link do autor daquela notícia, expondo a sua biografia (normalmente, de uma página do Wikipedia) e publicações semelhantes.
Isso permite que os usuários sigam essa pessoa nas redes sociais — se quiserem — e, identificar quais amigos compartilharam o mesmo conteúdo. Consequentemente, espera-se que isso oriente e eduque as pessoas a duvidarem de informações com pouca credibilidade.
O que isso implica no mercado?
Imagine as suas ações de marketing de conteúdo desacreditadas por fake news? A tecnologia do Facebook vai proporcionar uma reeducação dos usuários que busca desenvolver o pensamento crítico deles.
A internet está aí para as pessoas irem atrás de informações relevantes. Não à toa, esse é um dos grandes trunfos do marketing digital e a medida promovida pelo Facebook parece ser um passo certo nessa direção.
Por outro lado, não se trata ainda de uma forma definitiva de combater as fake news. É importante que essa tecnologia aplicada seja um direcionamento eficaz para que os usuários mesmos comecem a questionar o que leem e a se policiar com aquilo que compartilham. Que as timelines alheias sejam preenchidas com os seus conteúdos relevantes, e não mentiras.
Quais são os próximos passos?
Para complementar o trabalho, o Facebook se uniu à First Draft, uma organização sem fins lucrativos que ajuda a encontrar, verificar e, publicar conteúdo verossímeis.
Isso tem fortalecido a campanha contra as notícias falsas circulando pela rede social e pode ser um recurso a mais nessa batalha. Uma nova esperança no horizonte, onde dificilmente vamos regredir a um mundo fora do âmbito digital — afinal, a indústria já tem até mesmo um nome para isso.
E como o assunto da vez é tecnologia, que tal vermos outra notícia interessante sobre como usá-la em benefícios da sua empresa? Confira também o que são os bots e como usá-los para o desenvolvimento da sua marca!
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