Categorias
Dicas Indústria 4.0

Expectativas para indústria em 2021

Muitos empreendedores brasileiros tiveram que se reinventar em 2020. A pandemia, provocada pelo novo coronavírus, assustou milhares de pessoas e abalou a economia do país. Em alguns segmentos como o de calçados, a produção caiu cerca de 34%. Mas, o ano de 2021 promete ser promissor para a indústria brasileira.

De acordo com o Ministério da Economia, a indústria pode esperar câmbio forte, juro baixo e  diminuição dos impostos. É que o Governo vai propor uma tributação dos lucros e dividendos, para que a indústria faça seus investimentos.

O Governo também pretende atacar o custo-Brasil e reduzir os custos de energia e de logística, para que possam ajudar as empresas. Isso significa que quem pagar dividendo, pagará mais imposto e quem reinvestir vai pagar menos imposto, beneficiando as empresas.

Mas, além de tudo isso, o que a indústria pode esperar de 2021, quais são as suas maiores expectativas? Confira em nosso post!

Indústria mais planejada

Para que a indústria tenha sucesso no próximo ano, será necessário se planejar. No momento, é preciso cortar custos, revisar processos internos e automatizar a produção. Também é importante evitar compras exageradas de matéria-prima para preservar o caixa da empresa.

O mercado pode esperar um setor que busca novas oportunidades. Um bom exemplo é que, durante a pandemia, muitos negócios direcionaram a sua produção para a fabricação de insumos, necessários no combate ao vírus. Entre as indústrias que mais se destacaram, podemos citar a têxtil, que se dedicou a produção de máscaras de proteção e uniformes para o setor de saúde, com um nicho voltado à proteção antiviral.

Evolução da indústria 4.0

O ano de 2021 será da indústria 4.0. A expectativa é que as empresas utilizem cada vez mais sensores e plataformas, para interagirem com o mundo físico e digital. Isso conecta maquinários e produtos, e ainda, recolhe dados dos processos produtivos para armazená-los em um único lugar. Assim, a indústria 4.0 reduz custos e quem não se adequar à novidade, correrá o risco de perder o espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, a indústria 4.0 promove os produtos customizáveis, através de sistemas tecnológicos de produção, reduz desperdícios com sobras e ajuda na análise de dados. Com o auxílio de softwares, também é possível compartilhar as linhas de produção, reduzir estoques com a produção sob demanda e aumentar a produtividade com a automatização de processos.

Gestão com foco em pessoas

A expectativa para 2021 é de que a indústria tenha uma gestão mais humanizada. As empresas terão consciência do quanto as pessoas são importantes em todo o processo industrial. Hoje, há um consenso no meio empresarial de que funcionários mais felizes produzem mais.

Além do colaborador ser uma peça fundamental para o crescimento da empresa, a gestão humanizada faz com que os profissionais tenham equilíbrio entre as atividades e necessidades. A ideia é propor soluções para que os colaboradores sintam-se mais compreendidos e transformem as expectativas em produtividade.

Ações de endomarketing

A indústria no próximo ano se voltará ainda mais para as ações de endomarketing. Portanto, observarão as equipes e promoverão a comunicação entre líderes e liderados, criando laços entre os colaboradores. O uso da tecnologia também será peça chave para divulgar a indústria, simplificando os processos e deixando a rotina mais produtiva.

Preocupação com a sustentabilidade

Indústrias que poluem o meio ambiente estarão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade. Por isso, será importante investir em processos de fabricação sustentável. Indústrias como a têxtil, que têm como matéria prima o algodão, estarão preocupadas em oferecer aos clientes roupas sustentáveis.

Assim, uma das preocupações das indústrias em 2021 é atender consumidores mais exigentes, que cobram a responsabilidade em relação aos danos à natureza. As mesmas terão que se preparar para desenvolver técnicas e métodos sustentáveis para produzir materiais ecológicos e preservar os recursos naturais que as atividades afetam.

Empresas sustentáveis mostram aos clientes que se preocupam com a preservação do planeta e, sem dúvida, essa é uma vantagem competitiva da marca em relação à concorrência.

Preocupação com a presença digital

E a última expectativa para 2021 é que a indústria estará preocupada com a presença digital. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Portanto, contar com uma agência capacitada e trabalhar o Marketing Digital será importante para vender mais e ter lucro.

Agora que você já sabe que uma das expectativas para as indústrias em 2021 é a preocupação com a presença digital, que tal fazer um planejamento de marketing? Pense nisso e conheça os serviços de quem realmente entende do assunto!

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post e veja como as indústrias estão faturando na pandemia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *