Categorias
Marketing

Marketing Integrado: melhore seus negócios com essa estratégia

Entenda o que é o marketing integrado e como essa sincronia estratégica pode se converter em resultados melhores para o seu negócio!

Indiscutível o poder do consumidor, hoje em dia, em se relacionar com as marcas que ele mais consome. Graças à internet e outras ferramentas tecnológicas, que estão sendo usadas para melhorar a experiência do consumidor, gerar mais valor às empresas e, construir um relacionamento primoroso entre ambas as partes. E é aí que entra o marketing integrado.

Caso o termo ainda não seja familiar, pode ter certeza que você já se viu rascunhando ações estratégicas, que fazem parte do marketing integrado. E, para que você coloque suas ideias em prática, neste post vamos ver como melhorar o seu negócio com uma estratégia de marketing integrado. Acompanhe!

O que é o marketing integrado?

Em resumo, ele pode ser definido com a sincronia de diversas ferramentas do marketing digital e convencional, e o alinhamento de todos os departamentos com o marketing, visando melhorias na experiência do consumidor.

Vamos a um exemplo prático: digamos que um cliente adquiriu um de seus produtos, e ele se equivocou com o modelo que necessitava. Assim, ele passa por um processo burocrático até conseguir efetuar a troca. Com o marketing integrado, a premissa é simples: reduzir ao máximo a canseira que o consumidor vai enfrentar até conseguir trocar o produto.

Isso porque os departamentos passaram por uma revisão para tornar todo o processo mais integrado, com um alinhamento entre o SAC, suas redes sociais, atendimento, o marketing e, os vendedores. Isso define processos mais rápidos e personalizados, aprimorando a experiência do cliente.

Quais são as vantagens do marketing integrado?

Explorar uma união sólida e eficiente entre os departamentos da empresa e as ferramentas de marketing pode configurar uma série de vantagens para o seu negócio, como:

Mais valor à sua marca

Atualmente, uma empresa preocupada na experiência do consumidor tem mais valor agregado. Isso porque as pessoas podem interagir digitalmente e ajudar na promoção dos diferenciais de sua empresa. A percepção de marca é valiosa, e o marketing integrado tem o poder de fazer isso acontecer.

Fidelização de clientes

Com mais valor agregado, sua empresa consegue reter os clientes, que vão perceber todo o valor por trás de um serviço ou produto e, sequer vão prestar atenção às investidas da sua concorrência.

Como usar o marketing integrado?

A seguir, entenda o passo a passo que desenhamos para você visualizar as possibilidades de implementar o marketing integrado em sua empresa:

  • Crie uma cultura de integração, mais colaborativa e unida;
  • Avalie todo o fluxo de trabalho e promova ideias que possam reduzir os trâmites para tornar o atendimento mais rápido, eficiente e humanizado;
  • Capacite os colaboradores para que a abordagem e o tom de voz de sua marca sejam refletidos no atendimento deles;
  • Use a tecnologia para aprimorar o relacionamento com o público, como as redes sociais e o email marketing, entre outros.

Lembre-se, para que isso tudo ser planejado de maneira eficiente, o marketing integrado tem como premissa básica a ideia de que você conhece o seu público-alvo. Não apenas isso: você sabe todo o percurso dele até se deparar com os seus produtos ou serviços, tendo todo o funil de vendas já desenhado.

Afinal de contas, o marketing digital é formulado a partir dessas informações. Quanto mais você conhecer o seu cliente ideal, melhor será o uso do marketing integrado para proporcionar experiências memoráveis para o consumidor.

Além, é claro, de servir para outras estratégias relevantes, como o inbound marketing. Para que você tenha um deslumbre de como isso tudo funciona de maneira integrada, não deixe de conferir também nosso post a respeito de quais tipos de empresas podem usar o inbound marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *