5 pontos fundamentais em uma estratégia de Marketing Industrial

por | jul 19, 2017 | 0 Comentários

O marketing industrial é um exemplo claro de que, ainda que as técnicas de marketing estejam mais acessíveis e populares, algumas etapas do processo devem ser pensadas exclusivamente nesse setor tão importante.

Afinal, a interação do público com os empreendedores industriais é diferente da relação que o consumidor estabelece com o comércio, por exemplo. Daí, a relevância em contar com uma agência especializada nesse nicho ainda em fase exploratória.

Quer saber quais são os 5 pontos fundamentais em uma estratégia de marketing industrial, e como aplicá-los em sua rotina? Acompanhe-nos, então, na leitura deste artigo!

1. Intensifique o uso de técnicas de SEO

Sigla para (Search Engine Optimization), o SEO, se tornou uma verdadeira pepita de ouro nas mãos dos especialistas em marketing digital, pois se tornou uma das grandes referências para compreender, definitivamente, os desafios e dificuldades do consumidor.

Quando aplicadas nem sua estratégia de marketing industrial, as técnicas de SEO ajudam a destacar o seu negócio, colocando-o nas primeiras páginas de resultados dos principais buscadores on-line — seja por meio do site institucional ou pela produção de conteúdo em seu blog e nas redes sociais.

Afinal, o SEO nos mostrou aquilo que o seu público-alvo mais procura na internet e, ao usar essas palavras-chave em seus conteúdos, você tem mais chances de se aproximar de consumidores em potencial para aumentar as vendas.

2. Produza conteúdos relevantes em sua estratégia de marketing industrial

Anteriormente, mencionamos as produções de conteúdo em blogs e nas redes sociais. Pois este é o momento de intensificar essa ação em sua estratégia de marketing industrial.

Com o inbound marketing, você amplifica as chances de atrair, converter, encantar e, fidelizar o seu público-alvo, que vai reconhecer o seu negócio como uma das grandes referências do setor. Uma verdadeira autoridade no assunto, que compreende as suas dores e as soluciona.

Para isso, no entanto, você deve seguir a estratégia anterior, para compreender tudo a respeito do seu público-alvo e, assim, produzir conteúdos relevantes que os faça procurar soluções para as suas dúvidas em suas páginas virtuais.

3. Marque presença nas redes sociais

Ao conhecer o seu consumidor, você também aprende mais a respeito dos seus hábitos de navegação on-line, — como as redes sociais que eles mais utilizam.

Dessa maneira, você consegue abordá-los nas páginas e mídias que eles mais consomem conteúdos, — como imagens e vídeos — e estabelece uma boa estrutura para se relacionar e interagir com os usuários.

Assim, com o tempo, você pode explorar esses canais para apresentar novidades, divulgar notícias e compreender um pouco mais a respeito do perfil do seu cliente ideal.

4. Utilize mais campanhas de e-mail marketing

Uma boa estratégia de marketing industrial é o uso de sua base de e-mails para interagir com os seus antigos clientes e clientes em potencial.

Isso porque o e-mail marketing está cada vez mais consolidado como uma das grandes estratégias de marketing digital, e é mais uma alternativa para se aproximar e encantar o consumidor.

O desafio, entretanto, está na criação de uma lista de e-mails eficaz, — algo que você pode adquirir ao interagir continuamente com os usuários e solicitar os dados de contato em suas páginas, como no site ou em seu blog.

5. Mobile marketing

Por fim, vale a pena implementar, em sua estratégia de marketing industrial, algumas ações de mobile marketing.

E motivos para isso não faltam. Afinal, as pessoas utilizam cada vez mais os seus dispositivos portáteis, smartphones e tablets, e uma versão móvel, com design responsivo, pode ser determinante para que os usuários tenham uma navegação de qualidade em suas páginas.

Ao combinar cada uma dessas estratégias de marketing industrial, você se aproxima mais e mais dos seus clientes em potencial, tendo em mãos múltiplas maneiras de interagir com eles, solucionar as suas dúvidas, problemas e deixá-los a par dos diferenciais de sua empresa!

Invista em marketing industrial

E então, deu para ter uma boa perspectiva dos benefícios que o marketing industrial pode trazer para o desenvolvimento do seu negócio — e as principais estratégias para atingir os seus objetivos?

Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira este vídeo rápido que produzimos, onde são apresentados os números de sucesso de uma estratégia nossa com a Engecass!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Por que as empresas precisam investir em marketing digital?

Praticando ou não marketing digital em sua empresa, é indissociável a necessidade em conhecer o público para quem você oferece os seus produtos ou serviços. Afinal, por meio desse conhecimento é que você entende melhor o seu mercado e sua demanda, bem como identifica...
Buyer-persona-o-que-são-e-como-criá-las

Buyer persona: o que são e como criá-las

Você sabe qual é a importância da buyer persona? Confira conosco, o poder de segmentação dela para as suas campanhas — e algumas dicas para criá-la!

Marketing no whatsapp: como utilizar para captar clientes

Marketing no WhatsApp: como utilizar o aplicativo para captar clientes

O WhatsApp é um aplicativo poderoso, que aumenta a visibilidade das marcas, automatiza a comunicação e mantém o fluxo de trabalho sempre organizado. Além disso, é uma ferramenta fácil e gratuita, ou seja, não é preciso investimento extra. Mas você já pensou em fazer...
LGPD, impactos da lei no marketing digital

LGPD: o que a nova lei impacta no marketing digital?

Em 2020, finalmente entra em vigor a tão comentada LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer e que afeta diretamente todo o setor de marketing digital no Brasil. Mas afinal, do que se trata a LGPD na prática, como ela pode...
Qual-o-retorno-que-sua-agência-de-Marketing-traz-para-você

Qual o retorno que sua Agência de Marketing traz para você?

As empresas estão investindo mais em marketing digital, hoje em dia. E o motivo principal disso é facilmente explicado: a internet se tornou uma porta de acesso e interação entre empreendedores e consumidores. Sem falar que são estratégias mais econômicas do que as...
Marketing-Digital-para-Start-Up-saiba-como-pode-ajudar

Marketing Digital para Startup: saiba como pode ajudar

A startups estão em evidência, mas a sua aparece facilmente nas buscas do seu público-alvo? Aprenda a relevância do marketing digital nesse processo de startup!

Marketing-digital-nas-indústrias-entenda-por-que-o--envolvimento-com-engenheiros-é-importante

Marketing digital nas indústrias: entenda a importância do envolvimento com engenheiros

Estamos vivendo a era da indústria 4.0: Uma nova revolução do setor, agora amparada pelo advento tecnológico e digital. Acontece que um nicho tão distinto assim, também necessita de uma qualificação à altura. E, quando falamos do marketing digital nas indústrias,...
Como-criar-um-blog-bem-estruturado

Como criar um blog bem estruturado

Entenda o quanto um blog bem estruturado pode aumentar a sua autoridade on-line e a se relacionar com o seu público de maneira efetiva!

Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...
Marketing-industrial-o-que-fazer-após-coletar-os-dados-dos-seus-potenciais-clientes

Marketing Industrial: Como fazer seu site vender mais?

O marketing industrial tem se mostrado uma alternativa viável para empreendedores já cientes de suas vantagens. Entre elas, a de fazer o site vender mais por meio da atração de clientes até as suas páginas. Isso significa que mais representantes industriais estão...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *