Entenda como gerar e nutrir seus leads

por | fev 12, 2018 | 0 Comentários

A conversão de leads está entre as principais estratégias de marketing, atualmente. Afinal de conta, são ações que visam atrair um público qualificado até você para, então, transformá-los em clientes satisfeitos. Até por isso, não é exagero dizer que existe um lead marketing nesse amplo contexto de se relacionar com o seu público-alvo.

Acontece que gerar leads é apenas a primeira parte do processo. Nutri-los durante toda a jornada de compra de cada um deles é o desafio complementar da tarefa. E é isso que costuma impedir o desenvolvimento sustentável das estratégias de marketing.

Para acabar com as interrogações a respeito do lead marketing, elaboramos este post. Confira, e aprenda conosco como gerar leads e nutri-los!

O que é nutrição de leads?

Nutrição de leads se tornou um termo popular, no marketing digital, e tem tudo a ver com a relação que você constrói com a sua persona. Isso porque os leads devem ser continuamente “alimentados” por ações estratégicas que aumentem a sua credibilidade e autoridade.

Por exemplo: um cliente em potencial que ainda não está pronto para chegar à etapa de decisão de compra deve ser nutrido pela sua empresa com ações que guiem o usuário até a certeza de que a sua marca é a alternativa ideal para ele.

Como criar um trabalho eficiente de lead marketing?

A seguir, vamos entender como esse planejamento de marketing é feito, de maneira que os leads sejam continuamente acompanhados pela sua equipe:

Informações sobre os leads

Quanto mais você souber do seu público-alvo, melhor. E isso se dá por meio das análises iniciais sobre o perfil do seu consumidor, mas também pelas estratégias de marketing específicas para isso, como o preenchimento de formulários.

Por exemplo: para baixar um material rico (como um e-book), o usuário deve preencher algumas informações básicas que ajudem a compreender melhor os motivos que levaram-no a se interessar por aquele assunto.

Com as perguntas certas e focadas em seus objetivos — e também nas necessidades do consumidor —, você passa a nutrir os leads com mais qualidade e com um repertório variado de oportunidades a partir das respostas deles.

Produção de conteúdo

O material rico acima mencionado e a produção de conteúdo direcionado a cada etapa do funil de vendas são diferenciais para o lead marketing. Por meio deles você cerca de cuidados o usuário, que vai imprimir, no inconsciente, a sua marca como referência no assunto.

Como resultado, ele vai sendo gradativamente guiado pelos seus conteúdos até o momento que não restam dúvidas: ele sabe qual é o seu problema, como resolvê-lo e quem pode fazer isso por ele. Daí, inclusive, a importância em criar conteúdos personalizados, que impactem diretamente na rotina do seu público.

Periodicidade

O tempo de cada ação e o intervalo entre elas devem ser cuidadosamente elaborados, também, para garantir a nutrição dos seus leads. Caso demore muito, é capaz que os leads se esqueçam de você. Em demasia, você pode cansá-los e parecer agressivo demais.

O aspecto inicial a ser observado é justamente o desenvolvimento da jornada de compra dos seus clientes. Por meio dos resultados de suas estratégias de marketing é possível analisar um tempo médio para compor ações pontuais, que acompanhem o ritmo dos seus clientes em potencial. O que nos leva à etapa final.

Conversão de leads

Os CTAs (call to action) são fundamentais nas estratégias de marketing para gerar e nutrir leads, pois são eles que os guiam para a etapa seguinte. O preenchimento de um formulário é um deles — ou mesmo de um orçamento — e outros que respeitem a jornada de compra.

Assim, o percurso até a decisão de compra é natural e facilitado pela sua equipe. Caso o cliente ainda não chegue ao momento final desejado, é importante avaliar em que etapa ele parou — e por quê. Assim, você mantém o fluxo de nutrição dos leads sem interromper o processo.

Isso, inclusive, condiz com um material fundamental para a nutrição de leads e a manutenção do bom relacionamento com o consumidor. Confira, então, por que a experiência dos usuários é importante na produção de conteúdo!

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