Há quem pense que o e-mail marketing industrial — ou mesmo de aplicações comerciais — está com os dias contados. Acontece que esse equívoco é propagado sem o menor fundamento.
Afinal de contas, a solução via e-mail é uma das mais impactantes em resultados positivos nas ações de marketing industrial. Prova disso é o estudo publicado pelo portal engineering.com, intitulado How Engineers Find Information 2018, em que 95% dos engenheiros entrevistados consideram o recebimento de e-mails relevantes nas suas respectivas caixas de entrada.
Quer ter uma nova perspectiva a respeito do e-mail marketing, então? Basta seguir com a leitura deste post!
O impacto da pesquisa para o uso do e-mail marketing
Ainda de acordo com a pesquisa citada anteriormente, o marketing industrial pode ser amplamente beneficiado com base nos hábitos de consumo do seu público-alvo ao usar o e-mail marketing. Alguns exemplos disso a partir dos resultados da pesquisa:
- 48% dos entrevistados disseram que abrem e-mails a partir de um título interessante;
- 41% deles abrem as mensagens recebidas para saciar a sua curiosidade;
- 6% abrem todos os e-mails recebidos;
- apenas 5% dos entrevistados disseram deletar os e-mails sem abri-los.
Isso significa que o potencial do e-mail marketing permanece elevadíssimo. Quando associamos às outras ações estratégicas do marketing industrial, tenha a certeza de que você vai enviar a mensagem certa, para a pessoa certa, e no momento certo para ela.
Sem falar nos achados da pesquisa publicada pela IEEE GlobalSpec: 2017 Digital Media Use in the Industrial Sector. Entre os resultados, a empresa aponta para o fato de que os profissionais de áreas técnicas costumam assinar, pelo menos, 3 ou 4 newsletters especializadas.
Um total de 44% se mostrou aberto a essa possibilidade, à ocasião. Afinal, você pode transformar o seu e-mail marketing em uma verdadeira fonte de informação, conhecimento e de vendas para impactar diretamente o seu consumidor.
Os desafios impostos no marketing industrial
Usar o e-mail marketing, por si só e sem nenhum planejamento aparente, pode apenas dar razão a quem vinha sepultando essa ferramenta entre as ações de marketing industrial.
Acontece que você pode fazer um uso valioso do e-mail ao compreender o método mais eficiente de uso desse tipo de solução. Assim como ocorre com outras tecnologias de marketing, sem o enfoque no perfil, nas necessidades e nos objetivos de sua audiência, o problema não está na ferramenta utilizada, mas no tracejado de suas estratégias.
Aqui estão alguns desafios que devem ser superados gradualmente:
- conteúdos sempre relevantes para conquistar a confiança dos seus leitores;
- disputar a atenção com a sua concorrência que também faz uso do e-mail marketing;
- identificação de assuntos que despertem o interesse do seu público;
- idealização de um calendário editorial para educar a sua audiência e nutrir o interesse deles com base em uma frequência e periodicidade atrativas;
- a mensuração de métricas relevantes para os seus objetivos e, assim, permitir o ajuste rápido e eficiente de ações.
Viu como existem desafios, mas que são facilmente superados com o tempo quando se planeja para o uso combinado de e-mail e outras ações de marketing industrial?
As dicas para usar o e-mail marketing efetivamente
Confira, a seguir, como fazer um uso valioso do e-mail marketing para impactar verdadeiramente o seu consumidor e clientes em potencial:
- para monitorar os resultados tenha, antecipadamente, os objetivos definidos e todas as métricas definidas para se adaptar rapidamente às mudanças;
- tenha sempre em mente o perfil do seu consumidor. Avalie, em seguida, a taxa de abertura dos e-mails, o número de cliques e também as solicitações de cancelamento;
- crie uma lista de contatos pequena, mas de qualidade. Evite a quantidade ampla se boa parte dos endereços não tem o potencial de converter-se em cliente;
- só dispare as suas mensagens para endereços de e-mail que solicitaram o envio. Com isso, entra uma dica fundamental: não compre listas de e-mails;
- segmente os contatos de acordo com os objetivos deles. Assim, você personaliza profundamente o disparo do e-mail marketing, obtendo mais chances de impactar a sua audiência positivamente;
- cative com o título, pois isso aumenta exponencialmente as chances de abertura da mensagem;
- evite as ofertas de vendas aleatórias. Considere sempre a jornada de compra do cliente para nutri-lo até que ele chegue, naturalmente, ao momento de decisão de compra;
- foco em conteúdos que agreguem, de fato, ao seu público.
Com isso, o seu marketing industrial tem muito mais chances de ser uma ferramenta diferenciada, gerando uma vantagem competitiva importante no seu ramo de atuação.
Mas, caso ainda esteja em busca de mais informações a respeito desse tipo de solução, confira também nosso artigo que explicita ainda mais a importância do e-mail marketing para o seu negócio!
0 comentários