Employer Branding: o que é e qual sua importância

por | abr 11, 2018 | 0 Comentários

Assim como o marketing digital ajuda a atrair novos clientes, as melhores empresas também fazem esse esforço internamente. Quer dizer: por meio do encantamento, conseguimos engajar os colaboradores a traduzirem com mais eficácia tudo aquilo que as estratégias de marketing buscam consolidar no mercado. A isso chamamos de employer branding.

A questão é: como construir essa mentalidade no DNA de sua empresa e qual é a relevância disso — interna e externamente? Para responder a essas perguntas, convidamos você a seguir com esta leitura e, assim, aprender como aplicar o emplyer branding!

O que é employer branding?

Um resumo simples, mas preciso do conceito: o nascimento e a manutenção da imagem de sua empresa para quem a desenvolve diariamente: os seus colaboradores. E sabe qual é a importância disso?

Em primeiro lugar, o retorno que o seu negócio tem dessa percepção positiva é enorme. Profissionais motivados produzem mais — e melhor —, ajudando a traduzir todo o DNA de sua empresa para a maneira que os consumidores a enxergam.

Além disso, vale destacar que você gera mais vantagem competitiva em seu setor de atuação. Por exemplo: se as pessoas são mais motivadas e engajadas em sua empresa, a concorrência pode perder os melhores profissionais para as oportunidades que você gerar.

Como aplicar o employer branding?

O branding é um conjunto de ações desenvolvidas a partir dos próprios valores da empresa. Assim, é importante levar esses pilares, de maneira estratégica, para o dia a dia de sua empresa. Por exemplo: sua missão, visão e valores devem estar intrínsecos às ações planejadas, que podem ser:

Planejamento

O employer branding atua de maneira similar à construção de um funil de vendas: você deve conhecer o seu público interno e fazer com que eles conheçam as qualidades de sua marca. Esse conhecimento vai se traduzir em uma noção rica do que você pode fazer pelos seus colaboradores, e deseja deles — e vice-versa.  Por isso, comece estabelecendo objetivos e um cronograma a ser seguido.

Experiências

A experiência do consumidor é um diferencial e tanto no marketing industrial, hoje em dia, e pode fazer igual sucesso quando aplicado internamente. Ou seja: privilegie as experiências também nos corredores de sua empresa. Estimule um ambiente competitivo, harmonioso e que desenvolva o crescimento individual e coletivo. Quanto mais isso for percebido, melhor.

Marketing de conteúdo

Outra estratégia eficaz para aplicar — e reforçar —o employer branding é o marketing de conteúdo. E sabe como? Incentivando-os a compartilhar os seus conhecimentos por meio da produção de um conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Assim, você consegue equilibrar a produção focada em conversão, idealizada por sua agência de marketing, complementada por outros artigos que são criados internamente. Isso enriquece a sua imagem como autoridade e referência, e ainda estimula os profissionais a ampliarem a presença digital de sua marca — e as deles próprios.

Com um plano de marketing eficiente, essas estratégias vão contribuir de maneira significativa para a construção e o desenvolvimento do employer branding.

Agora, para complementar o que vimos por aqui, que tal compreender, enfim, o que significa identidade visual, criação de logo e branding? Assim, você consegue compor cada um deles de maneira mais eficaz e significativa para o seu público-alvo!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Como-a-indústria-4.0-vai-transformar-sua-empresa-com-as-novas-tecnologias

Como a indústria 4.0 vai transformar sua empresa com as novas tecnologias

O marketing industrial e a indústria 4.0 chegaram com um enorme peso no mercado, visando o uso de novas tecnologias para atrair, impactar e relacionar-se com o seu público-alvo. E é por meio desse ímpeto de inovações e transformações que o empreendedor se viu em um...
9-dicas-para-não-errar-na-criação-do-email-marketing

9 dicas para não errar na criação do email marketing

O email marketing é uma ação eficaz do marketing digital. Os resultados, no entanto, só vêm ao custo de um bom planejamento. Aprenda, aqui, com as nossas dicas!

Como-o-SEO-ajuda-o-Inbound-Marketing

Como o SEO ajuda o Inbound Marketing

Você já dever ter ouvido falar que o SEO está entre os grandes pilares estruturais de toda estratégia de marketing digital, certo? Ou, pelo menos, do seu valor individual para atrair novos clientes até o seu site institucional. O fato é que, ao pensar em uma...
Agência de marketing digital

Agência de Marketing Digital para Indústrias é importante?

Contratar um profissional ou investir em uma agência de marketing digital para indústrias? Se você é do setor produtivo e entende a importância das estratégias digitais para sua empresa, certamente já se fez essa pergunta, não é mesmo? Mas calma, pois você não é o...
customer success na industria

Entenda o que é Customer Success e qual a sua importância para a indústria

O objetivo de todo negócio é crescer e obter sucesso, independente do ramo de atuação ou tempo no mercado. Para conseguir isso, existe a ideologia Customer Success, que vai além de uma área específica da empresa ou um apenas um termo para definir um setor. Em essência...
Aprenda-a-conquistar-novos-clientes-com-marketing-digital

Aprenda a conquistar novos clientes com marketing digital

Muito se diz a respeito da eficácia do marketing digital. Para comprovar seus benefícios, vamos explicar algumas das melhores maneiras de prospectar clientes!

Conheça as principais tendências do marketing digital para 2018

Renovar as estratégias de marketing é fundamental para manter-se relevante para o público. Aqui, você conhece aquelas que vão ou já se consolidaram no mercado!

Mídias-sociais-saiba-qual-o-melhor-horário-de-postagens

Mídias sociais: saiba qual o melhor horário de postagens

Não basta postar — é preciso planejar. E neste post nós vamos explorar um pouquinho mais os bastidores das mídias sociais. Aprenda conosco!

O-novo-marketing-4.0-para-melhorar-a-prospecção-e-vendas

O novo marketing 4.0: para melhorar a prospecção e vendas

Muito se fala a respeito do marketing 4.0, mas poucos falam sobre suas aplicações na prospecção e vendas. Descubra como usá-lo em benefício de sua marca!

Fique-por-dentro-das-principais-tendências-de-Marketing-Digital-para-2019

Fique por dentro das principais tendências de Marketing Digital para 2019

Tivemos, este ano, o RD Summit 2018, um evento que reuniu boa parte dos especialistas em marketing, bem como um amplo público interessado em conectar-se e entender as principais tendências de Marketing Digital para 2019. E, acredite, o evento foi um sucesso! A tarefa...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *