O que é o data-driven marketing e como aplicar

por | maio 7, 2021 | 0 Comentários

O data-driven marketing é hoje mais que uma tendência: é o modelo de trabalho mais adequado para o grande volume de dados disponíveis e as múltiplas possibilidades de interação entre empresas e seus clientes. Com mais informações, é possível conhecer melhor o público e, com isso, investir mais no que dá os melhores resultados.

Apesar disso, a terminologia data-driven não é clara para todo mundo, ainda que muitos pratiquem os seus princípios mesmo sem saber exatamente o que é. Pensando nisso, este artigo explica melhor o que é data-driven marketing e como aplicar no setor industrial. Boa leitura!

 

O que é o data-driven marketing?

Data-driven é um termo em inglês que pode ser traduzido como “guiado por dados”. A expressão se tornou especialmente notória nos últimos anos para designar modelos de gestão em que o processo de tomada de decisão é baseado em dados concretos e palpáveis, no lugar de achismos e chutes.

Mas além da gestão data-driven como um conceito amplo, a ideia também pode ser aplicada para outros cenários em que uma análise de dados verdadeiros e relevantes é o que orienta as próximas decisões e ações. O marketing é um exemplo ideal disto.

O marketing data-driven nada mais é que a utilização de dados para orientar estratégias de marketing, insights e até mesmo pequenos ajustes em peças de comunicação digital que já estejam rodando. Na medida do possível, todas as ações de comunicação e marketing são executadas com algum respaldo em dados.

A ascensão do marketing digital e de ferramentas para coleta e análise de dados de consumidores na internet foi uma peça essencial para essa possibilidade. Se no passado era necessário investir em pesquisas com orçamento alto, confiabilidade duvidosa e tempo de resposta longo, hoje as interações são mensuradas em tempo real, com custo relativamente baixo e alta fidelidade.

Na prática, isso permite que uma empresa, por exemplo, teste abordagens de comunicação ligeiramente diferentes para descobrir qual tem os melhores resultados, refinando suas peças a cada nova interação e com isso maximizando sua performance.

 

Como aplicar o data-driven marketing no setor industrial?

Assim como o marketing, a indústria em si passa por um momento de grande transformação, impulsionado pelas novas tecnologias digitais e as técnicas derivadas dessa modernização, além da mudança do comportamento geral do consumidor. Neste cenário, adotar o data-driven marketing é algo quase obrigatório para a sobrevivência.

Em qualquer tipo de negócio, o principal desafio de marketing é fazer com que um consumidor potencial se conecte com a empresa. Para isso, é preciso não só encontrar esse público, como também trabalhar no seu amadurecimento, para que ele entenda sua real demanda; e também no relacionamento, para que a empresa seja sua opção quanto o ponto de maturidade for atingido.

Por muitos anos, instintos, experiência no setor e grandes apostas foram as formas de se tentar conseguir esse objetivo. Mas, com o data-driven marketing, o mecanismo passa a ser outro. Dados coletados em interações online alimentam sistemas automatizados que conseguem identificar o perfil exato do cliente, em qual etapa de amadurecimento ele se encontra e como engajá-lo no fluxo de marketing geral.

Além disso, a coleta constante de dados possibilita afiar o fluxo de comunicações para que ele atinja sua máxima efetividade. A cada interação, é possível experimentar algo novo visando resultados melhores.

Gostou de aprender o que é o data-driven marketing? Quer saber mais sobre marketing industrial?

Assine nossa newsletter e explore o nosso blog, feito por quem é especialista no assunto!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Estratégias-de-marketing-industrial-o-que-faltava-para-sua-empresa-alavancar-as-oportunidades

Estratégias de marketing industrial: o que faltava para sua empresa alavancar as oportunidades

Discutimos, em outros posts, o valor do marketing industrial como alternativa para gerar presença digital e, assim, relacionar-se eficientemente com o seu público-alvo. A diferença de outras ações com o marketing digital, contudo, está nessa relação: o empresário é um...
Descubra-qual-a-importância-da-Landing-Page

Landing Page: descubra sua importância

Caso você ainda não esteja ciente da importância da conversão, no marketing digital, e como fazê-la, nós apresentamos tudo para você. Confira aqui!

Saiba-como-alavancar-vendas-com-o-seu-site-institucional!

Saiba como aumentar as vendas com o seu site institucional!

Atualmente, as marcas se relacionam cada vez mais com as empresas capazes de atender às suas demandas. E, por conta da popularização da internet, muitos relacionamentos começam com uma simples pesquisa on-line, sabia? Inclusive, não é de hoje que a Era Digital se...
Otimização-de-site-dicas-valiosas-de-como-torná-lo-mais-responsivo

Otimização de site: dicas valiosas de como torná-lo mais responsivo

A otimização de site permite que o público encontre sua empresa, interaja com a sua marca e se converta em cliente. Quer saber como? Confira nossas dicas!

Estratégia-de-marketing-como-utilizar-os-vídeos

Estratégia de marketing: como utilizar os vídeos

A sua estratégia de marketing já conta com ações em vídeo? Essa é uma forma de divulgar um tipo de conteúdo cada vez mais popular. Tanto que, segundo um estudo divulgado pela empresa especializada em TI Cisco, até 2020 os vídeos vão representar 85% do tráfego online...
RD-Summit-2018-alguns-dos-ensinamentos

RD Summit 2018: alguns dos ensinamentos que precisamos levar para 2019

Wow!!! É assim que podemos começar falando sobre o RD Summit 2018, um evento que contou com mais de 12000 pessoas do Brasil e América Latina, trouxe muita coisa boa para quem está antenado no Marketing Digital. Há uma série de trilhas que foram seguidas nestes três...
9-dicas-para-não-errar-na-criação-do-email-marketing

9 dicas para não errar na criação do email marketing

O email marketing é uma ação eficaz do marketing digital. Os resultados, no entanto, só vêm ao custo de um bom planejamento. Aprenda, aqui, com as nossas dicas!

Seu-site-no-topo-do-Google-saiba-como-posicionar-sua-marca

Seu site no topo do Google: Saiba como fazer

Quer fazer com que a sua presença digital seja maior e alcance o seu público-alvo? Confira nossas dicas para colocar o seu site no topo do Google!

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Os impactos da atual pandemia ainda surtem efeitos em muitas indústrias brasileiras. No entanto, levantamentos recentes sobre o setor, já apontam uma retomada de diversas áreas, ainda que um pouco tímida: 7% a mais do que em relação a abril. Em tempos de incertezas...
5 dicas do que não pode faltar no planejamento digital de sua empresa

Planejamento digital: 5 dicas do que não pode faltar na sua empresa

Vai construir um planejamento digital? Então, não deixe de conferir nossas dicas para que a sua empresa atinja os resultados esperados!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This