Como está o crescimento do e-commerce no Brasil em 2018

por | Maio 24, 2018 | 0 Comentários

Se existem dúvidas ainda a respeito da influência do e-commerce no desenvolvimento econômico do país, este post vai acabar com qualquer suspeita. Tudo porque o setor tem absorvido crescimentos exponenciais — e, detalhe: em um período de crise política e financeira alardeadas por todo o país.

Para avaliarmos então com qualidade as perspectivas dos últimos anos e a projeção para 2018, fizemos este post. Nos próximos tópicos vamos evidenciar alguns dos principais índices acumulados pelo e-commerce brasileiro e, os rumos do segmento de negócios digitais. Confira!

Um contraste com o momento do país

Enquanto a crise vinha sendo repercutida nos noticiários, um fato contrastante era sentido: o Brasil estava em sétimo lugar entre os países que mais fazem compras on-line — segundo o The Rankings For Online Markets. A expectativa, até 2021, é de que fiquemos entre os 5 primeiros colocados desse ranking.

Isso significa que existem possibilidades múltiplas de aproveitar o desenvolvimento do seu negócio, driblando, assim, qualquer eco de crise econômica que faça sombra à sua empresa.

A evolução do e-commerce no Brasil

Vale analisar o quanto o e-commerce foi expandindo nos últimos anos, veja só:

  • R$ 22,5 bilhões foi o faturamento anual do setor, no país, em 2012;
  • no ano seguinte, registrou-se um aumento de 24% em relação à 2012, com R$ 28 bilhões de faturamento.

Em 2017, mais um recorde: faturamento de R$ 43 bilhões, — um aumento de 7,5% em relação ao ano de 2016. Essa crescente, então, faz amimar os empreendedores comerciais e industriais, que podem investir em soluções práticas, ágeis e, que estão de acordo com os hábitos de consumo do brasileiro.

Projeções para 2018

O momento é de expansão, ainda: para 2018, a ABComm tem previsto um crescimento de 15%, o que daria um faturamento de mais de R$ 69 bilhões para o setor de e-commerce no Brasil.

Vale destacar que, com isso, não apenas os gestores de e-commerces faturam alto. A logística também é um mercado que deve lucrar alto com o aumento de pedidos. Isso significa que existem oportunidades para quem consegue desenvolver efeitos focados nesse mercado.

As tendências de uso para o e-commerce

Abaixo, reunimos algumas tendências tecnológicas que têm proporcionado uma projeção ainda mais otimista para o e-commerce brasileiro. São elas:

  • Tecnologia mobile: as pessoas estão usando os smartphones para acessar a internet. Cada vez mais! Assim, é fundamental que você pense em um modelo de e-commerce adaptável a esse tipo de tecnologia, caso pense em investir no setor;
  • Inteligência artificial: bastante usada para o atendimento ao cliente por meio de bots, a tecnologia tem contribuído para tornar o serviço digital mais ágil, personalizado e otimizado;
  • Forma de pagamento: flexibilidade, versatilidade e condições especiais. O comércio eletrônico tem menos custos e, por isso, pode aproveitar para oferecer atrativos diversos ao seu público-alvo;
  • Fidelização: a experiência do cliente vale ouro — para o mercado físico ou digital. Por isso, descubra como você pode sempre criar um atrativo diferente à experiência do seu consumidor e, assim, fidelizá-lo.

E então, deu para entender o sucesso do e-commerce e como se aproveitar dessa crescente demanda mercadológica? Agora, para ampliar o seu conhecimento a respeito do assunto, conheça também o que é o inbound commerce e os seus benefícios!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Saiba-como-vender-mais-através-das-mídias-sociais-e-não-ter-apenas-seguidores

Saiba como vender mais através das mídias sociais e não ter apenas seguidores

Ter seguidores, nas mídias sociais, é bom — mas vender mais por meio delas é ainda melhor! Confira nossas dicas de como vender mais nas redes!

Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...
Tendências-de-Marketing-Industrial-em-2018-6-principais-vantagens-para-a-sua-empresa

Tendências de Marketing Industrial em 2018

Quer manter a sua indústria atualizada a respeito das principais tendências do setor? Aqui você fica por dentro delas e aprende como aplicá-las!

5-dicas-para-sua-marca-se-destacar

Dicas para sua marca se destacar

Destacar a marca no mercado é algo essencial para atrair novos clientes e garantir a fidelização dos antigos, certo? Por isso, um dos grandes desafios para o marketing das empresas é encontrar formas de aumentar a relevância da sua marca frente aos clientes e...
Saiba-como-alavancar-vendas-com-o-seu-site-institucional!

Saiba como aumentar as vendas com o seu site institucional!

Atualmente, as marcas se relacionam cada vez mais com as empresas capazes de atender às suas demandas. E, por conta da popularização da internet, muitos relacionamentos começam com uma simples pesquisa on-line, sabia? Inclusive, não é de hoje que a Era Digital se...
A-importância-de-criar-um-blog-para-negócios

A importância de criar um blog para negócios

O blog se transformou em um cartão de visitas tão poderoso quanto o seu próprio site. Quer saber por quais motivos e como criar um blog? Confira aqui!

Estratégias-de-marketing-digital-para-empresas-automobilísticas

Estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas

Neste post vamos explorar a eficácia das estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas — e apontar ótimas ações para atrair e reter clientes!

importância do marketing digital em momentos de crise

Saiba a importância do marketing digital em momentos de crise

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) gerou inúmeros impactos negativos na economia do país. Além disso, estima-se que os efeitos no âmbito econômico perdurem, ao menos, por mais alguns meses. Em situações emblemáticas e de recessão, muitos...
Como-aumentar-as-vendas-com-uma-apresentação-institucional

Como aumentar as vendas com uma apresentação institucional

É inegável, hoje em dia, a importância em ter um logotipo influente, presença digital nas redes sociais e um site responsivo. No entanto, evite deixar que isso tudo ofusque o quanto uma boa apresentação institucional pode ensinar você sobre como aumentar as vendas....

3 dicas para melhorar a gestão da sua indústria.

Para melhorar sua empresa e alcançar resultados, é preciso uma boa gestão empresarial e uma série de realizações e táticas para evitar falhas e corrigir erros.  Desta forma, é levado por meio de processos que envolvem, administração de recursos, gestão de pessoas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *